Autor Tópico: Cidade francesa economiza 1 milhão de euros ao cortar pacote Office  (Lida 6998 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Isto é uma atitude positiva do Poder Executivo que realmente se preocupa com os gastos públicos em softwares...

Citar
A cidade de Toulouse, no sul da França, conseguiu comprovar com números por que a adoção de plataformas livres pode ser uma boa medida para a administração pública.

Desde 2010, quando o profissional de sistemas Pierre Cohen assumiu a prefeitura, já foram economizados € 1 milhão graças à substituição do pago pelo gratuito. A intenção principal era acabar com o uso do pacote Office, da Microsoft, trocando-o pelo LibreOffice.

Isso começou a ser feito em 2012, segundo Erwane Monthubert, que ajudou a gestão Cohen na missão. "Licenças de software custavam, a cada três anos, € 1,8 milhão a Toulouse", disse ao Estadão. "A migração (que envolveu treinamento) custou € 800 mil."

Tanto páginas da internet quanto serviços e aplicativos passaram a contar com softwares ou arquiteturas de linguagem "Lamp" (Linux, Apache, MySQL e PHP).

FONTE: Olhar Digital
« Última modificação: 28 de Julho de 2014, 19:23 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Cidade francesa economiza 1 milhão de euros ao cortar pacote Office
« Resposta #1 Online: 29 de Julho de 2014, 10:25 »
Isto é uma atitude positiva do Poder Executivo que realmente se preocupa com os gastos públicos em softwares...
Bobagem, aqui na minha cidade já vi computadores da prefeitura usando Windows XP pirata, gastar para quê?

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Cidade francesa economiza 1 milhão de euros ao cortar pacote Office
« Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2014, 11:13 »
Isto é uma atitude positiva do Poder Executivo que realmente se preocupa com os gastos públicos em softwares...
Bobagem, aqui na minha cidade já vi computadores da prefeitura usando Windows XP pirata, gastar para quê?


Isto é o Brasil.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Cidade francesa economiza 1 milhão de euros ao cortar pacote Office
« Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2014, 11:15 »
Isto é uma atitude positiva do Poder Executivo que realmente se preocupa com os gastos públicos em softwares...
Bobagem, aqui na minha cidade já vi computadores da prefeitura usando Windows XP pirata, gastar para quê?

Companheiro,

Esse seu post não só é anti-ético e ilegal, ao defender a pirataria, como também é contra às Regras daqui do Fórum Ubuntu.

Outra coisa, qual seria o gasto da prefeitura ao trocar o Windows XP por uma distro Linux, haja vista estas serem gratuitas?

Só peço aos moderadores e admins para que por favor não fechem o tópico devido a este post, que a meu ver em nada se relaciona com o que o autor do tópico está querendo abordar.

Abraço e fiquem com Deus.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Cidade francesa economiza 1 milhão de euros ao cortar pacote Office
« Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2014, 12:09 »
Isto é uma atitude positiva do Poder Executivo que realmente se preocupa com os gastos públicos em softwares...
Bobagem, aqui na minha cidade já vi computadores da prefeitura usando Windows XP pirata, gastar para quê?

Concordo. Não tem nada mais nocivo pra Microsoft do que governos e suas secretarias usando Windows pirata. É quase um contra-ataque, se formos analisar melhor.  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Cidade francesa economiza 1 milhão de euros ao cortar pacote Office
« Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2014, 13:21 »
Isto é uma atitude positiva do Poder Executivo que realmente se preocupa com os gastos públicos em softwares...
Bobagem, aqui na minha cidade já vi computadores da prefeitura usando Windows XP pirata, gastar para quê?

Companheiro,

Esse seu post não só é anti-ético e ilegal, ao defender a pirataria, como também é contra às Regras daqui do Fórum Ubuntu.

Outra coisa, qual seria o gasto da prefeitura ao trocar o Windows XP por uma distro Linux, haja vista estas serem gratuitas?

Só peço aos moderadores e admins para que por favor não fechem o tópico devido a este post, que a meu ver em nada se relaciona com o que o autor do tópico está querendo abordar.

Abraço e fiquem com Deus.

hugoleal85, não sou advogado de ninguém e nem tenho procuração para defender ninguém, mas acredito que a postagem de MatheusWilder seja mais uma ironia do que uma afirmação/incitação à pirataria...  ;)
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Cidade francesa economiza 1 milhão de euros ao cortar pacote Office
« Resposta #6 Online: 30 de Julho de 2014, 17:44 »
hugoleal85, não sou advogado de ninguém e nem tenho procuração para defender ninguém, mas acredito que a postagem de MatheusWilder seja mais uma ironia do que uma afirmação/incitação à pirataria...  ;)

Tudo bem, companheiro.

Analisando melhor, acho que este pode ter sido mesmo o sentido da postagem do colega. Se foi realmente o caso, peço-lhe desculpas.

Abraço.
« Última modificação: 31 de Julho de 2014, 21:19 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Cidade francesa economiza 1 milhão de euros ao cortar pacote Office
« Resposta #7 Online: 02 de Agosto de 2014, 15:09 »
Companheiro,

Esse seu post não só é anti-ético e ilegal, ao defender a pirataria, como também é contra às Regras daqui do Fórum Ubuntu.

Outra coisa, qual seria o gasto da prefeitura ao trocar o Windows XP por uma distro Linux, haja vista estas serem gratuitas?

Só peço aos moderadores e admins para que por favor não fechem o tópico devido a este post, que a meu ver em nada se relaciona com o que o autor do tópico está querendo abordar.

Abraço e fiquem com Deus.

Olá, só tentei ser sarcástico, não incentivo o uso de software pirata nem concordo com nenhuma instituição governamental (ou mesmo usuário) que opta por software pirata.

Abraço.  :)

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Cidade francesa economiza 1 milhão de euros ao cortar pacote Office
« Resposta #8 Online: 03 de Agosto de 2014, 09:53 »
Olá, só tentei ser sarcástico, não incentivo o uso de software pirata nem concordo com nenhuma instituição governamental (ou mesmo usuário) que opta por software pirata.

Abraço.  :)

Ok, Matheus. Como disse no post anterior, foi uma falha minha na interpretação do seu último post, sendo assim peço-lhe desculpas.

Abraço.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline procopiogomes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Cidade francesa economiza 1 milhão de euros ao cortar pacote Office
« Resposta #9 Online: 12 de Agosto de 2014, 10:49 »
Piratarias a parte,
 adorei essa notícia, e desde que comecei a usar Ubuntu comecei a perceber que é possível sim, especialmente por parte do governo, usarem softwares confiáveis e eficientes sem pagar por isso (ou pagando treinamento que sai mais barato que licenciamento).
 Sei que aqui no Brasil o BB já usa linux e o Exército vem ampliando o uso também. Tem uma penca de empresa que usa, funcionam bem, logo é completamente possível o mesmo para o governo, se não dá certo, não é por causa do software.