Autor Tópico: Olhar Digital: Dica: Aprenda a trocar o Windows XP pelo Linux  (Lida 13161 vezes)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Olhar Digital: Dica: Aprenda a trocar o Windows XP pelo Linux
« Online: 11 de Abril de 2014, 17:29 »
Segue matéria do Olhar Digital incentivando a troca do XP por Linux.

Citar

A suspensão do suporte ao Windows XP, aunciada esta semana, deixa 20 milhões de PCs desprotegidos e usuários preocupados. Em meio às ideias para lidar com o fim das correções de segurança, muitos leitores sugeriram a instalação do sistema de código aberto Linux como alternativa à compra de uma nova máquina, como quer a Microsoft.

O Linux já foi complicado de usar, ao menos quando comparado ao Windows, mas avanços recentes têm deixado a plataforma mais amigável. Pensando nisso, preparamos um passo a passo que ensina a instalar o Ubuntu na máquina, considerada a distribuição de Linux mais intuitiva.

Antes de mergulhar no procedimento, preste atenção a três recomendações:

1) Faça um backup de todos os seus arquivos importantes

Instalar um novo sistema operacional pode comprometer os arquivos do computador. Então faça um backup de fotos, vídeos, textos, tudo o que julgar importante, e leve o conteúdo para um HD externo.

2) Saiba que os softwares serão muito diferentes

No Linux, você vai encontrar alguns programas com os quais está acostumado, como Firefox, Chrome e outros. A maioria, entretanto, não está disponível porque o Linux possui uma comunidade...

Ao final inclusive indica o fórum caso tenha dúvidas, vale mesmo a pena ler: Leia matéria completa aqui.

obs.: A sim, não concordo que a instalação é demorada, mas já tá valendo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Olhar Digital: Dica: Aprenda a trocar o Windows XP pelo Linux
« Resposta #1 Online: 11 de Abril de 2014, 18:29 »
Muito legal! :)

Creto

  • Visitante
Re: Olhar Digital: Dica: Aprenda a trocar o Windows XP pelo Linux
« Resposta #2 Online: 11 de Abril de 2014, 19:01 »
Ai pergunto eu:

Será que vale a pena ???

hehe brincadeira, mas realmente para o usuário XP há a real necessidade de um bom texto explicativo, afinal:

"eu vim de lá, eu vim de lá pequenininho..."
;)

T+

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Olhar Digital: Dica: Aprenda a trocar o Windows XP pelo Linux
« Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2014, 19:14 »
Faz tempo q não via o companheiro clcampos !!!!!  :D
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Olhar Digital: Dica: Aprenda a trocar o Windows XP pelo Linux
« Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2014, 19:16 »
Faz tempo q não via o companheiro clcampos !!!!!  :D

Vinha muito apertado no trabalho, e depois muito apertado com dois cursos, mas sempre olho o que se passa aqui, ao menos 1 vez por semana. Um dos cursos acaba amanhã, assim espero estar bem mais constante a partir de agora (tanto que já antecipei para hoje um tempo ao fórum).

Estava com muitas saudades.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Olhar Digital: Dica: Aprenda a trocar o Windows XP pelo Linux
« Resposta #5 Online: 11 de Abril de 2014, 19:38 »
Seja muito bem vindo !!!!
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Olhar Digital: Dica: Aprenda a trocar o Windows XP pelo Linux
« Resposta #6 Online: 11 de Abril de 2014, 20:31 »
Ótima notícia!
(tanto a do olhar digital quanto seu reaparecimento aqui!)


Muito bom ver sites grandes incentivarem a galera a buscar alternativas de qualidade né :-)
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Creto

  • Visitante
Re: Olhar Digital: Dica: Aprenda a trocar o Windows XP pelo Linux
« Resposta #7 Online: 15 de Abril de 2014, 11:07 »
(...)


Muito bom ver sites grandes incentivarem a galera a buscar alternativas de qualidade né :-)
É, mas mesmo assim ainda não é o suficiente..., infelizmente né?!!!

T+

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Olhar Digital: Dica: Aprenda a trocar o Windows XP pelo Linux
« Resposta #8 Online: 15 de Abril de 2014, 11:39 »
Matéria mal elaborada.

Acredito que a maioria dos usuários XP não possuem computador com Hardware adequado para rodar o Ubuntu (Unity).

Deveriam ao menos ter mencionado que, para os computadores menos potentes, existem alternativas como o Xubuntu e Lubuntu.

Simplesmente recomendar a instalação do Ubuntu pode ser um tiro no pé, pois levará o usuário a frustração e o mesmo vai acabar acatando a recomendação da Microsoft: comprar um PC novo (e com Windows).

Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Re: Olhar Digital: Dica: Aprenda a trocar o Windows XP pelo Linux
« Resposta #9 Online: 19 de Abril de 2014, 12:01 »
Vi esse tutorial, legal mesmo.
gustavopaulinno

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Olhar Digital: Dica: Aprenda a trocar o Windows XP pelo Linux
« Resposta #10 Online: 23 de Abril de 2014, 20:14 »
Matéria mal elaborada.

Acredito que a maioria dos usuários XP não possuem computador com Hardware adequado para rodar o Ubuntu (Unity).

Deveriam ao menos ter mencionado que, para os computadores menos potentes, existem alternativas como o Xubuntu e Lubuntu.

Simplesmente recomendar a instalação do Ubuntu pode ser um tiro no pé, pois levará o usuário a frustração e o mesmo vai acabar acatando a recomendação da Microsoft: comprar um PC novo (e com Windows).

Concordo com você.

O Ubuntu com Unity estava capengando com o 12.04, e o Ubuntu One que havia causado certa dependência tecnológica, tirá-lo será afastá-los.

Não deve ser a maioria dos computadores, mas boa parte não está apta a rodar Unity adequadamente. E mesmo assim, Gnome2 é muito mais gostoso de mexer (facilidade, intuitividade) que o XFCE e muito mais completo que o LXDE.

Inclusive o XFCE poderia começar a aprender algumas coisas com o Gnome2 que virou Mate...

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Olhar Digital: Dica: Aprenda a trocar o Windows XP pelo Linux
« Resposta #11 Online: 23 de Abril de 2014, 20:23 »
... Gnome2 é muito mais gostoso de mexer (facilidade, intuitividade) que o XFCE e muito mais completo que o LXDE.

Inclusive o XFCE poderia começar a aprender algumas coisas com o Gnome2 que virou Mate...

Discordo.  :)

Penso que ATUALMENTE o Xfce supera o GNOME 2 e até o MATE. Pode perder (do GNOME 2) na questão aplicativos. Mas já ganha na interface, com o menu Whisker, com o xfce4-appfinder e até na composição (efeitos gráficos do Xfwm), que funciona sem pesar no sistema e sem exigir Hardware compatível (o contrário do que acontece com o Metacity / Marco)

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Olhar Digital: Dica: Aprenda a trocar o Windows XP pelo Linux
« Resposta #12 Online: 23 de Abril de 2014, 23:02 »
XFCE evoluiu horrores desde a época do gnome 2.x. e superou o mesmo. Tenho que concordar.

E realmente, não seria má idéia terem mencionado o Lubuntu ou Xubuntu como opções pra hardware modesto no artigo.

Talvez eu volte pro XFCE...
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Olhar Digital: Dica: Aprenda a trocar o Windows XP pelo Linux
« Resposta #13 Online: 24 de Abril de 2014, 01:04 »
Da experiência que eu tive com o grupo de usuários que eu presto suporte, eles estavam preferindo gnome2, e por não terem gostado do xfce, eu coloquei mate. É Debian empowered... :D

Mas eles podem escolher a interface gráfica. Do que eu vi do XFCE no CAELinux2013 ( http://distrowatch.com/table.php?distribution=cae ) que testei recentemente, tem sido a mesma coisa. Não conheço muito de XFCE e irei procurar saber das novidades. Mas entre as opções do botão direito, eu acredito que Mate bate o XFCE, para minha usabilidade, pelas opções que dispõe com o botão direito.

o XFCE é multi-organizável, o que torna-o que nem o gnome2/mate, mas eu tornei-me tão fã disso que voltei para ele.

Trocar o XP por algum GNU/Linux exigirá do usuário apenas certa paciência para lidar com os programas novos. O navegador de pastas Nautilus é tão bom quanto o do Windows XP, mas o Thunar do XFCE ainda deixa a desejar. O Pcmanfm do LXDE é o mais fraquinho. E logo que migrarem, perceberão que tendo o Central de Aplicativos disponível, tornará a vida dos próprios usuários mais fácil.