Autor Tópico: Testando Cinnamon e outras interfaces no Ubuntu 14.04  (Lida 81350 vezes)

Offline DeathDoor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Testando Cinnamon e outras interfaces no Ubuntu 14.04
« Online: 07 de Maio de 2014, 17:14 »
Estou testando o Ubuntu e me dou bem com o Unity, ficaria com ele, mas estou mostrando o sistema para as outras pessoas da casa, até porque outro HD com Windows está morrendo e ele está lento. Já que estou aqui, e identifico algumas inconsistências e ausências no Unity (especialmente no navegador de arquivos), pensei que é uma boa instalar outras interfaces para ver como elas são.

Instalei o Cinnamon 2.2.
Moleza, tudo certo, porém... parece que não está do jeito como deveria. Ele não deveria ter dois painéis, um em cima e outro em baixo? Só aparece o de cima, mexendo nas configurações encontrei até opção para mexer no segundo painel de cima, mas ele não aparece de jeito nenhum. Aquele "Menu" dele é "muito Windows", acho que poderia ser melhor entre outras coisas. O navegador de arquivos dele parece ser de fato mais completo porém que não estou achando grandes coisas (a ideia era deixar essa interface mais parecida com Windows para agradar os outros aqui), só que não posso tirar conclusão sem saber se está funcionando como deveria.
Deveria aparecer um painel em cima também?
Não sei coo eu poderia personalizar, mas vi esse desktop e gostei muito: http://img.vivaolinux.com.br/imagens/artigos/comunidade/mate-2.png
Esse aqui também não seria ruim: http://img.vivaolinux.com.br/imagens/artigos/comunidade/mint-4.png


Mate parece muito Gnome 2, o que "de fato" ele é, não?

Depois de instalar o Cinnamon percebi que posso usar a opção "Gnome Classic" no login.

O que recomendam de interfaces e dicas de personalização?


Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Testando Cinnamon e outras interfaces no Ubuntu 14.04
« Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2014, 17:23 »
Olá,

Você instalou o Cinnamon no Ubuntu? Como instalou?

De qualquer forma, não recomendo instalação de ambientes gráficos.

Por padrão, o Cinnamon não possui dois paineis, somente um inferior.

O menu do Cinnamon é semelhante ao do Windows mesmo, o que na minha opinião é bom. Eu acho ele bem organizado.

Não entendi a dúvida sobre o Gerenciador de arquivos.

O Cinnamon não possui GNOME Classic, o ambiente GNOME 3 que possui.

Eu recomendo que escolha o ambiente que mais gostar e instale a distro que o possua por padrão. Ex:

Cinnamon = Linux Mint Cinnamon
MATE = Linux Mint MATE
Unity = Ubuntu
GNOME = Ubuntu GNOME

Abraços!
« Última modificação: 01 de Agosto de 2014, 22:38 por Renan Rischiotto »

Offline DeathDoor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Testando Cinnamon e outras interfaces no Ubuntu 14.04
« Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2014, 17:32 »
Só estou testando, talvez depois eu desinstale.
Só comentei que percebi que tem o Gnome Classic disponível no login do Ubuntu, posso usar e personalizar ele.

Sobre o navegador de arquivos, esse que vem no Ubuntu tem poucas opções de visualização.

Offline DeathDoor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Testando Cinnamon e outras interfaces no Ubuntu 14.04
« Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2014, 19:01 »
Já desinstalei o Cinnamon.
Estava bugado mas pelo que deu para ver, não vale a pena. Não é tão bom assim, tem opções demais e isso pode ser ruim. Para ficar do jeito que gostaria mesmo teria que personalizar, então qual o propósito? Pessoal aqui vai ficar no Unity mesmo, ou se quiserem no Gnome Flashback.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Testando Cinnamon e outras interfaces no Ubuntu 14.04
« Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2014, 11:08 »
Já desinstalei o Cinnamon.
Estava bugado mas pelo que deu para ver, não vale a pena. Não é tão bom assim, tem opções demais e isso pode ser ruim. Para ficar do jeito que gostaria mesmo teria que personalizar, então qual o propósito? Pessoal aqui vai ficar no Unity mesmo, ou se quiserem no Gnome Flashback.

Como disse o Renan, a melhor opção de distro com Cinnamon seria o Linux Mint, no qual ele já vem configurado.

Veja também que alguns dos seus problemas com este ambiente podem estar ocorrendo por ele ainda ser bastante recente, sendo assim uma opção interessante seria testar a versão anterior, Cinnamon 2.0, a qual está mais madura e possui plena compatibilidade com o Ubuntu.

Agora se os usuários se adaptaram ao Unity e já o utilizam sem problemas, desconsidere as dicas acima.

Abraço.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline DeathDoor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Testando Cinnamon e outras interfaces no Ubuntu 14.04
« Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2014, 21:10 »
Baixei o Mint 17 RC e instalei no pendrive para testar. Nem olhei direito mas deu para ver a diferença do Cinnamon funcionando direito.
Vai precisar de um pouco de personalização, eu gostaria de ter os menus integrados do Unity e o HUD, mas tirando isso parece mesmo que ele é mais caprichadinho. Dependendo do quanto posso trocar para ele.

Offline Hellhammer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • Minha honra se chama lealdade.
    • Ver perfil
Re: Testando Cinnamon e outras interfaces no Ubuntu 14.04
« Resposta #6 Online: 01 de Agosto de 2014, 22:07 »
Acabei de instalar o Cinnamon 2.2 aqui no Ubuntu 14.04 LTS. Ficou perfeito, e muito bonito. Extremamente configuravel, vc deixa exatamente do jeito que quer, e totalmente compativel com tudo.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Testando Cinnamon e outras interfaces no Ubuntu 14.04
« Resposta #7 Online: 30 de Agosto de 2014, 17:39 »
O Mate do Linux Mint Mate em Ubuntu com o marrom deve ficar ótimo  :D

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Testando Cinnamon e outras interfaces no Ubuntu 14.04
« Resposta #8 Online: 30 de Agosto de 2014, 17:44 »
Usei durante um bom tempo Ubuntu com Mate, só fiquei assim por causa do tema Ambiance.

Hoje abandonei Ubuntu e vim pro Linux Mint, alguém sabe como instalar o tema Ambiance no LM?

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Testando Cinnamon e outras interfaces no Ubuntu 14.04
« Resposta #9 Online: 30 de Agosto de 2014, 17:57 »
Usei durante um bom tempo Ubuntu com Mate, só fiquei assim por causa do tema Ambiance.

Hoje abandonei Ubuntu e vim pro Linux Mint, alguém sabe como instalar o tema Ambiance no LM?

Dê uma olhada no link abaixo e veja se é o que procura:
http://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?f=42&t=161856
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Testando Cinnamon e outras interfaces no Ubuntu 14.04
« Resposta #10 Online: 30 de Agosto de 2014, 22:08 »
Pow cara, o link pro download do tema está quebrado, caso alguém tenha o download do tema fico no aguardo.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2014, 22:14 por Arthur Bernardes »

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Testando Cinnamon e outras interfaces no Ubuntu 14.04
« Resposta #11 Online: 31 de Agosto de 2014, 08:18 »
Pow cara, o link pro download do tema está quebrado, caso alguém tenha o download do tema fico no aguardo.

Veja no link abaixo:
http://gnome-look.org/content/show.php/Ambiance+%26+Radiance+Colors+Suite?content=147891

Salvo engano, nos próprios repositórios do Ubuntu também é possível baixá-lo. Vá no Synaptic, digite na busca theme e instale todos os pacotes de tema do MATE e GTK2 existentes por lá.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Testando Cinnamon e outras interfaces no Ubuntu 14.04
« Resposta #12 Online: 05 de Outubro de 2014, 06:56 »
Por enqto não estou tendo problemas de usar o Cinnamon em máquinas com o Ubuntu Gnome. Uso-o em desktops meio "fuleiras" com Celeron 440 e 1GB de RAM e está funcionando muito bem nos telecentros que administro. Tanto é que uso uma interface do tipo Windows 8 e quem usa fala "Oh, que Windows bonito", hehehe... Até agora não vi travamentos ou lentidão nas máquinas, até o Conky funcionou nele.

Instalei via PPA e tem atualizações quase todo dia...

« Última modificação: 05 de Outubro de 2014, 06:59 por velox256 »
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.