Autor Tópico: MHDDFS em mais de um PC. (resolvido)  (Lida 2285 vezes)

Offline sbz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
MHDDFS em mais de um PC. (resolvido)
« Online: 07 de Abril de 2014, 14:57 »
Olá galera. Estou com 3 máquinas (cada uma com 2 HDs) e preciso instalar o MHDDFS para unir 1 HD de cada máquina com o outro. Por exemplo, unir o HD1 da máquina 1 + HD1 da máquina 2 + HD1 da máquina 3. Porém eu só achei tópicos de como unir HDs de uma mesma máquina. Alguém ajuda ai?
« Última modificação: 10 de Abril de 2014, 13:40 por sbz »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: MHDDFS em mais de um PC.
« Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2014, 16:58 »
Você vai fazer isso em dois passos.

No primeiro passo, você vai compartilhar as partições das máquinas entre si, sem uní-los, via NFS.

Quando as três máquinas estiverem acessando as partições umas das outras, você vai por o MHDDFS para unir as partições.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sbz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: MHDDFS em mais de um PC.
« Resposta #2 Online: 09 de Abril de 2014, 14:03 »
Já fiz isso zekkerj. Fiz da seguinte maneira: /home1, /home2 e /home3 são as partições dos PC`1 ,2 e 3, respectivamente. Com o nfs eu exportei a /home1/mnt1 para /home2/mnt2 e para /home3/mnt3. Desse jeito as partições já estão conectadas. O meu problema é na hora de montar o mhddfs, pois precisa que todas partições "estejam na mesma máquina". Quanto eu tento montar
Citar
mhddfs#/home1/mnt1,/home2/mnt2,/home3/mnt3 /home1/mnt fuse defaults,allow_other 0 0
, o retorno é que /home2/mnt2 e /home3/mnt3 não existem.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: MHDDFS em mais de um PC.
« Resposta #3 Online: 09 de Abril de 2014, 14:23 »
Confirma que as partições estejam montadas, e que o usuário root tenha acesso a elas. Para isso, vc tem que adicionar a opção "no_root_squash" no arquivo exports, do contrário ele corta o acesso root.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sbz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: MHDDFS em mais de um PC.
« Resposta #4 Online: 09 de Abril de 2014, 14:59 »
Elas estão montadas sim, pois já havia testado. E a opção no_root_squash já estava adicionada tbm. Eu acho que o problema é que na linha de montagem do mhddfs todos o diretórios precisam estar no mesmo ip (ip da máquina em que está montando), pois quando eu exportei o /home2/mnt2 para /home1/mnt2 e /home3/mnt3 para /home1/mnt3 (ou seja, no pc1 havia pontos de montagem das duas máquinas) deu para montar o mhddfs do seguinte jeito:
Citar
mhddfs#/home1/mnt1,/home1/mnt2,/home1/mnt3 /home1/mnt fuse defaults,allow_other 0 0
O problema é que quando eu crio um arquivo em /home1/mnt1 ele aparece em /home1/mnt, mas não aparece nas outras máquinas.

Offline sbz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: MHDDFS em mais de um PC.
« Resposta #5 Online: 09 de Abril de 2014, 16:35 »
Outra pergunta é se eu consigo acessar o /home1/mnt (diretório de montagem no mhddfs) nas outras máquinas.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: MHDDFS em mais de um PC.
« Resposta #6 Online: 09 de Abril de 2014, 17:04 »
vc teria que repetir o procedimento em cada uma das máquinas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sbz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: MHDDFS em mais de um PC.
« Resposta #7 Online: 10 de Abril de 2014, 13:12 »
Como assim? Eu pensei em exportar o /home1/mnt para as outras máquinas, mas o nfs não exporta pontos de montagem, pois criaria um loop.

Offline sbz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: MHDDFS em mais de um PC.
« Resposta #8 Online: 10 de Abril de 2014, 13:40 »
Consegui resolver isso. Vou colocar o fstab que vai ser mais fácil de entender.
fstab PC1:
Código: [Selecionar]
10.148.10.8y:/home2/mnt2 /home1/mnt2 nfs4 auto,rw,async,user 0 0
10.148.10.8z:/home3/mnt3 /home1/mnt3 nfs4 auto,rw,async,user 0 0
mhddfs#/home1/mnt1,/home1/mnt2,/home1/mnt3 /home1/mnt fuse defaults,allow_other 0 0
fstab PC2:
Código: [Selecionar]
10.148.10.8x:/home1/mnt1 /home2/mnt1 nfs4 auto,rw,async,user 0 0
10.148.10.8z:/home3/mnt3 /home2/mnt3 nfs4 auto,rw,async,user 0 0
mhddfs#/home2/mnt1,/home2/mnt2,/home2/mnt3 /home2/mnt fuse defaults,allow_other 0 0
fstab PC3:
Código: [Selecionar]
10.148.10.8x:/home1/mnt1 /home3/mnt1 nfs4 auto,rw,async,user 0 0
10.148.10.8y:/home2/mnt2 /home3/mnt2 nfs4 auto,rw,async,user 0 0
mhddfs#/home3/mnt1,/home3/mnt2,/home3/mnt3 /home3/mnt fuse defaults,allow_other 0 0
Agora eu posso acessar o diretório /mnt de qualquer máquina através do /homex/mnt.
Vlw pela ajuda zekkerj  ;D