Autor Tópico: Como desligo o Cooler no Ubuntu, 64 bits, Vostro 3450?  (Lida 8427 vezes)

Offline juliusslima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Como desligo o Cooler no Ubuntu, 64 bits, Vostro 3450?
« Online: 15 de MAR?O de 2014, 04:26 »
Olá a todos.

Tenho um Vostro 3450 com o Ubuntu 13.10, 64 bits, instalado.

O problema é que o cooler não para de girar e isso está superaquecendo meu notebook.

Quando uso o Windows isso não acontece !! Então não é um problema no Hardware e sim de configuração do Ubuntu...

Alguém sabe como desligar o cooler no Ubuntu?

Valeu.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como desligo o Cooler no Ubuntu, 64 bits, Vostro 3450?
« Resposta #1 Online: 15 de MAR?O de 2014, 11:46 »
Citar
Alguém sabe como desligar o cooler no Ubuntu?

Olá

Não vale a pena, pois desligando o cooler o processador irá aquecer até queimar.

O melhor mesmo é você usar um programa de gerenciamento de energia

Vá na pesquisa do forum, coloque a palavra "aquecimento"

Ou um google para =>aquecimento ubuntuforum br

[]'s

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como desligo o Cooler no Ubuntu, 64 bits, Vostro 3450?
« Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2014, 12:05 »
Olá a todos.

Tenho um Vostro 3450 com o Ubuntu 13.10, 64 bits, instalado.

O problema é que o cooler não para de girar e isso está superaquecendo meu notebook.

Quando uso o Windows isso não acontece !! Então não é um problema no Hardware e sim de configuração do Ubuntu...

Alguém sabe como desligar o cooler no Ubuntu?

Valeu.

Eu diria que seu problema é exatamente o contrário: seu notebook está superaquecendo, e POR ISSO seu cooler não para de girar.

Se você não percebe esse superaquecimento no windows, então é muito provável que esteja sendo causado por algum programa do Ubuntu que está exigindo muito processamento. Os vilões disso costumam ser os drivers de vídeo.

Outra sugestão é você mudar nas configurações de energia de seu Ubuntu, para ao invés de usar a opção "Otimizar para desempenho" (ou assemelhado, não uso Gnome nem Unity pra saber o termo exato), usar a opção "Otimizar para economia de energia" (ou assemelhado).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Como desligo o Cooler no Ubuntu, 64 bits, Vostro 3450?
« Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2014, 17:51 »
Olá a todos.

Tenho um Vostro 3450 com o Ubuntu 13.10, 64 bits, instalado.

O problema é que o cooler não para de girar e isso está superaquecendo meu notebook.

Quando uso o Windows isso não acontece !! Então não é um problema no Hardware e sim de configuração do Ubuntu...

Alguém sabe como desligar o cooler no Ubuntu?

Valeu.

Eu diria que seu problema é exatamente o contrário: seu notebook está superaquecendo, e POR ISSO seu cooler não para de girar.

Se você não percebe esse superaquecimento no windows, então é muito provável que esteja sendo causado por algum programa do Ubuntu que está exigindo muito processamento. Os vilões disso costumam ser os drivers de vídeo.

Outra sugestão é você mudar nas configurações de energia de seu Ubuntu, para ao invés de usar a opção "Otimizar para desempenho" (ou assemelhado, não uso Gnome nem Unity pra saber o termo exato), usar a opção "Otimizar para economia de energia" (ou assemelhado).


Também acho. Seria muito bizarro o cooler estar causando superaquecimento.

Quando estiver no Ubuntu, rode o comando "top" num terminal e veja qual processo está consumindo recursos do sistema. Você pode também usar o gerenciador de tarefas do próprio gnome (gnome-system-monitor) para investigar. Procure tanto por processos do seu próprio usuário, como por processos do sistema.

Não esqueça de manter o sistema atualizado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como desligo o Cooler no Ubuntu, 64 bits, Vostro 3450?
« Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2014, 01:15 »
Depois que eu passei por aqui vi este tópico:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,111307.0.html
Acho que tem uma boa dica de solução, na instalação do pacote "jupiter".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Como desligo o Cooler no Ubuntu, 64 bits, Vostro 3450?
« Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2014, 08:56 »
Leia este post, pode ser que te ajude também.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz