Autor Tópico: Qual é melhor Xubuntu ou Lubuntu  (Lida 19225 vezes)

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Qual é melhor Xubuntu ou Lubuntu
« Online: 05 de Julho de 2014, 14:52 »
Olá,

Esta semana vou adquirir um pc portátil "antigo". É amd celeron se não estou em erro. Agora de repente não me perguntem características dele. Não sei muita coisa porque ainda não o vi bem. Então o meu objetivo é usa-lo para trabalho. Só mesmo para acessar à internet, escrever no libre, abrir pdf. Ver um ou outro video no youtube. Coisas simples.

O Xubuntu é a distribuição que o pessoal mais fala que é o mais leve. Mas já ouvi falar do lubuntu. Quero instalar um distribuição que seja fácil de usar e seja verdadeiramente leve e atual.

Qual recomendam?

Obrigado.

Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Qual é melhor Xubuntu ou Lubuntu
« Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2014, 15:16 »
Para escolher corretamente seria necessário saber quanta RAM tem nesse PC. O Xubuntu consegue rodar com 256MB de RAM, mas é recomendável ter 512MB pelo menos, para evitar que muitos programas esgotem a memória. Já o Lubuntu funciona bem em computadores com menos de 256MB de RAM.

Por outro lado, o Xubuntu possui bem mais recursos e é mais personalizável. O Lubuntu é bem basicão, mas cumpre o que promete.

Creto

  • Visitante
Re: Qual é melhor Xubuntu ou Lubuntu
« Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2014, 16:16 »
Tenho um Netbook bem basico: Asus 1011CX

Que vai muito bem de Xfce veja em http://www.linuxmint.com.br/modules/newbb/viewtopic.php?post_id=35977

T+

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Qual é melhor Xubuntu ou Lubuntu
« Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2014, 17:51 »
Para escolher corretamente seria necessário saber quanta RAM tem nesse PC. O Xubuntu consegue rodar com 256MB de RAM, mas é recomendável ter 512MB pelo menos, para evitar que muitos programas esgotem a memória. Já o Lubuntu funciona bem em computadores com menos de 256MB de RAM.

Por outro lado, o Xubuntu possui bem mais recursos e é mais personalizável. O Lubuntu é bem basicão, mas cumpre o que promete.

Muito boa explicação! Obrigado. Dicas preciosas.

Obrigado.

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Qual é melhor Xubuntu ou Lubuntu
« Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2014, 18:01 »
Tenho um Netbook bem basico: Asus 1011CX

Que vai muito bem de Xfce veja em http://www.linuxmint.com.br/modules/newbb/viewtopic.php?post_id=35977

T+

Muito bem.

Só um pormenor. Quando referis-te o ambiente gráfico xfce fiquei um pouco confuso. Não sabia o que era isso. Então tive de ir pesquisar. Já agora encontrei este artigo que explica os diferentes ambientes gráficos - http://livrelinux.wordpress.com/2014/01/23/afinal-o-que-e-kde-gnome-xfce-lxde-ii/

É interessante quando falamos de um termo técnico levar em consideração que o outro lado pode não saber então dar uma breve explicação.

Antigamente quando tínhamos pc's antigos usavamos o windows xp. Hoje falasse muito nas distribuições linux. E haver distribuições que tem como características a sua leveza e no entanto actual é genial. Um pc antigo com tudo actualizado. :)

Creto

  • Visitante
Re: Qual é melhor Xubuntu ou Lubuntu
« Resposta #5 Online: 05 de Julho de 2014, 19:06 »
Olá amigo,

Olhe esse PCzinho ai nem tão velho, mas, acredite nesse companheiro que vos escreve, já usei distribuições GNU/Linux em PCs que muitos até ficariam pasmos. (É só pesquisar um pouco nas minhas mensagens aqui neste fórum).

Acredite mesmo em um netbook como esse que tenho aqui e com alguns ajustes daria para usar até mesmo um KDE.

Mas dai vai muito de testes feitos por você mesmo e em qualquer duvida do que fazer (como disse em outro tópico seu) alguns comandos no terminal ajudam muito a te auxiliar.

T+

clodoaldops

  • Visitante
Re: Qual é melhor Xubuntu ou Lubuntu
« Resposta #6 Online: 05 de Julho de 2014, 19:57 »
-se tem um 1gb/ram vá de xubuntu
-se tem menos de 1gb/ram vá de lubuntu

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Qual é melhor Xubuntu ou Lubuntu
« Resposta #7 Online: 02 de Agosto de 2014, 00:06 »
-se tem um 1gb/ram vá de xubuntu
-se tem menos de 1gb/ram vá de lubuntu

É interessante porque tenho um notebook Aspire 5315-2914
Celeron processor 560, 2.13 GHz, 533 MHz FSB, 1 MB L2 Cache
1 GB DDR

No Xubuntu 14.04lts ele dá partida de memória em torno dos 10%, mas como preciso usar as vezes mais de 3 abas no Firefox, observo que a memória sobe e joga resíduo no swap. Mas não trava, mas evito usar muito programa aberto, dando preferências se for preciso aos mais leves. Também achei muito agressivo o consumo de memória ram no Chromium no Xubuntu.

Por isso até estou pensando em testar o Lubuntu 14.04lts, será que para essa configuração é a melhor opção mesmo o Lubuntu 14.04lts?
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Qual é melhor Xubuntu ou Lubuntu
« Resposta #8 Online: 02 de Agosto de 2014, 11:09 »
-se tem um 1gb/ram vá de xubuntu
-se tem menos de 1gb/ram vá de lubuntu

É interessante porque tenho um notebook Aspire 5315-2914
Celeron processor 560, 2.13 GHz, 533 MHz FSB, 1 MB L2 Cache
1 GB DDR

No Xubuntu 14.04lts ele dá partida de memória em torno dos 10%, mas como preciso usar as vezes mais de 3 abas no Firefox, observo que a memória sobe e joga resíduo no swap. Mas não trava, mas evito usar muito programa aberto, dando preferências se for preciso aos mais leves. Também achei muito agressivo o consumo de memória ram no Chromium no Xubuntu.

Por isso até estou pensando em testar o Lubuntu 14.04lts, será que para essa configuração é a melhor opção mesmo o Lubuntu 14.04lts?

Eu acho que sim.

O problema não é ter memória para o sistema, e sim para os programas. Como os navegadores hoje em dia estão consumindo muita memória ram (o Chrome no meu notebook passa tranquilamente de 3GB numa sessão de uso), o melhor é usar um sistema bem leve para ajudar a evitar que os programas causem o uso da swap.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Qual é melhor Xubuntu ou Lubuntu
« Resposta #9 Online: 02 de Agosto de 2014, 12:11 »
-se tem um 1gb/ram vá de xubuntu
-se tem menos de 1gb/ram vá de lubuntu

É interessante porque tenho um notebook Aspire 5315-2914
Celeron processor 560, 2.13 GHz, 533 MHz FSB, 1 MB L2 Cache
1 GB DDR

No Xubuntu 14.04lts ele dá partida de memória em torno dos 10%, mas como preciso usar as vezes mais de 3 abas no Firefox, observo que a memória sobe e joga resíduo no swap. Mas não trava, mas evito usar muito programa aberto, dando preferências se for preciso aos mais leves. Também achei muito agressivo o consumo de memória ram no Chromium no Xubuntu.

Por isso até estou pensando em testar o Lubuntu 14.04lts, será que para essa configuração é a melhor opção mesmo o Lubuntu 14.04lts?

Ricardo, com pouca memória RAM e os browser como um todo devorando a memória RAM (principalmente se for assitir vídeos) não tem jeito: o sistema e aplicativos utilizarão memória SWAP na certa!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Qual é melhor Xubuntu ou Lubuntu
« Resposta #10 Online: 02 de Agosto de 2014, 12:13 »
Olá,

Esta semana vou adquirir um pc portátil "antigo". É amd celeron se não estou em erro. Agora de repente não me perguntem características dele. Não sei muita coisa porque ainda não o vi bem. Então o meu objetivo é usa-lo para trabalho. Só mesmo para acessar à internet, escrever no libre, abrir pdf. Ver um ou outro video no youtube. Coisas simples.

O Xubuntu é a distribuição que o pessoal mais fala que é o mais leve. Mas já ouvi falar do lubuntu. Quero instalar um distribuição que seja fácil de usar e seja verdadeiramente leve e atual.

Qual recomendam?

Obrigado.

O mais indicado é quando você receber sua máquina, buscar as especificações dela completa e postar aqui no fórum para podermos ajudar a indicar qual sistema fica melhor nela... de repente, até outra distro GNU/Linux pode ser a melhor indicação...!!!

Dá uma vasculhada aqui no fórum, tem muitos post tratando sobre este assunto hardware antigo X versão Ubuntu atual.

Boa pesquisa...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Qual é melhor Xubuntu ou Lubuntu
« Resposta #11 Online: 03 de Agosto de 2014, 19:48 »
Pessoal desculpa um pouco pela demora na resposta.
Resolvi instalar o Lubuntu 14.04lts hoje, por enquanto nada de extraordinário, mas é mas leve que o Xubuntu 14.04lts.
Por enquanto estou observando e ainda apanhado um pouco para que o conky não minimize junto com a minimização da área de trabalho.
Mas é como já foi dito, em virtude de cada vez haver mais virtualização, o peso de determinado sites como redes sociais fazem com que os browser consumam um excesso de memória ram.
Jeison, você tem razão sobre distros mais leves, mas nesse momento o ubuntu e seus sabores permitem me dão certas facilidades.
abraço
Ricardo
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469