Autor Tópico: O Unity é proprietário?  (Lida 5003 vezes)

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
O Unity é proprietário?
« Online: 27 de Julho de 2014, 12:30 »
Pessoal,

Confesso ter ficado chocado com algumas informações contidas nesta fonte:

http://meiobit.com/292951/ubuntu-one-o-fim-arquivos-deletados-apos-31-07-baixe-agora/

Ops... o colaborador Glauco, na própria parte de comentários da notícia já respondeu minha dúvida:

"3 - "...abandonar a interface Gnome clássica em prol da proprietária Unity..."
A própria Gnome Foundation abandonou a interface clássica na mesma época.
Apesar de ser desenvolvida pela Caninical a Unity não é proprietária, tem o código fonte aberto sobre a licensa GPL v3, e qualquer um pode ir lá criar seu próprio fork.
O lançamento do novo Gnome 3, na mesma época do lançamento do Unity também foi muito polêmico, sendo criados forks do Gnome "clássico" pela comunidade e que estão vivos até hoje como o Mate e o Cinnamon."

Que alívio!
« Última modificação: 27 de Julho de 2014, 12:46 por alevian »
Linux User 586375

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: O Unity é proprietário?
« Resposta #1 Online: 27 de Julho de 2014, 12:54 »
Nunca entendi esse medinho que algumas pessoas têm de softwares "proprietários". Eu não uso Unity, mas se usasse, não deixaria de usa-lo só por ser "proprietário".
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: O Unity é proprietário?
« Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2014, 13:48 »
Garfo,

Todos nós querendo ou não usamos software e especialmente hardware proprietário.

Particularmente, opto pelas melhores soluções em código aberto e livre.

Aliás, esse é um dos principais motivos para eu utilizar GNU / LINUX.

Do contrário, estaria com Apple ou Microsoft.

Quanto mais colaborativo e aberto for um sistema, para mim, melhor ele é. Ainda que vez ou outra tenha performance inferior.

Abraços.
Linux User 586375

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: O Unity é proprietário?
« Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2014, 14:42 »
Sinceramente, falando do mate e cinnamon, eu achava que nao iam muito longe com esses forks, ate cheguei a falar que nao ia dar em nada.

Mas olha que interessante http://ubuntu-mate.org/ eu baixei a iso e testei aqui, assim como instalei no ubuntu, muito gostoso voltar as raizes, fiquei muito tentado a usar essa versao como desk principal, pela leveza e simplicidade.

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: O Unity é proprietário?
« Resposta #4 Online: 27 de Julho de 2014, 16:21 »
Unity é proprietário onde?  :o

Veja: https://launchpad.net/unity

Você pode obter o código dele com:

Código: [Selecionar]
bzr branch lp:unity trunk
Ele é licenciado sob a GPL3 e LGPL3.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: O Unity é proprietário?
« Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2014, 16:24 »
Sinceramente, falando do mate e cinnamon, eu achava que nao iam muito longe com esses forks, ate cheguei a falar que nao ia dar em nada.

Mas olha que interessante http://ubuntu-mate.org/ eu baixei a iso e testei aqui, assim como instalei no ubuntu, muito gostoso voltar as raizes, fiquei muito tentado a usar essa versao como desk principal, pela leveza e simplicidade.


Caramba... rsrs, se tivesse o LTS dessa versão, provavelmente eu teria ido para ele ao invés do Xubuntu. Gostava muito do Gnome 2, e o Mate ia muito bem no Linux Mint.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

MatheusWillder

  • Visitante
Re: O Unity é proprietário?
« Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2014, 02:58 »
Com o tempo e alguns conselhos do pessoal daqui do fórum, aprendi a não levar a sério nada que o pessoal do MeioBit escreve sobre software livre, admiro muito a forma como alguns deles escrevem sobre determinados assuntos mas, quando partem para falar de software livre, eles são um pouco...

Deixa para lá. Notou o número de positivações que o comentário tem e mesmo assim não recebeu uma resposta ou mesmo uma correção do post por parte do autor?

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: O Unity é proprietário?
« Resposta #7 Online: 02 de Agosto de 2014, 09:47 »
Meu sonho é que mais softwares proprietários venham para o linux. Adoraria usar o office nativamente no meu Kubuntu 14.04

MatheusWillder

  • Visitante
Re: O Unity é proprietário?
« Resposta #8 Online: 02 de Agosto de 2014, 15:17 »
Meu sonho é que mais softwares proprietários venham para o linux. Adoraria usar o office nativamente no meu Kubuntu 14.04
Já eu sonho com jogos de grande porte sendo desenvolvidos para o Ubuntu, não é uma tarefa tão difícil e bastaria um maior número de usuários para as desenvolvedoras se interessar.