Autor Tópico: Internet 3g não funciona no ubuntu 14.04  (Lida 19989 vezes)

Offline Alelinux

  • Educação e inclusão digital
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
  • Pela melhoria da qualidade da educação digital
    • Ver perfil
Re: Internet 3g não funciona no ubuntu 14.04
« Resposta #15 Online: 31 de Maio de 2014, 16:54 »
Provavelmente por ter tentado muitas dicas posso ter desconfigurado o sistema ao ponto de ter inviabilizado a instalação do modem, pois agora reinstalando descobrimos dados novos:

1- Quando desmontamos o cd-rom virtual do modem usb, o modem é reconhecido e aparece o linque habilitar banda larga móvel, porém o cd-rom virtual volta automaticamente a ser montado e se clico em habilitar banda larga movel aparece a mensagem "System program problem detected".

2- O sistema identifica o modem e consigo configurar uma conexão, a luz do modem fica verde, porém não pisca e o sinal de buscando conectar  entra em funcionamento no ícone configuração de rede perto do relógio no canto superior direito.

3- O configuração de conexão apresenta a identificação de rede ethernet (ZTE Mobilile Broadband Station) e logo abaixo a indicação de desconectado.

Agora creio que preciso descobrir como destivar CD_ROM virtual do modem e tavez mais alguma configuraçãozinha e ele vai conectar.


 

Offline Alelinux

  • Educação e inclusão digital
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
  • Pela melhoria da qualidade da educação digital
    • Ver perfil
Re: Internet 3g não funciona no ubuntu 14.04
« Resposta #16 Online: 31 de Maio de 2014, 17:23 »
No site da ZTE não nada a mais sobre o MF 710 além do linque do manual do modem, porém no endereço http://www.ztedevices.com/support/hotline_index.html encontramos o telefone da zte e vamos ligar na segunda feira.

Brasil    
Portuguese    
11-4007-1022    Monday to Friday, 8:00-20:00
Saturday, 8:00-14:00

Offline Alelinux

  • Educação e inclusão digital
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
  • Pela melhoria da qualidade da educação digital
    • Ver perfil
Re: Internet 3g não funciona no ubuntu 14.04
« Resposta #17 Online: 31 de Maio de 2014, 17:33 »
Segunda vou ligar e hoje mandar um e-mail por enquanto.

ZTE do Brasil Comércio, Serviços e Participações Ltda
Site: http://www.ztebrasil.com.br
E-mail: mobile@ztebrasil.com.br
CNPJ: 05.216.804/0001-46
Central de Atendimento ao Consumidor: Áreas Metropolitanas: 4007-1022, Outras Localidades:
08007010983. Segunda à Sexta, das 8:00 às 20:00 horas. Aos Sábados das 8:00 às 14 horas.

Offline Alelinux

  • Educação e inclusão digital
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
  • Pela melhoria da qualidade da educação digital
    • Ver perfil
Re: Internet 3g não funciona no ubuntu 14.04
« Resposta #18 Online: 31 de Maio de 2014, 19:23 »
Não voi ficar lutando em vão.

Abri uma reclamação na Tim e na ZTE, que me deem a solução ou um modem que funcione no Linux pois caso contrário é propaganda enganosa.

Offline Jaxeguei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • Ubuntu e Debian
    • Ver perfil
Re: Internet 3g não funciona no ubuntu 14.04
« Resposta #19 Online: 31 de Maio de 2014, 20:04 »
Talvez o programa de instalação do seu modem seja para 32bits, se está usando o ubuntu 64bits você pode tentar o que eu fiz e deu certo aqui. Instale a biblioteca ia32-libs que dá suporte para que programas 32bits rodem em 64 bits.

comando:  "sudo apt-get install libgtk2.0-0:i386 libpangox-1.0-0:i386 libpangoxft-1.0-0:i386 libidn11:i386 libglu1-mesa:i386"

Faça root e pelo terminal vá na pasta onde está o arquivo de instalação, no meu caso era  /media/.../VIVO\ INTERNET/linux, de o comando "bash install" terminado o processo, se houver reinicie o sistema. Ao plugar o modem ele foi reconhecido e eu configurei normalmente.


http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,111855.msg622640.html#msg622640
A Terra é azul! - Yuri Gagarin

Offline Alelinux

  • Educação e inclusão digital
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
  • Pela melhoria da qualidade da educação digital
    • Ver perfil
Re: Internet 3g não funciona no ubuntu 14.04
« Resposta #20 Online: 01 de Junho de 2014, 13:19 »
Talvez o programa de instalação do seu modem seja para 32bits, se está usando o ubuntu 64bits você pode tentar o que eu fiz e deu certo aqui. Instale a biblioteca ia32-libs que dá suporte para que programas 32bits rodem em 64 bits.

comando:  "sudo apt-get install libgtk2.0-0:i386 libpangox-1.0-0:i386 libpangoxft-1.0-0:i386 libidn11:i386 libglu1-mesa:i386"

Faça root e pelo terminal vá na pasta onde está o arquivo de instalação, no meu caso era  /media/.../VIVO\ INTERNET/linux, de o comando "bash install" terminado o processo, se houver reinicie o sistema. Ao plugar o modem ele foi reconhecido e eu configurei normalmente.


http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,111855.msg622640.html#msg622640

Obrigado, por mais essa dica, realmente estou com um sistema amd64, vamos tentar.

Deu erro.


kkkkkkkkkkkkkkkk

Que mmmmmmmmmmmmmmmmmm
« Última modificação: 01 de Junho de 2014, 14:06 por Alelinux »

Offline Jaxeguei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • Ubuntu e Debian
    • Ver perfil
Re: Internet 3g não funciona no ubuntu 14.04
« Resposta #21 Online: 03 de Junho de 2014, 23:55 »
Talvez o programa de instalação do seu modem seja para 32bits, se está usando o ubuntu 64bits você pode tentar o que eu fiz e deu certo aqui. Instale a biblioteca ia32-libs que dá suporte para que programas 32bits rodem em 64 bits.

comando:  "sudo apt-get install libgtk2.0-0:i386 libpangox-1.0-0:i386 libpangoxft-1.0-0:i386 libidn11:i386 libglu1-mesa:i386"

Faça root e pelo terminal vá na pasta onde está o arquivo de instalação, no meu caso era  /media/.../VIVO\ INTERNET/linux, de o comando "bash install" terminado o processo, se houver reinicie o sistema. Ao plugar o modem ele foi reconhecido e eu configurei normalmente.


http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,111855.msg622640.html#msg622640

Obrigado, por mais essa dica, realmente estou com um sistema amd64, vamos tentar.

Deu erro.


kkkkkkkkkkkkkkkk

Que mmmmmmmmmmmmmmmmmm


Você pode descrever o erro por favor.
Eu passei pelo mesmo problema no Debian.
Isto é antes de instalar ia32-libs:

Installed version: 23.012.03.00.149
Installing version: 23.012.03.00.149

The software is exist. Do you want overwrite it? ([Y]/N):y

Local path is: /usr/local/VIVO_INTERNET

Installing VIVO INTERNET...chmod: impossível acessar "/usr/local/VIVO_INTERNET/config": Arquivo ou diretório não encontrado
grep: /usr/local/VIVO_INTERNET/SysConfig.dat: Arquivo ou diretório não encontrado
chmod: impossível acessar "./driver/*": Arquivo ou diretório não encontrado
install: line 489: ./driver/install: Arquivo ou diretório não encontrado
chmod: impossível acessar "./sbin/*": Arquivo ou diretório não encontrado
chmod: impossível acessar "./hw_pppd": Arquivo ou diretório não encontrado
chmod: impossível acessar "./hw_pppd": Arquivo ou diretório não encontrado
install: line 505: ./hw_pppd/sbin/install_pppd: Arquivo ou diretório não encontrado
cp: impossível obter estado de "./hw_pppd": Arquivo ou diretório não encontrado
cp: impossível obter estado de "/usr/local/VIVO_INTERNET/qtlib/lib*.so*": Arquivo ou diretório não encontrado
grep: /usr/local/VIVO_INTERNET/SysConfig.dat: Arquivo ou diretório não encontrado
grep: /usr/local/VIVO_INTERNET/SysConfig.dat: Arquivo ou diretório não encontrado
cp: impossível obter estado de "/usr/local/VIVO_INTERNET/sbin/67hw_hook": Arquivo ou diretório não encontrado
chmod: impossível acessar "/etc/pm/sleep.d/67hw_hook": Arquivo ou diretório não encontrado
                                           [ done ]

Finished, press any key to exit  :(


Isto é depis da instalação:

Installed version: 23.012.03.00.149
Installing version: 23.012.03.00.149

The software is exist. Do you want overwrite it? ([Y]/N):y

Local path is: /usr/local/VIVO_INTERNET

Installing VIVO INTERNET...DRIVER COPY START
STA_PATH_FLAG=.
STA_PATH_FULL=/usr/local/VIVO_INTERNET/driver/install
START_PATH_DRIVER=/usr/local/VIVO_INTERNET/driver
CURRENT install from ./driver/install
INSTALL_PATH=/usr/local/VIVO_INTERNET
DRIVER COPY END
have usb_modeswitch rules to HUAWEI DataCard: COUNT=1
RULESFILE =/lib/udev/rules.d/40-usb_modeswitch.rules
COUNT_START=1
COUNT_END=0
3
ttyUSB%n COUNT=3
3-1.4:1.3 unbind and bind option
COUNT_END=2
3-1.4:1.2 unbind and bind option
COUNT_END=1
3-1.4:1.0 unbind and bind option
COUNT_END=0
libkmod: ERROR ../libkmod/libkmod-module.c:753 kmod_module_remove_module: could not remove 'cdc_ether': No such file or directory
Error: could not remove module cdc_ether: No such file or directory
libkmod: ERROR ../libkmod/libkmod-module.c:753 kmod_module_remove_module: could not remove 'usbnet': No such file or directory
Error: could not remove module usbnet: No such file or directory
libkmod: ERROR ../libkmod/libkmod-module.c:753 kmod_module_remove_module: could not remove 'hw_cdc_driver': No such file or directory
Error: could not remove module hw_cdc_driver: No such file or directory
make -C src/ clean
make[1]: Entrando no diretório `/usr/local/VIVO_INTERNET/driver/ndis_driver/ndis_src/src'
rm -rf *.o *.ko *~ core* .dep* .*.d .*.cmd *.mod.c *.a *.s .*.flags .tmp_versions Module.symvers Modules.symvers *.order
/usr/local/VIVO_INTERNET/driver/ndis_driver/ndis_src/src/add_header.sh  "clean" "/lib/modules/3.2.0-4-amd64/build/include/linux/usb"
rmmod -f hw_cdc_driver
libkmod: ERROR ../libkmod/libkmod-module.c:753 kmod_module_remove_module: could not remove 'hw_cdc_driver': No such file or directory
Error: could not remove module hw_cdc_driver: No such file or directory
make[1]: ** [clean] Erro 1
make[1]: Saindo do diretório `/usr/local/VIVO_INTERNET/driver/ndis_driver/ndis_src/src'
make: ** [clean] Erro 2
make -C src/ modules
make[1]: Entrando no diretório `/usr/local/VIVO_INTERNET/driver/ndis_driver/ndis_src/src'
#/usr/local/VIVO_INTERNET/driver/ndis_driver/ndis_src/src/add_header.sh  "modules" "/lib/modules/3.2.0-4-amd64/build/include/linux/usb"
make -C /lib/modules/3.2.0-4-amd64/build SUBDIRS=/usr/local/VIVO_INTERNET/driver/ndis_driver/ndis_src/src modules
make[2]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-headers-3.2.0-4-amd64'
  CC [M]  /usr/local/VIVO_INTERNET/driver/ndis_driver/ndis_src/src/hw_cdc_driver.o
  Building modules, stage 2.
  MODPOST 1 modules
  CC      /usr/local/VIVO_INTERNET/driver/ndis_driver/ndis_src/src/hw_cdc_driver.mod.o
  LD [M]  /usr/local/VIVO_INTERNET/driver/ndis_driver/ndis_src/src/hw_cdc_driver.ko
make[2]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-headers-3.2.0-4-amd64'
strip --strip-debug hw_cdc_driver.o
make[1]: Saindo do diretório `/usr/local/VIVO_INTERNET/driver/ndis_driver/ndis_src/src'
make -C src/ install
make[1]: Entrando no diretório `/usr/local/VIVO_INTERNET/driver/ndis_driver/ndis_src/src'
#install -m 744 -c hw_cdc_driver.o /lib/modules/3.2.0-4-amd64/kernel/drivers/usb/net
#depmod -a
#modprobe hw_cdc_driver
/usr/local/VIVO_INTERNET/driver/ndis_driver/ndis_src/src/add_header.sh  "install"
modprobe hw_cdc_driver
make[1]: Saindo do diretório `/usr/local/VIVO_INTERNET/driver/ndis_driver/ndis_src/src'

The Linux NDIS driver is installed successfully.  :o
USBSERIAL_TARGET_PATH =
ACM_TARGET_PATH =
ADDRUNLEVEL=/etc/rc5.d
"/etc/rc5.d/S99runhwactivator" -> "/etc/init.d/runhwactivator"
"/etc/rc5.d/K10runhwactivator" -> "/etc/init.d/runhwactivator"
ADDRUNLEVEL=/etc/rc2.d
"/etc/rc2.d/S99runhwactivator" -> "/etc/init.d/runhwactivator"
"/etc/rc2.d/K10runhwactivator" -> "/etc/init.d/runhwactivator"
ADDRUNLEVEL=/etc/rc4.d
"/etc/rc4.d/S99runhwactivator" -> "/etc/init.d/runhwactivator"
"/etc/rc4.d/K10runhwactivator" -> "/etc/init.d/runhwactivator"
ADDRUNLEVEL=/etc/rc3.d
"/etc/rc3.d/S99runhwactivator" -> "/etc/init.d/runhwactivator"
"/etc/rc3.d/K10runhwactivator" -> "/etc/init.d/runhwactivator"
./driver/install: line 310: chkconfig: comando não encontrado
qmi_wwan interface not exist,ok
ls: impossível acessar /lib/libc.so.*: Arquivo ou diretório não encontrado
                                                                  [ done ]

Finished, press any key to exit

Não sei o que pode estar acontecendo, o kernel do Ubuntu 14.04 é 3.13 e o do Debian wheezy que estou usando é 3.2..Mas depois desse processo o modem sempre é reconhecido.

root@debian:~# uname -r
3.2.0-4-amd64
root@debian:~#




 
« Última modificação: 04 de Junho de 2014, 00:07 por Jaxeguei »
A Terra é azul! - Yuri Gagarin

Offline Alelinux

  • Educação e inclusão digital
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
  • Pela melhoria da qualidade da educação digital
    • Ver perfil
Re: Internet 3g não funciona no ubuntu 14.04
« Resposta #22 Online: 05 de Junho de 2014, 12:20 »
Na verdade eu desinstalei o Ubuntu 14.04 e instalei o ubuntu 10.04 32 bit e continuei tendo problemas com o modem, agora vou tentar o Fedora 17, mas se não der certo vou instalar o Ubuntu 12.04, vamos ver o que dá, alguém já utilizou fedora? Conhece a versão 17? é boa? Obrigado pelas dicas de todos e continuamos buscando soluções alternativas, não vou deixar de utilizar Linux, aliás estou pensando em ir atrás de um modem que funcione com perfeição no Ubuntu em qualquer versão e 64 bit, pois não quero perder memória.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Internet 3g não funciona no ubuntu 14.04
« Resposta #23 Online: 05 de Junho de 2014, 16:56 »
Olá Alelinux,

Você disse que quando pluga o modem, ele reconhece como CDROM. Poderia postar:

1. A saída do comando "lsusb" nesse momento;
2. A saída do comando "lsusb" logo após ejetar o CDROM; e
3. A saída do comando "dmesg | tail -20" nesse momento.

Poste a saída desses comandos aqui, usando o tag "code".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D