Autor Tópico: Planos para Ubuntu 14.10 incluem substituir apps e convergir desktop com tablets  (Lida 12456 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Mal foi lançado a versão 14.04, já sairam as primeiras informações a respeito da próxima versão do Ubuntu, a 14.10.

Vejam:


Citar
Convergência é a palavra de ordem na Canonical há um bom tempo e, com o lançamento do Ubuntu 14.04 previsto para os próximos dias, já chegou o momento de começarem a falar do que virá na versão 14.10, em outubro.

Liberta das demandas impostas à versão 14.04 porque esta seria LTS (ou seja, com suporte de longo prazo), a versão 14.10 fará algumas mudanças mais profundas debaixo do capô, sempre com o tema da convergência entre o desktop e os dispositivos móveis.

Entre as tarefas inicialmente elencadas, estão a obsolescência do gnome-session, a transferência do controle sobre processos como a gestão do screensaver e do PolicyKit, e a substituição de apps centrais do desktop (como a calculadora e o gerenciador de arquivos) oriudos do mundo GNOME por sucessores desenvolvidos pela Canonical pensando especificamente na convergência de plataformas.


FONTE: Br Linux


P.S.: Quem desejar ler o texto em inglês que originou esta matéria segue o link.
« Última modificação: 17 de Abril de 2014, 09:11 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
venho esperando isso já faz algum tempo! não sei se a canonical conseguira sucesso nesse projeto, mas apple e microsoft parecem seguir o mesmo caminho.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Quanto a Apple não sei dizer, pois nunca usei nenhum produto deles.

Mas a Microsoft com Win8/8.1 não agradou aos usuários com seu ambiente Metro nos desktops.

Será que a Canonical conseguirá realizar esta façanha com o Ubuntu...???

Esperamos atualizações da Canonical e o lançamento do Ubuntu 14.10 para ver se conseguirá... 8)
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Quanto a Apple não sei dizer, pois nunca usei nenhum produto deles.

Mas a Microsoft com Win8/8.1 não agradou aos usuários com seu ambiente Metro nos desktops.

Será que a Canonical conseguirá realizar esta façanha com o Ubuntu...???

Esperamos atualizações da Canonical e o lançamento do Ubuntu 14.10 para ver se conseguirá... 8)

ao meu ver, a maior vantagem (característica) da apple é o acabamento de seus produtos, acho bem diferente do que comumente encontramos no varejo.
realmente o windows 8 não agradou, mas temos que admitir que tem um bom desempenho, mas se tornou "difícil" de usar (palavras da minha esposa e alguns amigos).
acredito que a canonical conseguira, mas quanto ao sucesso tenho minhas duvidas. recentemente testei o ubuntu touch 14.04 (versão 250), ainda tem um desempenho muito inferior ao android que estava no aparelho. o conceito de uso e interface empolgou e muito quem viu o teste, mas o desempenho deixou a todos, inclusive eu com um pé atrás.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Um desktop de 20, 30, 40 polegadas vai ficar limitado ao que se pode fazer em 4 ou 5?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Sem dúvida vai ser um desafio e tanto. Eu tenho a oportunidade de poder usar Mac OS , iOs ( do iphone do meu pai) , Windows 8.1 do meu Notebook, Windows Phone do Nokia de uma colega.

A Apple já vem fazendo um ótimo trabalho unindo as coisas entre o MacOs e o iOs sem querer perder o que cada um tem de melhor. Nada de mudanças radicais mas mantendo as mesmas funcionalidades de quem gosta e usa o MacOS faz tempo.

A Microsoft tentou mudar muito radicalmente e acabou tendo muita rejeição dos seus usuários de sistema para PCs. Eu tive que reaprender a usar o Windows com a versão 8. Fui ler manuais e depois que passei a entender o que eles propuseram achei legal. Mas este é o problema. Como você vai querer que sua base de usuários tenha que reaprender a usar um sistema a que ele se acostumou por mais de uma década? Remover o iniciar foi um tiro no pé, isso foi tão grave que eles tiveram que voltar atrás. E fizeram isso nessa segunda atualização do Windows 8.1 . Agora ao iniciar o Windows 8.1 ele vai direto para área de trabalho e mostra como o iniciar a tela inicial do metro. Tive alguns problemas de instabilidade  também com o 8. Mas vem melhorando com as atualizações.

O único recurso que realmente achei matador do 8.1 é a capacidade de fazer busca pela rede no meu servidor samba com CentOS.
Agora eu acho qualquer coisa que nem me lembrava onde estava.

Então vai ser difícil para Canonical unir os dois mundos. Vamos ver o caminho adotado, se o radical da Microsoft ou um mais calmo como da Apple. Parece que vai ser como a Apple.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Citar
Remover o iniciar foi um tiro no pé, isso foi tão grave que eles tiveram que voltar atrás. E fizeram isso nessa segunda atualização do Windows 8.1.

Eu li uma vez no Baixaki/Tecmundo que parece que a Microsoft vai colocar o menu Iniciar de volta ao Windows em 2015 se não me engano.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Ainda assim, não consigo ver essa convergência com bons olhos.
É como se alguém estivesse tentando criar uma tela de cinema que funciona como uma televisão.
Claro que tem coisas que funcionam melhor no cinema, e tem coisas que funcionam melhor na televisão. Ainda há algumas coisas que funcionam bem nas duas (sem esquecer as que não funcionam bem em lugar nenhum).

Limitar o desktop (ou o notebook) com base na experiência sensorial do smartphone, pra mim, é o mesmo que querer criar cinema usando linguagem (e formato) de televisão.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Concordo, mas a grande maioria dos usuários não necessita de todos os recursos oferecidos pelo desktop, e acredito que estão apostando nisso. Conheço pessoas que apos adquirir um smartphone (um bom) encostaram o desktop ou o notebook. O nautilus é um exemplo. O ios é outro exemplo, sistema pouco customizável, mas que agrada uma legião de usuários.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Concordo, mas a grande maioria dos usuários não necessita de todos os recursos oferecidos pelo desktop, e acredito que estão apostando nisso. Conheço pessoas que apos adquirir um smartphone (um bom) encostaram o desktop ou o notebook. O nautilus é um exemplo. O ios é outro exemplo, sistema pouco customizável, mas que agrada uma legião de usuários.

Concordo com você.

Depois que comprei o meu Motorola Moto G, praticamente não acesso mais a internet para navegação simples, verificar email e até comecei a jogar um pouco mais no smartphone, coisa que não fazia antes no notebook e nem no desktop.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Planos para Ubuntu 14.10 incluem substituir apps e convergir desktop com tablets
« Resposta #10 Online: 19 de Abril de 2014, 12:56 »
Isso não é motivo para obrigar a todos os usuários de desktop a trabalhar como se estivesse num tablet ou smartphone. Esse foi o erro do Windows 8. Fico preocupado que o Ubuntu queira repetir os erros, em vez dos acertos.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D