Autor Tópico: Virtualbox para instalar/testar Fedora 20 no Ubuntu  (Lida 1125 vezes)

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Virtualbox para instalar/testar Fedora 20 no Ubuntu
« Online: 23 de Julho de 2014, 05:20 »
Fala, galera, tudo certo? Não encontrei algo a respeito no fórum. Depois de instalar o Virtualbox (Mais recente) no Ubuntu 14.04 e iniciar a configuração de uma máquina virtual para comportar o Fedora 20 (Usando imagem ISO do HD ou no driver de CD/DVD) estranhamente, depois de eu escolher "Start Fedora 20" fica sempre uma tela preta e nada acontece, nem mesmo aquele ícone animado de um CDzinho fica indicando alguma leitura dos dados.

O que poderia ser este problema? Nenhuma mensagem de erro é apresentada e aparentemente não ocorre travamento, pois consigo mover o mouse dentro do ambiente de instalação do VirtualBox. Gostaria de testar o Fedora, pois acho que só com ele e distribuições derivadas, conseguirei usar os recursos da minha placa de vídeo NVidia FX5200 128MB, tão problemática no ambiente Ubuntu, cujo o suporte nem existe mais, infelizmente. Problemas com esta placa no Ubuntu são bem recorrentes e sem solução (Funcionava até uma certa versão do Kernel).

A única coisa que vem me incomodando no Ubuntu é isso, fontes e ícones sem a nitidez boa (Similar quando usamos um driver padrão de vídeo no Windows, e depois que instalamos o driver correto, tudo fica bem mais nítido e colorido).
« Última modificação: 23 de Julho de 2014, 05:26 por delhmc »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Virtualbox para instalar/testar Fedora 20 no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2014, 06:06 »
Olá

Como o virtualbox cria um "container" onde será instalado um sistema operacional convidado, sua pergunta seria melhor respondida no fórum do fedora, já que o Ubuntu  nada tem a ver com o problema.

Teste a integridade da imagem ISO do fedora chegando o md5sum.

Pode ser que tenha baixado uma ISO corrompida

Quanto a sua placa de vídeo, se tem problemas no ubuntu irá ter no fedora.

Lembrando que o virtualbox utiliza drivers de vídeo próprios, não sendo possível configurar como você pretende.

[]'s
« Última modificação: 23 de Julho de 2014, 06:09 por Tota »

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Virtualbox para instalar/testar Fedora 20 no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2014, 13:04 »
Mestre Tota,

Do alto de minha ignorância, cabe uma ponderação em relação à colocação feita sobre a placa de vídeo.

Recentemente, tive uma placa de vídeo (GeForce 6150, com nvidia304) reconhecida automaticamente pelo Mageia 4, mas que tive que alterar "meio que na mão" no Ubuntu. Antes de descobrir a causa do problema, penei bastante pra fazer o sistema funcionar!

Nunca instalei Fedora, mas penso que pode ocorrer de uma ou outra distribuição ter procedimentos mais ou menos automatizados para determinadas "situações".

Veja que o próprio Ubuntu reconheceu automaticamente aquele meu modem D-Link DWM-157, na versão 14.04, conforme sua própria sugestão, coisa que nas versões anteriores não ocorria e que ainda não ocorre em muitas distros. A Trusty Tahr opera com versão mais atualizada do usb_modeswitch , como você bem colocou, na ocasião.

Abraços e sorte também ao colega.
Linux User 586375

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Virtualbox para instalar/testar Fedora 20 no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2014, 15:56 »
Então Tota, sobre placa de vídeo vi gente dizendo que conseguiu resolver problemas de placas NVidia numa distribuição RTM... LTS e RTM são o cerne de um S.O. Linux, se eu não tiver equivocado, rs (Estou vindo do Windows, que uso há 18 anos, tenho pouca experiência em Linux, apesar de ter conhecido/mexido inicialmente lá em 1998 + ou -, hehe). Imagino que exista um tratamento distinto de alguns drivers em alguma ocasião. Ok, irei testar a integridade da ISO e acionar o fórum do Fedora. Você tem razão, realmente pode não ter relação com o Ubuntu devido ao mecanismo de container proposto. Para me esquivar de problemas de desempenho, optei por instalar o Mate Desktop como interface gráfica e estou me surpreendendo pela fluidez, pois não está usando recurso 3D (Algo que, com o drive atual da placa de vídeo, não é possível exigir da placa NVidia Fx5200). O desempenho está bem superior ao Windows 7, também instalado no meu pc.

A surpresa desagradável veio com o Cinnamon. Instalei, mas ele trava a toda hora, mal consigo entrar em opções de configuração que ele congela o sistema. Imagino que o travamento também tenha relação com efeitos gráficos da interface os quais a placa (Com o drive padrão atual) não aguenta o tranco, uma pena... Valeu gente! abs
« Última modificação: 23 de Julho de 2014, 16:00 por delhmc »