Autor Tópico: Alterar tamanho da partição /tmp  (Lida 12439 vezes)

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Alterar tamanho da partição /tmp
« Resposta #15 Online: 01 de Agosto de 2014, 16:34 »
Olha só, não tem nenhuma partição "/tmp" aí, e sua partição raiz parece ter bastante espaço livre.
Que tal tentar uma operação, e colar o resultado aqui, pra gente ver a mensagem completa? De repente alguma coisa está escapando que possa nos ajudar a te ajudar.
Gente, pra mim está dando a mesma mensagem: "Não há espaço disponível no dispositivo" toda vez que tento instalar/atualizar pacotes/aplicativos (Ubuntu 14.04.1, Kernel: 3.13.0-32. Ambiente gráfico: Mate Desktop) dá uma série de erros. Usando o comando df -h aparece o seguinte:

Sist. Arq.      Tam. Usado Disp. Uso% Montado em
/dev/sdb7     19G    12G    5,8G  67% /
none            4,0K    0        4,0K   0% /sys/fs/cgroup
udev            999M   4,0K   999M   1% /dev
tmpfs           202M   1,3M  201M   1% /run
none            5,0M    0        5,0M   0% /run/lock
none           1008M            24M  985M   3% /run/shm
none            100M   52K  100M   1% /run/user
/dev/sdc1    466G  465G  890M 100% /media/daniel/Del - HD Externa

Apenas o HD externo que está cheio (Quase 1GB disponível), mas não tem relação direta com arquivos dos sistema. Neste HD não tem nenhuma instalação, apenas arquivos de backup. Alguém pode me ajudar?

Tá fogo, se o problema persistir vou ter de instalar tudo de novo :S Usei o BleachBit (Que inclusive recentemente de forma estranha está demorando demais para vasculhar lixo no disco), mas não resolve. A partição do Ubuntu tem 6GB disponíveis, não falta espaço...

Usei também os comandos:
sudo rm -rf /tmp/*
sudo apt-get autoremove
sudo apt-get clean
sudo apt-get autoclean

Até consigo seguir mais adiante ao instalar novos aplicativos, porém mais pra frente ocorre o mesmo problema "Não há espaço disponível no dispositivo"... Help!!!

Ok zekkerj vou passar os detalhes ;) vlw!

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Alterar tamanho da partição /tmp
« Resposta #16 Online: 01 de Agosto de 2014, 16:43 »
Então zekkerj, eu tava tentando instalar o nautilus-extensions (Extensões com operações corriqueiras e úteis que podem ser acionadas com o segundo botão do mouse no Nautilus). Peguei a dica aqui: http://goo.gl/PorXPO

Agora tentei instalar de novo, vou transcrever aqui:
1) sudo add-apt-repository ppa:noobslab/apps  (Funcionou OK)

2) sudo sudo apt-get update (Funcionou parcialmente), como abaixo:
Baixados 1.065 kB em 24s (44,3 kB/s)
E: O dpkg foi interrompido, para corrigir o problema tem de correr manualmente 'sudo dpkg --configure -a'

2.1) Ao executar sudo dpkg --configure -a (Parece ter ajustado):
Processing triggers for man-db (2.6.7.1-1) ...
Configurando lame (3.99.5+repack1-3ubuntu1) ...

3) Execurando sudo apt-get install nautilus-scripts:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências      
Lendo informação de estado... Pronto
Você deve querer executar 'apt-get -f install' para corrigí-los:

Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
 nautilus-scripts : Depende: ffmpeg2theora mas não será instalado
                    Depende: pdf2djvu mas não será instalado
                    Depende: libdvdcss2 mas não será instalado
E: Dependências desencontradas. Tente 'apt-get -f install' sem nenhum pacote (ou especifique uma solução).

3.1) Então p/ corrigir executei sudo apt-get -f install:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências      
Lendo informação de estado... Pronto
Corrigindo dependências... Pronto
Os pacotes extra a seguir serão instalados:
  djvulibre-bin ffmpeg2theora libdvdcss2 liboggkate1 nautilus-scripts pdf2djvu
Pacotes sugeridos:
  djvulibre-desktop
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  ffmpeg2theora libdvdcss2 liboggkate1 pdf2djvu
Os pacotes a seguir serão atualizados:
  djvulibre-bin nautilus-scripts
2 pacotes atualizados, 4 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 1 não atualizados.
2 pacotes não totalmente instalados ou removidos.
É preciso baixar 0 B/482 kB de arquivos.
Depois desta operação, 1.779 kB adicionais de espaço em disco serão usados.
Você quer continuar? [S/n] s
(Lendo banco de dados ... 291751 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
Preparing to unpack .../djvulibre-bin_3.5.25.4-3_i386.deb ...
Unpacking djvulibre-bin (3.5.25.4-3) over (3.5.25.4-3) ...
dpkg: error processing archive /var/cache/apt/archives/djvulibre-bin_3.5.25.4-3_i386.deb (--unpack):
 não conseguiu criar `/usr/share/man/man1/csepdjvu.1.gz.dpkg-new' (enquanto processava `./usr/share/man/man1/csepdjvu.1.gz'): Não há espaço disponível no dispositivo
Nenhum relatório apport escrito pois a mensagem de erro indica erro de disco cheio
                                                                                  dpkg-deb: erro: o subprocesso colar foi morto pelo sinal (Pipe quebrado)
Preparing to unpack .../liboggkate1_0.4.1-1ubuntu1_i386.deb ...
Unpacking liboggkate1 (0.4.1-1ubuntu1) ...
Preparing to unpack .../ffmpeg2theora_0.29-2build1_i386.deb ...
Unpacking ffmpeg2theora (0.29-2build1) ...
dpkg: error processing archive /var/cache/apt/archives/ffmpeg2theora_0.29-2build1_i386.deb (--unpack):
 não conseguiu criar `/usr/share/man/man1/ffmpeg2theora.1.gz.dpkg-new' (enquanto processava `./usr/share/man/man1/ffmpeg2theora.1.gz'): Não há espaço disponível no dispositivo
Nenhum relatório apport escrito pois a mensagem de erro indica erro de disco cheio
                                                                                  dpkg: erro fatal irrecuperável, abortando:
 impossível criar '/var/lib/dpkg/updates/tmp.i': Não há espaço disponível no dispositivo
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (2)
E: Falha ao escrever Arquivo de Estado ("StateFile") temporário /var/lib/apt/extended_states.tmp


O mais doido ainda é que agora o problema se estendeu de forma generalizada. Fui tentar baixar uma imagem via browser (Chrome) e apareceu uma mensagem dizendo que não é possível baixar o arquivo por falta de espaço em disco, que loucura! Tenho 6,1 GB disponíveis ainda, hehe... Será que bichou algum arquivo de configuração do sistema Ubuntu, referente a dados de disco?
« Última modificação: 01 de Agosto de 2014, 17:36 por delhmc »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Alterar tamanho da partição /tmp
« Resposta #17 Online: 01 de Agosto de 2014, 19:25 »
Teu problema não é no "/tmp", é no "/var" e no "/usr".

Minha sugestão: remova o pacote "djvulibre-bin (pode desinstalar outros pacotes junto, mas seja forte e confie que tudo vai dar certo :D), limpe o sistema de pacotes, depois tente corrigir as instalações.

sudo apt-get remove djvulibre-bin

sudo rm /var/lib/apt/lists/*
sudo rm /var/lib/apt/lists/partial/*

sudo apt-get clean
sudo apt-get autoclean
sudo apt-get update
sudo apt-get -f install
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Alterar tamanho da partição /tmp
« Resposta #18 Online: 01 de Agosto de 2014, 19:26 »
Mais uma pergunta... quando foi a última vez que vc passou um "fsck" no seu HD?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Alterar tamanho da partição /tmp
« Resposta #19 Online: 01 de Agosto de 2014, 19:57 »
Teu problema não é no "/tmp", é no "/var" e no "/usr".

Minha sugestão: remova o pacote "djvulibre-bin (pode desinstalar outros pacotes junto, mas seja forte e confie que tudo vai dar certo :D), limpe o sistema de pacotes, depois tente corrigir as instalações.

sudo apt-get remove djvulibre-bin

sudo rm /var/lib/apt/lists/*
sudo rm /var/lib/apt/lists/partial/*

sudo apt-get clean
sudo apt-get autoclean
sudo apt-get update
sudo apt-get -f install

Ok, executei a remoção do djvulibre-bin, beleza. Mas as pastas /lists e /lists/partial já encontravam-se vazias, tudo bem. Em seguida executei os comandos de limpeza, funciona bem até apt-get update. Mas a partir do último comando, o problema persistiu:

daniel@delinux:~$ sudo apt-get -f install
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências      
Lendo informação de estado... Pronto
Corrigindo dependências... Pronto
Os pacotes extra a seguir serão instalados:
  djvulibre-bin libdvdcss2 nautilus-scripts pdf2djvu
Pacotes sugeridos:
  djvulibre-desktop
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  libdvdcss2
Os pacotes a seguir serão atualizados:
  djvulibre-bin nautilus-scripts pdf2djvu
3 pacotes atualizados, 1 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 1 não atualizados.
3 pacotes não totalmente instalados ou removidos.
É preciso baixar 423 kB de arquivos.
Depois desta operação, 1.574 kB adicionais de espaço em disco serão usados.
Você quer continuar? [S/n] s
Obter:1 http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ trusty/universe djvulibre-bin i386 3.5.25.4-3 [261 kB]
Obter:2 http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ trusty/universe pdf2djvu i386 0.7.17-3ubuntu2 [139 kB]
Obter:3 http://ppa.launchpad.net/noobslab/apps/ubuntu/ trusty/main libdvdcss2 i386 1.2.13~trusty~NoobsLab.com [17,5 kB]
Obter:4 http://ppa.launchpad.net/noobslab/apps/ubuntu/ trusty/main nautilus-scripts all 0.2-5~trusty~Noobslab.com [5.618 B]
Baixados 423 kB em 1s (335 kB/s)      
(Lendo banco de dados ... 291763 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
Preparing to unpack .../djvulibre-bin_3.5.25.4-3_i386.deb ...
Unpacking djvulibre-bin (3.5.25.4-3) over (3.5.25.4-3) ...
dpkg: error processing archive /var/cache/apt/archives/djvulibre-bin_3.5.25.4-3_i386.deb (--unpack):
 não conseguiu criar `/usr/share/man/man1/cjb2.1.gz.dpkg-new' (enquanto processava `./usr/share/man/man1/cjb2.1.gz'): Não há espaço disponível no dispositivo
Nenhum relatório apport escrito pois a mensagem de erro indica erro de disco cheio
                                                                                  dpkg-deb: erro: o subprocesso colar foi morto pelo sinal (Pipe quebrado)
Preparing to unpack .../pdf2djvu_0.7.17-3ubuntu2_i386.deb ...
Unpacking pdf2djvu (0.7.17-3ubuntu2) over (0.7.17-3ubuntu2) ...
dpkg: error processing archive /var/cache/apt/archives/pdf2djvu_0.7.17-3ubuntu2_i386.deb (--unpack):
 não conseguiu criar `/usr/share/doc/pdf2djvu/cjk.txt.dpkg-new' (enquanto processava `./usr/share/doc/pdf2djvu/cjk.txt'): Não há espaço disponível no dispositivo
Nenhum relatório apport escrito pois a mensagem de erro indica erro de disco cheio
                                                                                  A seleccionar pacote anteriormente não seleccionado libdvdcss2.
Preparing to unpack .../libdvdcss2_1.2.13~trusty~NoobsLab.com_i386.deb ...
Unpacking libdvdcss2 (1.2.13~trusty~NoobsLab.com) ...
dpkg: error processing archive /var/cache/apt/archives/libdvdcss2_1.2.13~trusty~NoobsLab.com_i386.deb (--unpack):
 não conseguiu criar `/usr/lib/libdvdcss.so.2.1.0.dpkg-new' (enquanto processava `./usr/lib/libdvdcss.so.2.1.0'): Não há espaço disponível no dispositivo
Nenhum relatório apport escrito pois a mensagem de erro indica erro de disco cheio
                                                                                  dpkg: erro fatal irrecuperável, abortando:
 impossível criar '/var/lib/dpkg/updates/tmp.i': Não há espaço disponível no dispositivo
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (2)
E: Falha ao escrever Arquivo de Estado ("StateFile") temporário /var/lib/apt/extended_states.tmp

Que zica, rsrsrs... Sou novo no Linux, por isso tô meio perdido, hehe... Então, o comando fsck nunca usei... Acho que vou usar ele então, que tal? vlw!


« Última modificação: 01 de Agosto de 2014, 20:03 por delhmc »

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Alterar tamanho da partição /tmp
« Resposta #20 Online: 01 de Agosto de 2014, 20:40 »
Bom, agora lascou de vez... Entrei no modo de segurança do Grub e então executei o fsck (Pra identificar falhas nos arquivos de sistema). Nada foi encontrado. Depois resolvi certificar possíveis falhas nos pacotes dpkg. Nesta checagem, a mensagem de falta de espaço continua aparecendo. Por fim, executei a função de limpeza (Aparentemente rápida). Reiniciei o computador, mas agora, mesmo eu digitando corretamente a senha em qualquer sessão disponível, a tela pisca e volta novamente pra tela de login, e fica neste loop... Acho que vou reinstalar o Ubuntu :S

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Alterar tamanho da partição /tmp
« Resposta #21 Online: 01 de Agosto de 2014, 23:15 »
Eu acho que vc está com um problema no sistema de arquivos mesmo.

Tem muito tempo que vc instalou essa máquina? Tem muita coisa nela de documentos?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Alterar tamanho da partição /tmp
« Resposta #22 Online: 02 de Agosto de 2014, 02:02 »
Eu acho que vc está com um problema no sistema de arquivos mesmo.

Tem muito tempo que vc instalou essa máquina? Tem muita coisa nela de documentos?
Putz, então... Aproveitando que tive este problema e não vi solução a não ser reinstalar o sistema, resolvi instalar o Fedora 20 pra fazer testes com driver proprietário pra minha placa NVidia Fx5200 128MB (Muito problemática em ambiente LTS. Vi alguém por aí resolvendo com distribuições RPM) que vinha já demonstrado desempenho péssimo com Unity, tanto que instalei o Mate-Desktop pra solucionar o problema, possivelmente devido o Mate forçar a desativação do 3G/OpenGL (Depois de consultar o CompizConfig, vi o padrão que o Mate força pra rodar bem no meu pc, com esta bendita placa de vídeo). Instalei o Fedora 20, depois esperei uma eternidade ele fazer as atualizações necessárias (Cara, demorou demais) mas no final, depois de reiniciar a máquina, o Fedora carrega normalmente (Passando pelo login e tal), mas não consigo ativar nenhuma função do menu, eu clico e nada acontece, affff. Desisti do Fedora :S

Então, como sou novo no Linux (Depois de 18 anos usando Windows) resolvi esmiuçar o Linux/Ubuntu, instalei e desinstalei uma porrada de coisas, mexi com vários comandos no terminal, hehe. Mas não tem quase nada de informação (Poucos arquivos baixados: Vídeos, documentos, etc). Acho que estressei o bicho! Mas ainda bem que fiz backup de PPAs, .deb, temas e ícones usando o aplicativo ApTik. Coincidentemente (Não posso afirmar) o problema passou ocorrer depois de eu ter instalado o App Grid (Aplicativo alternativo à Central de Programas do Ubuntu), mas sei lá, rs...
« Última modificação: 02 de Agosto de 2014, 17:48 por delhmc »