Autor Tópico: Tutorial sobre Ubuntu Studio 14 e dicas  (Lida 12904 vezes)

Offline zenivaldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Tutorial sobre Ubuntu Studio 14 e dicas
« Online: 23 de Abril de 2014, 09:40 »
Tenho Ubuntu Studio 14 e gostaria de ajuda:
1- Tutorial em portugues sobre o sistema
2- Se posso aplicar efeitos de som em apresentações ao vivo com algum dos programa dele
3- Dicas para usar os programas num studio simples em português
« Última modificação: 23 de Abril de 2014, 14:10 por platao »

Offline imagenista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • Romo Oliveira
Re: Tutorial sobre Ubuntu Studio 14 e dicas
« Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2014, 11:25 »
Olá Zenivaldo,
(só agora vi este tópico)

eu uso o Ubuntu Studio 14.04, mas talvez você precise ser mais específicos nas questões que colocou aqui.

1 - "tutorial em português sobre o sistema" é algo bem amplo e vago.

Como sabemos, o Ubuntu Studio usa o XFCE como ambiente gráfico, então é só procurar dicas sobre o Xubuntu e estará em casa.

Inclusive muitas dicas e tutoriais encontrados sobre o Ubuntu serve para maioria das distros derivadas, salvo quando for algo específico de um determinado ambiente gráfico (KDE ou Unity, por exemplo).

No tocante ao "sistema" o que posso dizer é que:
a) a instalação de programas se dá da mesma forma, tanto pelo terminal quanto pela central de programas.
b) o Gerenciador de Arquivos padrão é o Thunar, bastante leve e eficiente, mas você pode instalar outro se preferir, o Nemo por exemplo.
c) as Configurações do Sistema é basicamente um painel similar às das outras distro, então, tudo que você sabe configurar em outra distro conseguirá no Ubuntu Studio.
Imagino que você já tenha conhecimento disso.

Até agora não encontrei nenhum mistério que fosse necessário um tutorial próprio sobre "o sistema" Ubuntu Studio.

Então, no mais é fuçar mesmo e se familiarizar com a interface.

2 - Essa questão de efeitos de som em apresentação não entendi bem como seria feito isso, talvez por que eu não mexo em nada relacionado a multimídia, além de ver vídeos e ouvir música.
Minha área é imagens 2D.

3 - Sobre que programas você quer usar? Um Gimp, Inkscape, Blender 3D? Nesse caso, há bastante tutoriais em português sobre esses aplicativos.

E o que seria um estúdio simples?  ???

É um estúdio focado em áudio e vídeo? Efeitos visuais? Fotografia? Gráfica e impressão? Webdesigner?  :)
« Última modificação: 23 de Junho de 2014, 21:00 por imagenista »

Offline zenivaldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Tutorial sobre Ubuntu Studio 14 e dicas
« Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2014, 15:35 »
Valeu, meu pc queimou logo depois de postar, estou respondendo do notebook.
1.Entendi sua dica e me foi muito util, respondido.
2.Exemplo toco teclado ao vivo e gostaria se é possivel atraves do ubuntu studio manipular (equalisar) o som durante minhas apresentações.
3.Gostaria de utiliza-lo num studio de som aqui em casa para gravação e edição.Gostaria de um tutorial sobre essas duas questões.
« Última modificação: 23 de Junho de 2014, 15:37 por zenivaldo »

Offline imagenista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • Romo Oliveira
Re: Tutorial sobre Ubuntu Studio 14 e dicas
« Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2014, 21:06 »
Olá Zenivaldo,

pelo menos uma pergunta foi respondida, né? :)

O Ubuntu Studio já vem com uma coleção de programas que, imagino, deve atender praticamente todas as necessidades também nessa área de áudio.
Quem trabalha com áudio poderá lhe confirmar.

Portanto, sua busca inicial não seria propriamente sobre o sistema Ubuntu Studio, mas sim sobre determinados softwares de áudio.

O próximo passo então seria especificar (ou descobrir, caso ainda não saiba) quais os softwares presente no Ubuntu Studio são os mais indicados para as tarefas que você deseja.

Uma vez sabendo quais programas usar, aí fica mais fácil encontrar tutoriais e dicas para o que você quer.

Sugiro abrir um tópico específico lá na seção de áudio e vídeo http://ubuntuforum-br.org/index.php/board,22.0.html (creio que é a seção mais apropriada e onde você teria mais chances de obter respostas) para sanar essas suas dúvidas, ou até mesmo fazer uma pesquisa antes, aqui no fórum ou no google, para ver se já tem alguma coisa sobre isso.

Offline ankiris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Tutorial sobre Ubuntu Studio 14 e dicas
« Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2014, 14:32 »
Pesâmes pelo seu pc  :-[

Olá, então no caso do Ubuntu Studio ele já vem com uma série de programas instalados. O Audacity é o mais usado para gravação e edição musical. Você também terá o Ardour e inclusive poderá utilizá-lo para fazer uma rádio online pelo Jack e com ajuda do Dj Console.

Só com o Audacity você teria uma enorme gama de opções no seu estúdio simples, aos poucos vá utilizando e integrando os outros programas. Utilizo o Ubuntu Studio para edição gráfica e aos poucos fui integrando todos os programas conforme tomei conhecimento de suas funções. Gimp, InkScape e Scribus e esse último se integra a diversos outros programas, é uma plataforma ótima;
Para inicio procure tutoriais de cada um dos programas, começando pelo básico (gravação e edição de arquivos simples), depois desenvolva outros projetos. O mais legal dessa distribuição e a integração, você pode usar a parte de criação visual e fazer uma página na Web com Gimp, Inkscape, Blender e outros, depois usar o PHPMyadmin para rodar um servidor, integrar com o Jack, editar suas músicas com o Audacity. As possibilidades são infinitas. Só depende da sua vontade de aprender.

Boa sorte cara, seria legal você atualizar o tópico para sabermos como está sua busca. VLW

Conheço pouco dessa área de edição sonora, porém

Offline zenivaldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Tutorial sobre Ubuntu Studio 14 e dicas
« Resposta #5 Online: 10 de Julho de 2014, 15:39 »
Muito obrigado pelas dicas.

Descobri que minha placa de video tambem queimou. >:(
Comprei uma fonte thermaltec, placa de video amd r7 240 2gb de video, só falta a placa mae para meu processador amd fx six core e minhas memorias 2x 4gb.Só esses dois componentes não foram danificado com um curto-circuito ocorrido aqui. :'(
Final do mês pego a placa-mãe e poderei seguir os conselhos que foram benvindos.
valeu
 :D