Autor Tópico: Servidor KVM com Bridge  (Lida 6402 vezes)

Offline peluque86

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Servidor KVM com Bridge
« Online: 13 de Julho de 2014, 14:44 »
Olá a todos!
Estou fazendo testes em um server com Ubuntu 14.04 (modo grafico Unity) e instalei o KVM para virtualização de apenas 1 maquina virtual... um Ubuntu Server com Samba para compartilhamento de arquivos, apenas isso...  Instalei a VM e criei a bridge Br0 apontando para o interface Eth0

O Ubuntu compartilha os arquivos legal, porém quando o uso é excessivo fica tudo lento, deu um ping no PC 10.0.0.254 (VM do Ubuntu server) e o ping fica em média 3000ms e quando reinicio a VM ele volta a ficar 0.01ms leva mais ou menos 10 minutos para que a rede fique lenta novamente...

Fiz o teste e no momento da lentidão entrei no /etc/network/interfaces e removi as configurações do Bridge, assim que reinicio o serviço Networking ele volta ao normal o ping, testei também via modo gráfico, criei a bridge pelo virt-manager e o mesmo ocorre...

Outra duvida é a respeito do Network-Manager do Ubuntu (Versão que estou usando com o KVM é a 14.04 com Unity). Eu crio a brigde pelo virt-manager e quando reinicio o Network-Manager indica que não tem nenhum cabo conectado, mais navega normalmente tanto no Host como na VM, gostaria que o Network-Manager mostrasse minhas conexões lá ou a Eth0 ou Br0, tanto faz pois ambas são a mesma coisa

Gostaria de saber se alguém passou por esses problemas e como resolver!
Obrigado pessoal!

PS: sei que o ambiente gráfico não seria o mais recomendado para o KVM mais ja tentei com o Debian 7.5 modo texto apenas e tive os mesmos problemas, ai resolvi testar de outras maneiras
Thiago Peluque

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor KVM com Bridge
« Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2014, 17:26 »
Tente identificar que tipo de tráfego está passando pela bridge na hora em que a rede fica lenta. Se vc tem o ambiente gráfico instalado, o WireShark deve te ajudar nisso.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline peluque86

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Servidor KVM com Bridge
« Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2014, 17:30 »
Na verdade fiz testes pequenos nem mesmo precisei do Wireshark...

tentei transferir mais ou menos uns 100mb de arquivos DOC, XLS, etc... nada de outro mundo... ficou lento
Justamente pra fazer a rede trabalhar... ficou lento...
Thiago Peluque

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor KVM com Bridge
« Resposta #3 Online: 13 de Julho de 2014, 17:43 »
Na verdade eu tenho uma teoria, e preciso que você faça o teste do WireShark. Acredito que você tem um loop de comutação, e por causa disso está sofrendo uma tempesta de broadcasts.

O WireShark poderá comprovar isso, se você fizer o teste que eu sugeri.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline peluque86

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Servidor KVM com Bridge
« Resposta #4 Online: 13 de Julho de 2014, 17:46 »
com certeza farei o teste sim...
assim que fizer posto o log aqui mesmo? quer que mande em algum email??
Thiago Peluque

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor KVM com Bridge
« Resposta #5 Online: 13 de Julho de 2014, 18:34 »
Sempre aqui. Procure observar a quantidade de pacotes de broadcasts na rede, comparada com a quantidade de pacotes unicast.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline peluque86

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Servidor KVM com Bridge
« Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2014, 12:34 »
Olá zekkerj
Acredito que resolvi... problema na configuração das Bridges mesmo no /etc/network/interfaces...

Subi duas interfaces de rede e pra cada uma tem uma bridge (Br0 e Br1)...
Estou usando um Endian Firewall numa VM e compartilhando a net... está firmeza demais... nada de lentidão na rede

segue meu arquivo interfaces

Código: [Selecionar]
auto br0 eth0
iface br0 inet static
     address 10.0.0.254
     netmask 255.255.255.0
     gateway 10.0.0.250
     bridge_ports eth0
     bridge_stp on
     bridge_fd 0

auto br1 eth1
iface br1 inet dhcp
     bridge_ports eth1
     bridge_stp on
     brisge_fd 0

Nesse caso atribui o IP 10.0.0.254 pro meu server do KVM na interface Br0
o gateway 10.0.0.250 é um router que uso aqui pra distribuir internet, como esse server é um teste apenas usei ele como Interface WAN

No caso da interface Br1 deixei como DHCP pois é a placa que recebo internet no Endian (Interface Vermelha)

Ai foi só colocar uma range diferente no Endian (10.1.1.1) e funcionou bem... agora na verdade fiquei com minha rede 10.0.0.x distribuida pelo router TP-Link e uma outra 10.1.1.x que sai do meu Endian Firewall... funcionando em paralelo sem problemas de conexão e lentidão

Não sei se fui bem claro na solução porém funcionou pra mim, mais estou disposto a ajudar quem mais encontrar problemas como esse assim aprendo mais com vocês...

Obrigado pela força pessoal
Thiago Peluque

Offline peluque86

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Servidor KVM com Bridge
« Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2014, 12:41 »
Olá zekkerj
Acredito que resolvi... problema na configuração das Bridges mesmo no /etc/network/interfaces...

Subi duas interfaces de rede e pra cada uma tem uma bridge (Br0 e Br1)...
Estou usando um Endian Firewall numa VM e compartilhando a net... está firmeza demais... nada de lentidão na rede

segue meu arquivo interfaces

Código: [Selecionar]
auto br0 eth0
iface br0 inet static
     address 10.0.0.254
     netmask 255.255.255.0
     gateway 10.0.0.250
     bridge_ports eth0
     bridge_stp on
     bridge_fd 0

auto br1 eth1
iface br1 inet dhcp
     bridge_ports eth1
     bridge_stp on
     brisge_fd 0

Nesse caso atribui o IP 10.0.0.254 pro meu server do KVM na interface Br0
o gateway 10.0.0.250 é um router que uso aqui pra distribuir internet, como esse server é um teste apenas usei ele como Interface WAN

No caso da interface Br1 deixei como DHCP pois é a placa que recebo internet no Endian (Interface Vermelha)

Ai foi só colocar uma range diferente no Endian (10.1.1.1) e funcionou bem... agora na verdade fiquei com minha rede 10.0.0.x distribuida pelo router TP-Link e uma outra 10.1.1.x que sai do meu Endian Firewall... funcionando em paralelo sem problemas de conexão e lentidão

Não sei se fui bem claro na solução porém funcionou pra mim, mais estou disposto a ajudar quem mais encontrar problemas como esse assim aprendo mais com vocês...

Obrigado pela força pessoal

Porém fiquei na duvida porque meu Ping está a 1.50ms ao invés de 0.01ms por exemplo, sendo que estou coonectado direto no server, nem usando wireless nada
Thiago Peluque

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor KVM com Bridge
« Resposta #8 Online: 14 de Julho de 2014, 13:39 »
Esse tempo de ping vc mediu em que situação? Pq se for por exemplo pra atravessar uma ou duas bridges, isso vai depender muito de software, então pode ser que seu processador esteja abrindo o bico. Até pq essa máquina também é hospedeiro de máquinas virtuais, não?

Tente gerar um padrão de tráfego passando pelas bridges, e veja se você tem um incremento proporcional no consumo de CPU do servidor.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline peluque86

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Servidor KVM com Bridge
« Resposta #9 Online: 14 de Julho de 2014, 23:13 »
Fiz mais alguns testes e a navegação em si funciona... fiz um teste de velocidade pelo site velocidade.ctbc.com.br e obtive algumas coisas estranhas, como o ponteiro do velocimetro indo pro 20Mb depois pro 30Mb e morrendo nos meus 4Mb de internet... até aí tudo bem...

Coloquei pra baixar um link HTTP mesmo, peguei uma ISO do Ubuntu-Mate.net e percebi que ele baixa oscilando, hora vai pra 200Kb de download e ja sobe pra 900Kb, 1024Kb e cai novamente pra 100Kb, fica assim o tempo todo... sendo que não deveria passar dos 450Kb (internet de 4Mb ADSL)

No próprio KVM temos a opção de verificar a performance da VM e quando estou fazendo download, no gráfico de rede, o valor de UP fica o mesmo do DOWN.... como se estivesse fazendo um Upload.

Fiz o teste em meu Link direto e o download do Ubuntu-Mate fica exatamente em 420Kb, voltei pro pro servidor Endian que subi no KVM e ele fica nos 210Kb exatamente a metada do real... No gráfico do KVM fica 210Kb pra Down e 210Kb pra Up, oscilando também as vezes o Down é maior, hora o Up é maior

Será que é configuração ou problema de Hardware mesmo??? já esgotei minhas tentativas...
« Última modificação: 15 de Julho de 2014, 13:11 por peluque86 »
Thiago Peluque

Offline peluque86

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Servidor KVM com Bridge
« Resposta #10 Online: 15 de Julho de 2014, 13:23 »
Fiz mais alguns testes e a navegação em si funciona... fiz um teste de velocidade pelo site velocidade.ctbc.com.br e obtive algumas coisas estranhas, como o ponteiro do velocimetro indo pro 20Mb depois pro 30Mb e morrendo nos meus 4Mb de internet... até aí tudo bem...

Coloquei pra baixar um link HTTP mesmo, peguei uma ISO do Ubuntu-Mate.net e percebi que ele baixa oscilando, hora vai pra 200Kb de download e ja sobe pra 900Kb, 1024Kb e cai novamente pra 100Kb, fica assim o tempo todo... sendo que não deveria passar dos 450Kb (internet de 4Mb ADSL)

No próprio KVM temos a opção de verificar a performance da VM e quando estou fazendo download, no gráfico de rede, o valor de UP fica o mesmo do DOWN.... como se estivesse fazendo um Upload.

Fiz o teste em meu Link direto e o download do Ubuntu-Mate fica exatamente em 420Kb, voltei pro pro servidor Endian que subi no KVM e ele fica nos 210Kb exatamente a metada do real... No gráfico do KVM fica 210Kb pra Down e 210Kb pra Up, oscilando também as vezes o Down é maior, hora o Up é maior

Será que é configuração ou problema de Hardware mesmo??? já esgotei minhas tentativas...

Hoje no almoço troquei a placa de rede e o problema continua... até pior agora  >:(
Coloquei pra fazer um Download do Ubuntu Server, até então navegando normalmente e de repente o ping foi lá no alto...

Liguei assim:

TP-Link ---> placa WAN (VM Endian Firewall) e da placa LAN (VM Endian Firewall) ---> Notebook
Liguei direto no meu Notebook........ da LAN do server virtualizado pro meu Notebook...

Imagem ping Alto


Imagem gráfico KVM no Download - DOWN e UP iguais
« Última modificação: 15 de Julho de 2014, 13:40 por peluque86 »
Thiago Peluque