Autor Tópico: Como mudar ordem do boot via terminal  (Lida 2654 vezes)

Offline tiernich

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Como mudar ordem do boot via terminal
« Online: 17 de Abril de 2014, 02:19 »
Olá! Estou precisando saber como mudar a ordem do boot de um compaq presario via terminal. de hardware para Cd/DVd Uso ubuntu 13.04

Offline lpds25

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
Re: Como mudar ordem do boot via terminal
« Resposta #1 Online: 17 de Abril de 2014, 08:00 »
isso normalmente muda-se na BIOS do PC, não é preciso ir ao SO...
a teclade acesso à BIOS varia de modelo para modelo de PC
Utilizador Ubuntu nº 29843

Offline tiernich

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Como mudar ordem do boot via terminal
« Resposta #2 Online: 18 de Abril de 2014, 01:11 »
isso normalmente muda-se na BIOS do PC, não é preciso ir ao SO...
a teclade acesso à BIOS varia de modelo para modelo de PC

Obrigado pela resposta lpds25. Sei que a pergunta acima é um pouco estranha, mas acontece que a situação é um pouco complicada.. veja bem.. o vidro da tela do note de um amigo meu foi destroçada pelos seus irmaos mais novos (ele tem 5!!!) e queriamos instalar o windows em dual boot, mas nao conseguimos ver a tela da bios. A imagem(quando ligada a um monitor) soh aparece quando o sistema linux inicia. Tentamos seguir o procedimento as cegas atraves de um video de um notebook similiar ao dele(o dele eh um compaq presario q43) sem sucesso, nao conseguimos colocar a prioridade para cd/dvd e o note continua iniciando pelo hd.

Pensei que se fosse possivel mudar a ordem do boot pelo terminal poderiamos conseguir instalar o windows.

Obrigado pela sua resposta mesmo assim ;)
« Última modificação: 18 de Abril de 2014, 01:19 por tiernich »

Offline lpds25

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
Re: Como mudar ordem do boot via terminal
« Resposta #3 Online: 18 de Abril de 2014, 06:36 »
isso de facto e complicado... ai só me ocorre uma coisa: trocar o LCD
Ja tive um note em que isso me aconteceu (dei uma queda enquanto o transportava...) só detectava o monitor externo ja no logo do Windows 7 (essa maquina nunca rodou o Ubuntu, que me recorde...). esteve encostado ate o LCD ser trocado...
« Última modificação: 18 de Abril de 2014, 06:46 por lpds25 »
Utilizador Ubuntu nº 29843

Offline tiernich

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Como mudar ordem do boot via terminal
« Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2014, 11:49 »
É, tinhamos urgência para fazer um trabalho e o programa especifico roda apenas em Windows, mas conseguimos fazer em outro pc. agora e juntar dinheiro pra trocar a tela ;) e continuar pesquisando como fazer esse procedimento por mera curiosidade... se descobrir posto aqui um tutorial ;)

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Como mudar ordem do boot via terminal
« Resposta #5 Online: 19 de Abril de 2014, 12:38 »
Neste caso, só conseguindo mesmo um vídeo com o mesmo modelo, para fazer tecla-a-tecla o processo. Cade BIOS tem um menu, ou seja, as opções ficam em posições diferentes, etc...

Mas eu acho que é mais barato comprar outro note do que trocar a tela hein... pelo menos, hoje em dia, quase tudo é descartável.