Autor Tópico: Ubuntu nao aceita os acentos e o cedilha digitado no teclado! [Resolvido]  (Lida 67238 vezes)

Offline Hickot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
  • Oi? Sou Douglas Alvares e sou do Anonymous e vc?
    • Ver perfil
Senhores,

Instalei o Ubuntu 14.04 LTS a 3 dias atras, e estava tudo funcionando maravilhosamente, porem, hoje o meu teclado veio a calhar. Uso dual boot; Windows 7 e o Ubuntu 14.04. No Windows o meu teclado funciona perfeitamente, porem no ubuntu ele nao aceita os caracteres especiais, tais como: Acentos e o cedilha. Ja fiz de tudo, configurei para o teclado portugues(brasil), ja coloquei tambem como Portugues(brasil) nativo e nada do teclado voltar a funcionar. Me ajudem por favor!!!
« Última modificação: 20 de Outubro de 2014, 12:27 por Hickot »
Desktop: AMD Phenom II X6 1100T Black Edition 3.3Ghz(Turbo core=3.7Ghz), DDR3 8GB, HD 1TB, Placa de vídeo: Nvidia GTX 760, Windows 7 Ultimate 64-bits e Ubuntu 14.04, Monitor Samsung (LED Full HD) 22'.. || Notebook: Intel Core i3 M370 2.4Ghz, DDR3 4GB, HD 500GB, Ubuntu 14.04 64-bits, Tela 14' HD

Offline Hickot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
  • Oi? Sou Douglas Alvares e sou do Anonymous e vc?
    • Ver perfil
Re: Ubuntu nao aceita os acentos e o cedilha digitado no teclado!
« Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2014, 02:39 »
Pessoal,

Consegui!!  Eu tinha que remover as outras entradas de fontes de textos, como: Inglês que também estava habilitado. Deixei apenas o Português(Brasil) e agora voltou a funcionar!!
Desktop: AMD Phenom II X6 1100T Black Edition 3.3Ghz(Turbo core=3.7Ghz), DDR3 8GB, HD 1TB, Placa de vídeo: Nvidia GTX 760, Windows 7 Ultimate 64-bits e Ubuntu 14.04, Monitor Samsung (LED Full HD) 22'.. || Notebook: Intel Core i3 M370 2.4Ghz, DDR3 4GB, HD 500GB, Ubuntu 14.04 64-bits, Tela 14' HD

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Ubuntu nao aceita os acentos e o cedilha digitado no teclado!
« Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2014, 05:53 »
vim tarde colega mas felizmente você já deu a volta a tudo.
é isso ai e bola para frente.
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline Hickot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
  • Oi? Sou Douglas Alvares e sou do Anonymous e vc?
    • Ver perfil
Re: Ubuntu nao aceita os acentos e o cedilha digitado no teclado!
« Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2014, 11:35 »
[Resolvido]
Desktop: AMD Phenom II X6 1100T Black Edition 3.3Ghz(Turbo core=3.7Ghz), DDR3 8GB, HD 1TB, Placa de vídeo: Nvidia GTX 760, Windows 7 Ultimate 64-bits e Ubuntu 14.04, Monitor Samsung (LED Full HD) 22'.. || Notebook: Intel Core i3 M370 2.4Ghz, DDR3 4GB, HD 500GB, Ubuntu 14.04 64-bits, Tela 14' HD

Offline ivaneyvieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu nao aceita os acentos e o cedilha digitado no teclado!
« Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2014, 20:32 »
Pessoal,

Consegui!!  Eu tinha que remover as outras entradas de fontes de textos, como: Inglês que também estava habilitado. Deixei apenas o Português(Brasil) e agora voltou a funcionar!!

Eu estou enfrentando o mesmo problema, mas não entendi como você consegui resolver.

Offline ultranol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu nao aceita os acentos e o cedilha digitado no teclado!
« Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2014, 00:02 »
Aqui, idem. Eu uso o 14.04 em inglês, e aqui o comportamento é estranhíssimo: se eu uso o English, US international with dead keys, os acentos até funcionam, mas ele coloca acento até onde não deve: ḿ, ś, ŕ - quando eu estou digitando algo em inglês e preciso digitar "I'm", por exemplo, ele sai "Iḿ", um saco! E as letras que não aceitam acento, tipo o "t", simplesmente não saem. Eu tenho que digitar o apóstrofo, dar um espaco e só então teclar a letra. Um saco!

Eu tinha baixado um programa chamado Autokey e tinha mudado até o código fonte pra que ele funcionasse da maneira que queria, mas quando fiz o upgrade pra 14.04 ele passou a dar um backspace a mais, ferrou tudo... e eu só guardei o programa compilado, teria que programar tudo de novo... arggh!!!!

Offline Hickot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
  • Oi? Sou Douglas Alvares e sou do Anonymous e vc?
    • Ver perfil
Re: Ubuntu nao aceita os acentos e o cedilha digitado no teclado!
« Resposta #6 Online: 19 de Maio de 2014, 00:15 »
Pessoal,

Façam um teste:

- Vá em "Configurações do sistema-> Entrada de texto-> (em 'Fontes de entrada para usar' adicione "Português"(somente português, nada de português do Brasil) e apague a entrada que estava antes deixando apenas o "Portugues".


- Façam um teste e depois postem aqui o resultado!!
Desktop: AMD Phenom II X6 1100T Black Edition 3.3Ghz(Turbo core=3.7Ghz), DDR3 8GB, HD 1TB, Placa de vídeo: Nvidia GTX 760, Windows 7 Ultimate 64-bits e Ubuntu 14.04, Monitor Samsung (LED Full HD) 22'.. || Notebook: Intel Core i3 M370 2.4Ghz, DDR3 4GB, HD 500GB, Ubuntu 14.04 64-bits, Tela 14' HD

Offline ultranol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu nao aceita os acentos e o cedilha digitado no teclado!
« Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2014, 00:26 »
Pessoal,

Façam um teste:

- Vá em "Configurações do sistema-> Entrada de texto-> (em 'Fontes de entrada para usar' adicione "Português"(somente português, nada de português do Brasil) e apague a entrada que estava antes deixando apenas o "Portugues".


- Façam um teste e depois postem aqui o resultado!!

Valeu pela resposta, Hickot.

Aqui fica tudo uma zona. O meu teclado eh assim: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/37/ANSI_Keyboard_Layout_Diagram_with_Form_Factor.svg/1313px-ANSI_Keyboard_Layout_Diagram_with_Form_Factor.svg.png então nenhum desses teclados em PT vão funcionar, pois todos eles a tecla "Enter" tem altura dupla.

Offline Hickot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
  • Oi? Sou Douglas Alvares e sou do Anonymous e vc?
    • Ver perfil
Re: Ubuntu nao aceita os acentos e o cedilha digitado no teclado!
« Resposta #8 Online: 19 de Maio de 2014, 00:43 »
Entendi...

Vamos aguardar então os nossos outros colegas responderem!!
Desktop: AMD Phenom II X6 1100T Black Edition 3.3Ghz(Turbo core=3.7Ghz), DDR3 8GB, HD 1TB, Placa de vídeo: Nvidia GTX 760, Windows 7 Ultimate 64-bits e Ubuntu 14.04, Monitor Samsung (LED Full HD) 22'.. || Notebook: Intel Core i3 M370 2.4Ghz, DDR3 4GB, HD 500GB, Ubuntu 14.04 64-bits, Tela 14' HD

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu nao aceita os acentos e o cedilha digitado no teclado!
« Resposta #9 Online: 19 de Maio de 2014, 10:39 »
Aqui, idem. Eu uso o 14.04 em inglês, e aqui o comportamento é estranhíssimo: se eu uso o English, US international with dead keys, os acentos até funcionam, mas ele coloca acento até onde não deve: ḿ, ś, ŕ - quando eu estou digitando algo em inglês e preciso digitar "I'm", por exemplo, ele sai "Iḿ", um saco! E as letras que não aceitam acento, tipo o "t", simplesmente não saem. Eu tenho que digitar o apóstrofo, dar um espaco e só então teclar a letra. Um saco!

Eu tinha baixado um programa chamado Autokey e tinha mudado até o código fonte pra que ele funcionasse da maneira que queria, mas quando fiz o upgrade pra 14.04 ele passou a dar um backspace a mais, ferrou tudo... e eu só guardei o programa compilado, teria que programar tudo de novo... arggh!!!!

Parece que o problema é no metodo de entrada.

Ajuste para US Int'l sem dead keys e em método de entrada não selecione d-bus

Faça experimentos com / sem d-bus

Creto

  • Visitante
Re: Ubuntu nao aceita os acentos e o cedilha digitado no teclado!
« Resposta #10 Online: 19 de Maio de 2014, 10:55 »
Fácil:

Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure locales
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure console-setup
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure console-data
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure keyboard-configuration
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure tzdata
Espero ter sido útil de alguma forma.

T+

Offline ultranol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu nao aceita os acentos e o cedilha digitado no teclado!
« Resposta #11 Online: 19 de Maio de 2014, 13:12 »
Parece que o problema é no metodo de entrada.

Ajuste para US Int'l sem dead keys e em método de entrada não selecione d-bus

Faça experimentos com / sem d-bus

No meu input method tem duas opçoes, "none" e "ibus", tentei as duas, nao altera nada - com idioma "English (US)" nenhum acento sai, fica tudo 'e, 'c, ^e, etc.


Fácil:

Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure locales
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure console-setup
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure console-data
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure keyboard-configuration
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure tzdata
Espero ter sido útil de alguma forma.

T+

No comando "keyboard-configuration" ele escolheu por padrao o English (US international with dead keys) e dai voltou ao que era antes, acentos no m, s, etc.

Obrigado a todos pelas respostas... mas to achando q vou ter que alterar o programa que eu tava usando antes mesmo.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu nao aceita os acentos e o cedilha digitado no teclado!
« Resposta #12 Online: 19 de Maio de 2014, 15:03 »
Tentou com e sem o d-bus?

Offline ultranol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu nao aceita os acentos e o cedilha digitado no teclado!
« Resposta #13 Online: 19 de Maio de 2014, 15:49 »
Tentou com e sem o d-bus?

Eu nao sei o que eh d-bus, seria o "ibus" que eu citei acima?

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re: Ubuntu nao aceita os acentos e o cedilha digitado no teclado!
« Resposta #14 Online: 09 de Junho de 2014, 12:19 »
Eu resolvi com este comando que achei na Internet, mas como já faz tempo não lembro de onde, não é de minha autoria, mas resolveu meus casos mais de uma vez:

setxkbmap -model abnt2 -layout br