Autor Tópico: [Resolvido] Intalando o Kubuntu 14.04 em um notebook  (Lida 7733 vezes)

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
[Resolvido] Intalando o Kubuntu 14.04 em um notebook
« Online: 26 de Julho de 2014, 09:30 »
Estou com um problema muito estranho em um notebook.

Estou tentando instalar o Kubuntu 14.04 em um notebook lenovo G400s touch. A primeira instalação que fiz não deu nenhum problema. Removi o sistema que vinha de fábrica, reparticionei o disco (a tabela de partição é gpt). Posteriormente, precisei refazer o particionamento, porque o anterior não estava satisfazendo minhas necessidades.

Instalei o Kubuntu a partir de um HD USB, construído pelo Unetbootin. Quando vou iniciar o Kubuntu, aparece uma tela preta, que vou resumir, abaixo:

Código: [Selecionar]
"Gave up waiting for root device
ALERT! /dev/disk/<UUID do disco> does not exist. Drooping to a shell!

....

(initramfs)"

Buscando na Internet, adicionei a opção rootdelay= 150 no menu do grub, mas o problema não resolveu (só fez demorar mais a inicialização).

Achei que o problema era com a instalação via USB. Então gravei o Kubuntu em um DVD e refiz a instalação. O mesmo erro apareceu de novo.

Então eu pensei "talvez o problema seja a imagem de CD..." tornei a baixar o DVD, gravei e instalei e o erro persiste.

Imaginei então que o problema fosse na BIOS. Então acessei a mesma e, depois de algumas tentativas e erros, percebi que a configuração do SATA estava no modo AHCI. Só há duas opções: AHCI e "compatible". Escolhi "compatible" e reiniciei. Para minha surpresa, o sistema iniciou normalmente, mas nada de mouse e touchpad.

Voltei para AHCI e, no grub, removi então a opção quiet splash, de acordo com o que vi em outro site. Surgem muitas mensagens e nada do sistema iniciar.

Essas mensagens nunca param. Ficam se alternando entre "touchscreen... ELAN" e "USB mouse" .... "microframes"... não consegui registrar aqui, mas elas se alternam indicando algum problema na detecção do mouse e do touchscreen...

Acabaram as minhas opções... não sei o que fazer.

Podem ajudar-me?

PS.: Faltou dizer que instalei o Ubuntu 14.04 e Linux Mint para testes, e nenhum problema. Mas o que eu realmente quero instalar, é o Kubuntu...
« Última modificação: 26 de Julho de 2014, 14:31 por promurilo »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Intalando o Kubuntu 14.04 em um notebook
« Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2014, 11:02 »
Deixa te perguntar... vc fez todos esses testes instalando no HD externo, certo? Alguma vez vc tentou instalar no HD interno?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: Intalando o Kubuntu 14.04 em um notebook
« Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2014, 11:14 »
Eu não gosto de estragar DVDs para testar outras distros. Então eu crio uma imagem em uma partição do HD externo com um aplicativo chamado Unetbootin. O HD externo funciona como um livecd que eu uso para instalar no HD interno. Todos esses erros que eu mensionei antes foi tentando instalar no HD interno.

Achando que o problema era com o meu "live HD externo", tentei instalar de um live DVD, como eu disse acima. Sem sucesso algum.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Intalando o Kubuntu 14.04 em um notebook
« Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2014, 11:25 »
Hum-hum. Já fiz isso com pendrives, uso o "usb-creator-kde", que transporta a imagem do CD/DVD direto para o pendrive, só alterando o processo de boot. Vem junto com o Kubuntu, vale uma olhada.

Você chegou a tentar usar sua mídia de instalação, sem instalar o Kubuntu? Sempre é oferecida a opção "Usar sem instalar". Veja se consegue usar, assim.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: Intalando o Kubuntu 14.04 em um notebook
« Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2014, 11:31 »
Já tentei sim. Várias vezes, aliás...

Estou desconfiado que o problema é esse kernel novo, que vem com esse update do kubuntu. Só que eu não consigo usar o ambiente gráfico para instalar um Kernel mais antigo. Quando eu acesso o ambiente gráfico, nem mouse, nem teclado nem touch screen funcionam...
« Última modificação: 26 de Julho de 2014, 12:08 por promurilo »

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: Intalando o Kubuntu 14.04 em um notebook
« Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2014, 14:31 »
Consegui resolver o problema.

Tudo se devia a um erro na tabela de partição, eu acho. Originalmente o dispositivo vinha com uma tabela de partição GPT. Transformei em MBR, mas devo ter feito uma configuração errada da primeira vez. Tentei voltar novamente para GPT. Não deu certo. Então, eu instalei o GParted no "live HD externo" com o Kubuntu e criei uma nova tabela de partição (MBR) e instalei o Kubuntu. Problema resolvido.

Obrigado, zekkerj, pela ajuda.

PS.: Que isso fique de experiência para quem comprar esses novos notebooks. Eles vêm por padrão com um esquema de particionamento diferente do que nós leigos estamos acostumados (eu só conhecia MBR, aquele com 4 partições normais e as partições extendidas. Não conhecia o GPT). Tenham cuidado, para evitar muita dor de cabeça ao particionar o HD nesses sistemas.