Autor Tópico: Trava /var/lib/dpkg/lock - open (11: Recurso temporariamente indisponível)  (Lida 11996 vezes)

Offline erp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Erro no dkpg:

Recebo a seguinte mensagem:

Citar
E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock - open (11: Recurso temporariamente indisponível)
E: Não foi possível obter acesso exclusivo ao directório de administração (/var/lib/dpkg/), outro processo está a utilizá-lo?

Como posso resolver esse problema? Usei o comando sudo para iniciar o procedimento.




Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Trava /var/lib/dpkg/lock - open (11: Recurso temporariamente indisponível)
« Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2014, 07:26 »
Erro no dkpg:

Recebo a seguinte mensagem:

Citar
E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock - open (11: Recurso temporariamente indisponível)
E: Não foi possível obter acesso exclusivo ao directório de administração (/var/lib/dpkg/), outro processo está a utilizá-lo?

Como posso resolver esse problema? Usei o comando sudo para iniciar o procedimento.

Deixe apenas uma opção de utilização do sudo ativa por vez. Ou seja, apenas o terminal executando o comando, ou apenas a central de programas do Ubuntu, ou apenas o Synaptic...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline lucas 94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Trava /var/lib/dpkg/lock - open (11: Recurso temporariamente indisponível)
« Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2014, 11:41 »
Olá amigo!

Tente reiniciar a maquine e instalar o programa logo em seguida, se isso falhar faço o que esta abaixo

é um texto que encontrei na Internet a um tempo e salvei, não sei de quem é o texto"mil perdões ao autor"
-acho que são desse site, mas não tenho certeza."http://eldermf.wordpress.com/"

setembro 3, 2010
Sempre que utilizamos o instalador de programas, seja ele o Synaptic, dpkg ou o apt-get, podemos encontrar alguns problemas, como a frase típica (ou similar a esta):
E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock – open (11: Recurso
temporariamente indisponível)
E: Impossível travar o diretório de administração (/var/lib/dpkg/), está
em uso por outro processo?
Calma, não se desespere ainda! Existe solução para tal…
Isso pode acontecer por diversas razões: a energia pode ter caído no momento que estavas a atualizar o sistema e, ao reiniciar a máquina e utilizar o apt novamente, certamente encontrarias esta mensagem.
Um outro motivo pode ser que estejas utilizando o Synaptic e, em linha de comando, desejas instalar algum outro programa. O linux não faz isso ao mesmo tempo. Aí, neste caso, a solução é mais simples: você deve fechar a janela do Synaptic (desde que não a estejas utilizando, claro).
Um caso que aconteceu comigo foi o seguinte. A mensagem veio porque ao instalar o programa wine, o Synaptic veio a querer instalar também, como dependência, o ttf-mscorefonts-installer, que nada mais é que um script de instalação de uma fonte true type. Ou seja, ele se executa pingando em diversas ip’s, para baixar e instalar a fonte específica. Aí deu problema, pois aqui, neste sistema, a internet é aberta somente para as ip’s do repositório oficial do Ubuntu e, então, o programa ficou em loop, sem conseguir acessar a respectiva ip.
Daí tive que dar o famoso “Control+C” para interromper o processo e, como conseqüência, veio a mensagem acima.
Como eu resolvi?
Primeiro o comando:
$ sudo dpkg –configure -a
que, neste caso, não funcionou, continuando a mensagem. Daí eu fiz, em seqüência:
$ sudo rm -f /var/lib/dpkg/lock
$ sudo rm -drf /var/lib/dpkg/updates/
$ sudo aptitude -f clean
$ sudo aptitude -f update
$ sudo aptitude -f install
$ sudo apt-get autoremove
Depois de todos estes comandos é que o sistema voltou a funcionar normalmente. Só tive que recriar a pasta /var/lib/dpkg/updates para que o sudo aptitude update voltasse a funcionar normalmente.
Espero que estas dicas ajudem a vocês também.
« Última modificação: 26 de Julho de 2014, 11:46 por lucas 94 »

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Trava /var/lib/dpkg/lock - open (11: Recurso temporariamente indisponível)
« Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2014, 16:07 »
Isso acontece por que algum outro software esta usando o dpkg. No RHEL tenho esse problema direto com o YUM, pra resolver geralmente eu vejo quem esta usando com o comando:

Código: [Selecionar]
ps aux | grep dpkg
E depois mato os processos dando um:

Código: [Selecionar]
kill -9 "numero dos pids que apareceram o no comando anterior"
Ubuntu Linux 10.10