Autor Tópico: Servidor só inicia se Pendrive estiver conectado  (Lida 2775 vezes)

Offline thiagoduarteoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Servidor só inicia se Pendrive estiver conectado
« Online: 22 de Maio de 2014, 17:18 »
Boa Tarde Galera, tudo blz com vcs :D

É o seguinte, essa semana peguei um servidor DELL para fazer a instalação do Ubuntu-Server tendo a liberdade de instalar qualquer uma Distro mas em caso de Ubuntu o mesmo teria que ser como preferencia a LTS 14.04 então ao receber o Servidor em casa sem sistema operacional eu configurei a maquina para BOOTAR pelo pendrive e fazer a instalação do Ubuntu Server 14.04 normalmente, na instalação correu tudo tranquilo, inclusive onde achei que eu fosse ter que instalar os Drives RAID a parte não foi necessário, o Ubuntu reconheceu tudo certinho, nessa instalação eu criei 4 Partições, uma Para Sistema Operacional / , uma para a Home uma para Swap e a ultima no Formato de FAT32 para o Samba que terei que instalar mais tarde, e como citei no inicio tudo foi tranquilo, como de rotina até o final, apos o final da instalação o Ubuntu perguntou se eu desejava criar o GRUB e eu citei que sim, normal também, só que ao iniciar a maquina e tentar dar o Astarte no sistema novo o Servidor simplesmente disse que não havia Sistema operacional Instalado, então eu fui no SETUP e mudei a sequencia do BOOT novamente para iniciar pelo HD e deixando o pendrive por ultimo,mas mesmo assim obtive a mesma mensagem, o que me deixou mais encabulado como diz o MATUTO foi o fato de eu ter plugado o pendrive na porta novamente e mandar o Servidor Reiniciar e ai danado iniciar o sistema normalmente onde eu inclusive fiz a instalação de alguns pacotes de atualização e do Webmin também que eu sempre uso para gerenciar os Servidores que tenho nos clientes, nesse caso eu até achei que fosse só algum bugzinho da hora, sei lá, mas que apos reiniciar o problema seria resolvido, mas não, ele não iniciou, novamente eu tive que deixar o PENDRIVE na porta USB para ele poder iniciar o Sistema Operacional, gente estou com duvida se isso é pau do Servidor (HARDWARE) ou sé e burrice minha na instalação onde não criei a partição de BOOT do Ubuntu Server, o que vocês acham, alguém já passou por isso antes?
Se tiverem uma luz eu gostaria que me dessem um toque porque eu não estou conseguindo iniciar a instalação do Ubuntu novamente porque sempre que plugo o Pendrive para instalar ele iniciar o sistema operacional, e pelo que vi dessa forma eu terei que instalar outra versão do Ubuntu no PEndrive para poder formatá-lo e depois instalar tudo novamente me dando outra perda de tempo a noite arriscando não funcionar :P.
Obrigado pela atenção e paciência em ler esse LIVR ou que diga texto acima rsssss.
Ate +  :D
« Última modificação: 22 de Maio de 2014, 17:32 por thiagoduarteoliveira »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Servidor só inicia se Pendrive estiver conectado
« Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2014, 17:24 »
O grub deve ter sido instalado na MBR do pen drive, já pensou nisso?
« Última modificação: 22 de Maio de 2014, 17:46 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline thiagoduarteoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Servidor só inicia se Pendrive estiver conectado
« Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2014, 17:33 »
Não Cara, ele não sugeriu nada disso, só pediu para instalar o GRUB somente, mas um fato realmente curioso é que ele não esta mostrando a tela do GRUB que estou acostumado a ver, quando o PENDRIVE esta plugado ele só inicia bem rapido  ???
Falando nisso, eu abri o PENDRIVE que eu usei para instalar e lá tem uma pasta chamada BOOT que dentro tem o GRUB, será que essa pasta é referente a instalação que você citou, ou não, em toda a instalação atraves de pendrive ele cria essa pasta mesmo ?
« Última modificação: 22 de Maio de 2014, 17:36 por thiagoduarteoliveira »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Servidor só inicia se Pendrive estiver conectado
« Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2014, 17:48 »
Não Cara, ele não sugeriu nada disso, só pediu para instalar o GRUB somente, mas um fato realmente curioso é que ele não esta mostrando a tela do GRUB que estou acostumado a ver, quando o PENDRIVE esta plugado ele só inicia bem rapido  ???
Falando nisso, eu abri o PENDRIVE que eu usei para instalar e lá tem uma pasta chamada BOOT que dentro tem o GRUB, será que essa pasta é referente a instalação que você citou, ou não, em toda a instalação atraves de pendrive ele cria essa pasta mesmo ?

Opa, corrigi o que escrevi.

Então, o Grub foi instalado no pen drive, por isso que tem essa pasta BOOT. Era para estar na raiz do sistema, no hd do servidor.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Servidor só inicia se Pendrive estiver conectado
« Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2014, 17:58 »
Veja: https://help.ubuntu.com/community/RecoveringUbuntuAfterInstallingWindows

Código: [Selecionar]
sudo grub-install /dev/XXX
O XXX é o local do /, como sda1 por exemplo (mas eu não sei se ele altera a MBR do disco dessa maneira).

Dá para usar o Grub Repair também, se tiver interface gráfica.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline thiagoduarteoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Servidor só inicia se Pendrive estiver conectado
« Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2014, 18:01 »
Não, ele não tem interface, mas só em saber que é pau na instalação e que é so eu formatar o danado e instalar tudo dinovo já vai resolver o problema, para mim é um alivio pois pensei que fosse problema de Hardaware, e a DELL demora quase 2 meses para entregar esses Servidores, então imagina se eu tivesse que enviar esse troço devolta e esperar outro  ???, o cliente ia me matar rssss.
Valew galera, quando chegar em casa hoje, vou tacar fogo nesse danado e ver reinstalar tudo usando outro pendrive, valew :D

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Servidor só inicia se Pendrive estiver conectado
« Resposta #6 Online: 22 de Maio de 2014, 18:03 »
Se for instalar de novo, presta atenção lá na tela do "Instalação Avançada", tem uma opção de onde instalar o grub. Eu já fiz isso, de instalar o grub em disco diferente.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline thiagoduarteoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Servidor só inicia se Pendrive estiver conectado
« Resposta #7 Online: 24 de Maio de 2014, 16:59 »
Boa Tarde Gente.

Esse problema foi resolvido com o BOOT Repair a partir dai deu tudo certo, mas sinceramente eu já formatei ele novamemte e meti o 12.04 64 bits, depois disso ja tive um monte de problemas que nunca tinha tido com outras versoes do ubuntu, a ultima foi a da placa de rede que eu configurei para Static e a peste não navegou nem a pau, nem eu reparando a instalação o BICHO não voltou a funcionar então pode ser burrice minha (Acho o mais provavel) mais peguei e formatei ele e meti o 12.04 e não tive problemas ate o momento.
Mesmo assim foi de grande ajuda todos vcs, muito obrigado :)