Autor Tópico: Auto montagem  (Lida 7536 vezes)

Offline sbz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Auto montagem
« Online: 11 de Abril de 2014, 10:49 »
Pessoal, existe o fstab e o comando mount -a, que executa esse arquivo sem precisar reiniciar a máquina. Eu preciso criar um arquivo com algumas montagens dentro dele (como o fstab) e um comando que execute esse arquivo (faça as montagens que estão especificadas nele). Tem como?
PS: não sei se o lugar certo do tópico é aqui ou em programação.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Auto montagem
« Resposta #1 Online: 11 de Abril de 2014, 11:00 »
Olá

Não entendi qual o seu cenário.

Dispositivos locais são identificados pelo pacote fuse e declarados no arquivo mtab caso não estejam em fstab, como midias de cd e pendrives por exemplo.

Já locais de rede podem ser fixos no fstab para montagem automática, ou se o pacote samba estiver instalado ser pesquisado em "redes" pelo browser (pode ser o nautilus) e montados pelo fuse via samba.

Descreva em detalhes qual o cenário que precisa para o fórum indicar o que fazer ou um script para ser escrito.

[]'s

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Auto montagem
« Resposta #2 Online: 11 de Abril de 2014, 11:52 »
Tota, o arquivo mtab é um "não mexe nisso aí, Menino!!!". Só o comando "mount" deve manipulá-lo.

sbz, provavelmente vc precisa de um script bash, a questão é só preparar os comandos de montagem.

Inclusive, uma alternativa que vc tem é colocar suas montagens no próprio fstab, com a opção "noauto". Com isso, na hora de montar é só mandar montar o ponto de montagem, algo parecido com isso:

Código: ("fstab") [Selecionar]
...
smb://server/share/dir/ /media/share smbfs noauto,credentials=mycred.fil 0 0
...

Depois pra montar esse sistema de arquivos é só fazer um "sudo mount /media/share", o que é muito mais simples do que passar todos os parâmetros.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Auto montagem
« Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2014, 11:59 »
Tota, o arquivo mtab é um "não mexe nisso aí, Menino!!!". Só o comando "mount" deve manipulá-lo.

Com certeza, e eu em nenhum momento citei para alterá-lo, apenas expliquei o processo.

citei também o possível script, mas como o cenário dele não foi especificado, podemos até imaginar que seja um drive de maquina virtual ou uma câmera de vídeo/foto a ser montada após algum procedimento/programa escrito por ele.

Esperemos a resposta para saber o que aplicar no caso dele.

[]'s

Offline sbz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Auto montagem
« Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2014, 12:56 »
A minha situação é que eu tenho 3 máquinas com partições interligadas por NFS e MHDDFS. Nesse momento todas as montagens estão no arquivo fstab. Mas quando eu preciso reiniciar algumas máquinas, na hora que elas ligam, aparece aquela tela de que a montagem não está pronta. Então eu queria deixar apenas as montagens dos dispositivos que já estão no fstab como automáticas e as montagens do NFS e MHDDFS prontas para serem executadas através de um comando. Eu tinha esquecido da opção noauto, é uma alternativa. Mas quando eu executar o mount -a irá remontar os dispositivos que já estavam prontos. Tem fazer isso não acontecer?

Offline sbz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Auto montagem
« Resposta #5 Online: 11 de Abril de 2014, 13:11 »
Acho mais fácil criar um script bash com os comandos que eu preciso e executar toda vez que eu ligar as máquinas né?
Por exemplo:
Código: [Selecionar]
#!/bin/bash
montagem 1 nfs
montagem 2 nfs
montagem 3 nfs
montagem mhddfs
Dá certo?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Auto montagem
« Resposta #6 Online: 11 de Abril de 2014, 13:31 »
Citar
Mas quando eu executar o mount -a irá remontar os dispositivos que já estavam prontos. Tem fazer isso não acontecer?
Não é bem assim, o "mount -a" monta as partições automáticas, as manuais devem ser montadas manualmente mesmo.

O que eu sugiro que vc faça é deixar as partições nfs automáticas, pq elas sobem automaticamente na hora certa (quando já há rede). Depois vc monta a partição de união manualmente, na hora que achar apropriado. Acho inclusive que tem como programar pra fazer essa montagem no boot, na hora em que as partições remotas já estiverem prontas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Auto montagem
« Resposta #7 Online: 11 de Abril de 2014, 13:34 »
O ideal mesmo seria ter um sistema de arquivos distribuído de verdade, uma coisa atômica...
Eu sei que a Novell tem um desses, mas é parte do conjunto de aplicações do eDirectory / NSS / etc. Os quais são pagos, e só funcionam em Suse Linux Enterprise Server (SLES).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Auto montagem
« Resposta #8 Online: 11 de Abril de 2014, 19:14 »
Movi paa scripts.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Auto montagem
« Resposta #9 Online: 11 de Abril de 2014, 20:01 »
Código: ("fstab") [Selecionar]
...
smb://server/share/dir/ /media/share smbfs noauto,credentials=mycred.fil 0 0
...

O que seria esse mycred.fil?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Auto montagem
« Resposta #10 Online: 11 de Abril de 2014, 22:28 »
Um arquivo de credenciais. Usuário, senha e domínio. Mais detalhes: "man smbmount" ou "man mount.cifs".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D