Autor Tópico: Conectar servidor Windows no Ubuntu 14.04  (Lida 4590 vezes)

Offline willdelarosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Conectar servidor Windows no Ubuntu 14.04
« Online: 30 de Abril de 2014, 13:44 »
Boa tarde, pessoal.

Estou tentando conectar conectar o meu notebook que instalei o Ubuntu 14.04, no servidor de arquivos da empresa, para acessar os documentos.

Estou conectado à rede corporativa tanto por conexão cabeada, quanto por conexão wireless.

No Windows eu faço da seguinte maneira: Computador > Mapear unidade de rede \\192.168.4.4\ > usuário fargs\williamr > senha e consigo acessar os documentos.

No Ubuntu eu não consegui. Também não sei se é possível.

Li o seguinte tópico http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1020625-como-mapear-unidades-de-rede-windows-em-linux-ubuntu-1210/ em outro fórum, tentei a solução apresentada por outro usuário, mas recebi a mensagem de erro abaixo:



Se puderem me ajudar, fico muito agradecido.

Um abraço!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Conectar servidor Windows no Ubuntu 14.04
« Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2014, 14:27 »
Essa linha foi usada no lugar errado, pois isso não é um comando, e sim uma especificação (aparentemente incompleta) de sistema de arquivos.

Você tem que adicioná-la ao arquivo /etc/fstab, usando um editor de textos em modo super-usuário.

Sugiro também que você exclua o trecho "username=fargs\williamr,password=xxxxxxx" e substitua-o por
"credentials=/home/williamr/.credenciais.cifs,noauto,umask=000".

Você precisará criar o arquivo ".credentials.cifs" em sua pasta home (que eu suponho que seja /home/williamr), com o editor de texto (em modo normal, não precisa [e não deve] ser super-usuário pra isso), com o conteúdo abaixo:
Código: [Selecionar]
username=williamr
password=suasenhasecretíssima
domain=fargs
Depois de criado o arquivo, você deve proteger sua senha limitando o acesso de leitura a ele com o comando abaixo:

chmod 600 .credenciais.cifs

Pra finalizar, certifique-se de que a pasta /mnt/gdo existe e é legível para você:

sudo mkdir -p /mnt/gdo
sudo chown williamr /mnt/gdo
sudo chmod 755 /mnt/gdo


Feito isso, o sistema estará pronto para que você faça a montagem manual do compartilhamento:

mount /mnt/gdo

Se você acessa via gerenciador de arquivos, provavelmente haverá um comando lá pra vc fazer isso também.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline GenarJunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Conectar servidor Windows no Ubuntu 14.04
« Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2014, 11:24 »
Digite: smb://IP/  e Enter

Obs: "IP" = ao IP do servidor que você quer acessar.