Autor Tópico: Possuo uma GeForce GTS 450 e me esqueci como instalo o driver correto  (Lida 1293 vezes)

Offline moreira19

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Olá, gostaria de saber como faço para instalar os drivers da minha placa de vídeo GeForce GTS450. Se não me engano eu instalava pela central de programas um pacote, ai eu ia em informações do sistema e ele reconhecia minha placa de vídeo.
No site da fabricante, eu fiz o download de um arquivo run, é correto converte-lo e instala-lo no ubuntu?
Aproveitando a  oportunidade meu amigos, eu gostaria de saber o porque da dificuldade de encontrar drivers quando entramos nos sites dos fabricantes mundialmente conhecidos.
Eles boicotam o nosso querido Linux?
É possível criar drivers, se sim isso é muito complicado, demora meses, anos?
Essas dúvidas sempre me vem na cabeça.
Se for possível em um futuro não muito distante gostaria de estudar programação e a ajudar a melhorar o linux.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Possuo uma GeForce GTS 450 e me esqueci como instalo o driver correto
« Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2014, 14:33 »
Olá,


Se utiliza o Ubuntu 12.04, digite no Dash "Drivers adicionais" e abra o aplicativo para instalar o driver proprietário desejado.


Se utilizar o 12.10 em diante, digite no terminal:

$ sudo software-properties-gtk


Vá até a aba "Drivers adicionais" e instale o driver proprietário desejado.


Esses esquemas de instalar driver baixando do site da NVIDIA sempre deu errado pra mim, sempre bugou todo o sistema, me fazendo ter que reinstalar.


Se quiser driver mais recentes (visto que o Ubuntu nunca disponibiliza drivers atualizados), você pode também seguir esse tutorial:


http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,110386.0.html

Mas faça por sua conta e risco rsrs


Eu diria que em termos de segurança na hora de instalar drivers, em ordem de estabilidade ficaria assim:


Pelo próprio Ubuntu = Mais estável; drivers desatualizados.

Pelo PPA X.org Edgers = Menos estável, mas pode dar certo; drivers atuais.

Baixando pelo site oficial (pelo menos no caso da NVIDIA) = Muito instável, arriscado, alta chance de não dar certo; drivers atuais.


Abraços.
« Última modificação: 09 de Abril de 2014, 14:48 por Renan Rischiotto »

Offline moreira19

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Possuo uma GeForce GTS 450 e me esqueci como instalo o driver correto
« Resposta #2 Online: 09 de Abril de 2014, 15:09 »
Muito Obrigado era isso mesmo que eu queria e deu certo. Esqueci que era em Programas e Atualizações.