Autor Tópico: Como configurar o wine para rodar jogos? [Resolvido]  (Lida 14534 vezes)

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Como configurar o wine para rodar jogos? [Resolvido]
« Online: 13 de Julho de 2014, 13:14 »
Galera instalei o Medal of Honor 2010 pelo wine, funcionou corretamente, mas o jogo ficou meio lento, com a configuração toda baixa, como se tivesse instalado no windows sem o driver de video.

Gostaria de saber se é preciso instalar os driver de video no ambiente wine, ou é preciso fazer alguma configuração no wine para o jogo rodar "macio"?

A configuração do meu note é intel i3, 4GB de mem. ram, placa de video onboard da intel. Será que deve ser meu sistema mesmo que não guenta?
« Última modificação: 13 de Julho de 2014, 23:22 por juarezfranco »
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline Delmon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Como configurar o wine?
« Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2014, 15:17 »
Eu não posso te dizer com certeza o que deve ser feito, mas pelo que eu vi do jogo, é necessário uma gpu offboard até para jogar no windows numa qualidade que possa beirar o máximo  de experiência que o game possa oferecer. Em sua maioria, o wine não consegue rodar todos os programas com a mesma qualidade que no windows (até daria, mas teoricamente, para compensar a perda de recursos no trabalho de ler uma biblioteca de outro so para converter para uma nativa, seria necessário uma máquina mais "robusta". Se eu tiver falando besteira, podem me corrigir). Alguns jogos em 3d que eu rodo no wine pegam até melhor que alguns em 2d, então acredito que isso tenha haver também com o suporte. O modelo de placa de vídeo também conta, visto que a nvídia tem saído na frente das outras empresas no suporte ao linux ( em vídeos e fóruns pela internet eu tenho constatado isso), mas creio que com o tempo isso irá mudar. De qualquer maneira, neste site aqui vc pode ver alguns fps que o wine possui suporte: https://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=category&iId=16&sAction=view&sTitle=Browse+Applications. Segundo este site vc deveria instalar D3DX9, vcrun2005, vcrun2008 e mudar DxVersion=auto para DxVersion=9 (https://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=20570).
« Última modificação: 13 de Julho de 2014, 15:31 por Delmon »

Offline risislunit

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
    • Ver perfil
Re: Como configurar o wine?
« Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2014, 17:41 »
Experimente instalar o physx


Código: [Selecionar]
winetricks physx

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Como configurar o wine?
« Resposta #3 Online: 13 de Julho de 2014, 23:18 »
Vlw galera. Estive pesquisando. Mas meu problema vai ser a falta de uma placa de video mais potente. Eu já havia instalado o DirectX 9 e em relação ao physcx , acho que é somente para placa de videos NVIDIA. Em fim. Se eu deixar com qualidade de gráficos low o jogo funciona de boa. Mt bom o jogo e mt fácil instalar com o wine
« Última modificação: 13 de Julho de 2014, 23:21 por juarezfranco »
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Como configurar o wine?
« Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2014, 00:43 »
Vlw galera. Estive pesquisando. Mas meu problema vai ser a falta de uma placa de video mais potente. Eu já havia instalado o DirectX 9 e em relação ao physcx , acho que é somente para placa de videos NVIDIA. Em fim. Se eu deixar com qualidade de gráficos low o jogo funciona de boa. Mt bom o jogo e mt fácil instalar com o wine

Aprendi muitas coisas que tornam o Wine mais compatível, não mais rápido. Já pensei em compilar tudo em um post em meu blog (pois lá tenho mais liberdade que no fórum) mas falta um pouco de coragem, o blog está abandonado (mas um post eventualmente é útil para alguém que chega pelo Google).

Quando ao Physx, ele é uma tecnologia proprietária da Nvidia, mas pode ser usado em qualquer computador com qualquer placa de vídeo, offboard ou não. É uma tecnologia que reproduz efeitos de física realista mas como o jogo rodou sem você instalar o Physx acho que não vai dar em nada.
« Última modificação: 24 de Julho de 2014, 00:45 por MatheusWillder »

Offline Nosferatu Arucard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Como configurar o wine para rodar jogos? [Resolvido]
« Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2014, 08:37 »
Com jogos graficamente exigentes, é necessário instalar uma versão modificada do Wine com suporte a multi-threading gráfico (CSMT) ou doutra forma a jogabilidade arrasta-se.
O PlayonLinux já contêm versões com CSMT activo (o último é o 1.7.24-CS-0.9.1, que é a versão 0.9.1 do CSMT sobre o Wine 1.7.24), mas depois de instalar o jogo terá que abrir o Editor de Registro (abra o prefixo correcto em Configurações) e terá que criar a chave HKCU/Software/Wine/Direct3D com CSMT=enabled.

Com isso jogo que usam o Direct 3D e o OpenGL podem usar múltiplas threads da CPU e da GPU em vez do processo single thread padrão.  :)

 Por experiência minha, o Wolfenstein New Order funciona com o dobro do frame-rate com o CSMT activo que ao contrário, mesmo sendo um jogo OpenGL (mas com uns pózinhos de Direct 3D 11 durante a inicialização).
 O verdadeiro problema é que mesmo com uma GT 440 o jogo já bem pesado, mas somente com o meu novo computador equipado com um Core i7 com a mesma GT 440 o jogo corre razoavelmente no Custom Medium.

Para jogos como o Rome 2 Total War, o modo CSMT torna a jogabilidade tão fluida como no Windows!  :o

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Como configurar o wine para rodar jogos? [Resolvido]
« Resposta #6 Online: 20 de Agosto de 2014, 14:11 »
Vlw
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Como configurar o wine para rodar jogos? [Resolvido]
« Resposta #7 Online: 20 de Agosto de 2014, 21:25 »
Com jogos graficamente exigentes, é necessário instalar uma versão modificada do Wine com suporte a multi-threading gráfico (CSMT) ou doutra forma a jogabilidade arrasta-se.
O PlayonLinux já contêm versões com CSMT activo (o último é o 1.7.24-CS-0.9.1, que é a versão 0.9.1 do CSMT sobre o Wine 1.7.24), mas depois de instalar o jogo terá que abrir o Editor de Registro (abra o prefixo correcto em Configurações) e terá que criar a chave HKCU/Software/Wine/Direct3D com CSMT=enabled.

Com isso jogo que usam o Direct 3D e o OpenGL podem usar múltiplas threads da CPU e da GPU em vez do processo single thread padrão.  :)
[...]

Eu não sabia disso  :o

Estou usando o Windows apenas porque o Grand Theft Auto IV rodou porcamente via Wine, mesmo usando o LXDE.

Bateu uma vontade de instalar o Ubuntu novamente só para testar, obrigado por compartilhar isso com a gente!

Offline voltairers

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: Como configurar o wine para rodar jogos? [Resolvido]
« Resposta #8 Online: 25 de Agosto de 2014, 16:48 »
O  jogo league of legends em wine 1.7.19 roda 100% porém no windows rodava a 220 de fps no máximo, e agora no xubuntu 14.04 está a 71 com grafico um pouco abaixo do máximo... não tem como melhorar?
i3 3240 3.4ghz, placa de video gtx 550 ti

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Como configurar o wine para rodar jogos? [Resolvido]
« Resposta #9 Online: 28 de Agosto de 2014, 17:02 »
O  jogo league of legends em wine 1.7.19 roda 100% porém no windows rodava a 220 de fps no máximo, e agora no xubuntu 14.04 está a 71 com grafico um pouco abaixo do máximo... não tem como melhorar?
i3 3240 3.4ghz, placa de video gtx 550 ti

Infelizmente o Wine é isso, o desempenho algumas vezes chega a ser praticamente igual ao Windows, outras fica como você relatou, ou até nem roda. Se você leu as mensagens anteriores, descobriria isso e também poderia tentar a dica acima do amigo Nosferatu Arucard.

Bons testes ai no Wine e boa sorte!

Offline voltairers

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: Como configurar o wine para rodar jogos? [Resolvido]
« Resposta #10 Online: 29 de Agosto de 2014, 18:36 »
HKCU/Software/Wine/Direct3D com CSMT=enabled como faço isso?

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Como configurar o wine para rodar jogos? [Resolvido]
« Resposta #11 Online: 29 de Agosto de 2014, 20:18 »
HKCU/Software/Wine/Direct3D com CSMT=enabled como faço isso?

Se você entende um pouco de inglês, veja aqui o mesmo método mas fazendo outra modificação, basta seguir os passos e criar o CSMT ao invés do que é indicado. Use o Google Tradutor se não entender inglês. Também estou me preparando para testar, depois posto aqui ou em um novo tópico o resultado.

Se você usa placa de vídeo integrada Intel, tente isso também.

Editado:

Melhorou um pouco o desempenho do Grand Theft Auto IV, deixou jogavel, o som está meio bugado, embora isso seja problema do Wine mesmo. Novamente obrigado ao Nosferatu Arucard pela dica.  :D
« Última modificação: 29 de Agosto de 2014, 22:48 por MatheusWillder »