Autor Tópico: Compartilhar arquivos pela Internet, qual opção mais segura?  (Lida 1560 vezes)

Offline erj001

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Compartilhar arquivos pela Internet, qual opção mais segura?
« Online: 24 de Junho de 2014, 17:24 »
Boa tarde, procuro uma forma de compartilhar com os clientes os trabalhos gerados pela empresa.
Meu servidor está com a versão server 14.04 usando o Samba.

Inicialmente pensei usar o FTP (vsftpd): http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=518293

Seriam poucos clientes que teriam acesso ao FTP, pretendo criar um login/senha e permitir que eles acessem apenas a pasta dedicada à eles, para download/upload.

Os usuários internos acessam um compartilhamento Samba da seguinte forma:

pasta compartilhada do SMB--+
                                        +--------Pasta de trabalho 1
                                        +--------Pasta de trabalho 2
                                        +--------    :    :       :      :
                                        +--------Pasta de trabalho n
                                        +--------Pasta compartilhada com o cliente (FTP)

Essa solução é segura (vsftpd)? Quero algo simples, que o cliente não tenha que instalar nada na máquina dele.

Obrigado

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Compartilhar arquivos pela Internet, qual opção mais segura?
« Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2014, 22:55 »
Isso é pra rede interna ou vão acessar de fora? FTP não é seguro, tudo é transmitido como texto puro: nomes de usuário, senhas... prefira o sftp, ou pelo menos configure o vsftpd pra funcionar usando ftps.

Offline erj001

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Compartilhar arquivos pela Internet, qual opção mais segura?
« Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2014, 19:49 »
Boa noite.
Sim, será para disponibilizar os trabalhos que minha empresa faz para os clientes. São arquivos que vão desde 1 Mb até centenas de MB.

Quanto à segurança, minha única preocupação é que usuários externos acessem outros dados do servidor que não estejam na pasta do FTP. Isso é possível? Nesse servidor estou compartilhando 2 pastas para os usuários Windows e não quero que ninguém acesse essas pastas além dos usuários internos. Obs: essas pastas do samba não possuem senha de acesso. Tenho poucos usuários (apenas 6) e não há necessidade de bloquear nada aqui na empresa.

Obs: vou trocar o vsftpd pelo proftpd. Parece ser mais fácil.

obrigado

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Compartilhar arquivos pela Internet, qual opção mais segura?
« Resposta #3 Online: 30 de Junho de 2014, 17:30 »
Sugestão, mova esses arquivos para um serviço de armazenamento na nuvem (e.g. Google Drive ou DropBox). Vão ficar mais disponíveis, não vai expor vc ao acesso indevido, e ainda vai liberar seu link de dar conta desses acessos.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D