Autor Tópico: [RESOLVIDO] Driver open-source e proprietário x uso da CPU E GPU  (Lida 1365 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Boa tarde!

Como funciona realmente essa questão dos drivers proprietários e open-source? Ouvi dizer (na verdade vi hehe) que se usar um driver open-source, vai forçar mais a CPU, porque ela vai ter que fazer o trabalho da GPU também, mas se usar o proprietário isso não acontece. Gostaria de saber certinho esse assunto pois gostaria de usar o driver open-source (acho que tem um melhor desempenho e parece que "combina" mais com o sistema (o plymouth funciona por exemplo, no caso de usar o driver non-free da NVIDIA isso não acontece, não sei quanto ao driver non-free da AMD)), mas não quero forçar minha CPU.

Abraços!
« Última modificação: 25 de Julho de 2014, 02:04 por Renan Rischiotto »

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Driver open-source e proprietário x uso da CPU E GPU
« Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2014, 18:07 »
Tenho um notebook com 4GB de Ram e APU AMD C-70/HD7290 com Xubuntu 14.04. Sinceramente, o desempenho dos dois drivers não me pareceu ter nenhuma diferença. Teria que fazer mais testes para afirmar 100% isso, mas com os dois drivers dá para assistir vídeo em 720p tranquilo, 1080p também vai mas é um pouco garrado. Além disso, o desempenho até foi um pouco superior ao Windows 8.1 com o driver devidamente instalado.

A minha bronca quanto ao desempenho no Linux é em relação ao Youtube, que no Windows funciona muito melhor. Mas isso é por causa do Flash e não do driver (tanto o proprietário quanto o open empatam aqui também). Devido à esse problema, eu até tive que instalar o smplayer para assistir os vídeos pelo player direto do sistema, que roda muito melhor em 720p.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Driver open-source e proprietário x uso da CPU E GPU
« Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2014, 18:59 »
Olá Anderson!

Citar
A minha bronca quanto ao desempenho no Linux é em relação ao Youtube, que no Windows funciona muito melhor. Mas isso é por causa do Flash e não do driver (tanto o proprietário quanto o open empatam aqui também). Devido à esse problema, eu até tive que instalar o smplayer para assistir os vídeos pelo player direto do sistema, que roda muito melhor em 720p.

Você já experimentou usar o Chrome? Ele possui o Flash atualizado.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Driver open-source e proprietário x uso da CPU E GPU
« Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2014, 21:42 »
Mesmo o Chrome com Flash 14 não tem desempenho igual ao do Windows. Aliás, o desempenho é só um pouco melhor do que no Firefox.


Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Driver open-source e proprietário x uso da CPU E GPU
« Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2014, 23:30 »
Se você está usando o driver opensource pra sua gpu, o processamento é feito na gpu. Mesmo que resolvesse usar o llvmpipe, seu comentário faz pouco sentido.