Autor Tópico: Ubuntu 14.04 no Asus VivoBook S400CA-CA179H  (Lida 15358 vezes)

Offline paulobelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 158
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 no Asus VivoBook S400CA-CA179H
« Resposta #15 Online: 25 de Maio de 2014, 16:48 »
Finalmente a minha amiga trouxe o ultrabook e instalamos o Ubuntu 14.04 facilmente sem nenhum problema.
O ubuntu foi  instalado no HD com UEFI e com o secure boot ativado.
Tenho certeza que instalei em UEFI porque todas as partições são primárias, tanto as do ruindows quanto as da Asus e as do Ubuntu. No final ficaram  bem mais de 4 partições, todas primárias.
O que mais me surprendeu na instalação foi que o SRT (cache no SSD) não estava ativado pois na Bios  não estava ativada o modo RAID e sim o modo AHCI.
Portanto não sei o que acontece se o SRT estiver ativado quando da instalação.
Para ser justo com a Microsoft a experiencia com a tela touchscreen é infinitamente melhor no W8 do que no Trusty Tahr.
Por exemplo não funciona no 14.04 o movimento de ampliar/reduzir o zoom afastando ou aproximando 2 dedos na tela. Também não é possivel fazer a rolagem com o dedo dentro da uma pagina da internet/planilha, é preciso usar a barra de rolagem ( ai pode usar os dedos, hehe).
Nao sei porque a canonical não faz um ubuntu touch para desktops e notebooks, como sempre vão alegar que a arquitetura de tablets e smartphones  é outra.
Se o a touchscreen dos desktops  fosse igual ao do ubuntu touch seria fantástico.

Para instalar segui rigorosamente este tutorial:
http://www.dedoimedo.com/computers/dual-boot-windows-8-ubuntu.html

As únicas diferenças desse caso para o meu foram:
1- No meu havia duas partições do windows, uma com o SO de 178GB e outra de mais de 250GB chamada de data, Foi essa ultima que eu usei para instalar o Ubuntu
2- Eu fiz a redução da partição pelo windows, ele fez pelo gparted.

As minhas partições finais ficaram assim (reparem que são todas primárias = UEFI):
http://uppix.net/Nd3ihn.png

Eu mandei um email para o autor do tutorial sugerindo que ele fizesse um tutorial explicando como habilitar o cache no SSD pelo Ubuntu e  vejam a resposta dele:

"In essence, it's just pointless. Really.
Dedoimedo" .

Interessante, não?
Eu sou o pior no que eu faço melhor. E por esta dádiva eu me sinto abençoado (Nirvana)

Offline paulobelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 158
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 no Asus VivoBook S400CA-CA179H
« Resposta #16 Online: 26 de Maio de 2014, 10:31 »
Complemento:
Consegui fazer funcionar os movimentos que faltavam (ampliar e reduzir e rolar a página) usando o chrome, com o firefox não funciona.
Eu sou o pior no que eu faço melhor. E por esta dádiva eu me sinto abençoado (Nirvana)