Autor Tópico: Como faço para instalar roteador?  (Lida 6751 vezes)

Offline Rafael_Morishige

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Como faço para instalar roteador?
« Online: 13 de MAR?O de 2014, 01:38 »
Olá,
Sou totalmente leigo no sistema operacional Linux, e, preciso muito de uma ajuda para instalar um roteador TP-Link que comprei.
Meu pc conecta automaticamente quando é ligado. Uso Speedy cabeado e quando comprei, foi feito uma configuração através do Terminal (que não me recordo mais). Porém, comprei este roteador e conectei os cabos normalmente como explicado no manual achando que iria conectar normalmente já que possui uma conexão estabelecida, só que não.
Alguém pode me orientar qual procedimento devo executar, pois não sei nem o numero do IP deste roteador. E só consigo conectar retirando o cabo do roteador e conectando direto do modem no meu pc.
Desde já agradeço à todos pela atenção.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como faço para instalar roteador?
« Resposta #1 Online: 13 de MAR?O de 2014, 06:46 »
Olá

Se comprou o roteador, ele veio com um manual, basta ler o mesmo para obter todas as informações

Alternativamente, o roteador deve ter gravado com tinta o nome do fabricante, por ex. TP-Link, D-Link, Siemens, etc.

Na parte de baixo do roteador, pode ter algumas etiquetas, e numa delas existe gravado o modelo do aparelho, geralmente com =>model xxxxxxxx

Anote num papel marca e modelo do aparelho.

Deixe ele de lado e entre na rede como costuma fazer, digite o nome do fabricante no campo de pesquisas de seu navegador

Acesse o site do fabricante do modem, procure pelo modelo especifico de seu aparelho

Na pagina do aparelho, localize uma aba => downloads

Nesta, procure manual e baixe o mesmo, geralmente vem em formato pdf

Leia o manual e verá como conectar

Na esmagadora maioria dos roteadores o ip é um destes:

192.168.0.1
192.168.1.1
192.168.0.254
192.168.1.254

Caso tenha comprado o aparelho de segunda mão, estes numeros podem ter sido alterados, para contornar, veja na parte de trás do aparelho. Localize um orificio redondo (reset) . Com o roteador ligado introduza um clipe de papel ou a ponta de uma caneta no orificio e fique pressionado por 20 segundos para o rotedor voltar as configurações de fabrica

Mantenha ligado o roteador, conecte o cabo de rede do computador na porta lan (não wan) do rotedor, digite os endereços até encontrar o apropriado

Use o nome admin e senha admin para acessar as configurações do roteador e configure o mesmo (ligue no suporte do speedy)

Como todo roteador utiliza html para seus ajustes, ele não depende de sistema operacional, e pode ser ajustado em qualquer sistema ou distribuição, incluindo o Ubuntu

Se tiver alguma duvida, poste o modelo e marca de seu roteador para o fórum poder dar mais informações

[]'s

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como faço para instalar roteador?
« Resposta #2 Online: 13 de MAR?O de 2014, 07:04 »
Só reforçando a orientação do Tota, a primeira configuração do roteador wireless precisa ser feito por cabo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como faço para instalar roteador?
« Resposta #3 Online: 13 de MAR?O de 2014, 07:06 »
Sim

Citar
Mantenha ligado o roteador, conecte o cabo de rede do computador na porta lan (não wan) do rotedor, digite os endereços até encontrar o apropriado

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como faço para instalar roteador?
« Resposta #4 Online: 27 de Setembro de 2015, 09:27 »
Só reforçando a orientação do Tota, a primeira configuração do roteador wireless precisa ser feito por cabo.
Bom dia! Eu estou de volta ao nosso Ubuntu, depois de uma série de falhas dos instaladores da operadora de internet, que agora passou para fibra óptica! Como disse, instalei ontem a distro 14.04 LTS, que já uso desde qdo foi disponibilizada, mas só consigo conectar com o cabo RJ45, ligado direto ao da operadora(www.unetvale.com.br)! Antes do bug, eu usava normalmente, mas agora, somente nesse modo! O roteador que uso, é um TP-Link modelo TL-WR740N. Como  a nova instalação do Ubuntu, o GRUB, não mostra o SO Windows 7, mesmo sendo instalado em uma própria partição! Dois problemas, após uma instalação, que ficou normal, sendo usado todos os passos. Solicito a um colega, que possa me dicar como resolver esse impasse, por gentileza! (detalhe: já usei o IP 192.168.1.0.1 e o 192.168.1.1 e nada! Coloquei o CD de instalação, mas só tem arquivos .exe, próprio pra o Windows! Estou navegando, agora, com o cabo de rde sem passar pelo roteador! Em "editar conexões", criei uma DSL 1, com todos os dados da operadora(login e senha), mas dá o aviso: "Você está desconectado".
Um fraternal abraço!
______________________________
Editando:
Olá amigão Tota, quanto tempo hein! Me ajude por favor e um abraço fraterno!
« Última modificação: 27 de Setembro de 2015, 09:33 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Como faço para instalar roteador?
« Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2015, 17:29 »
Desculpe, não entendi o que o seu problema tem a ver com o resto do tópico.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como faço para instalar roteador?
« Resposta #6 Online: 27 de Setembro de 2015, 19:09 »
Só reforçando a orientação do Tota, a primeira configuração do roteador wireless precisa ser feito por cabo.
Bom dia! Eu estou de volta ao nosso Ubuntu, depois de uma série de falhas dos instaladores da operadora de internet, que agora passou para fibra óptica! Como disse, instalei ontem a distro 14.04 LTS, que já uso desde qdo foi disponibilizada, mas só consigo conectar com o cabo RJ45, ligado direto ao da operadora(www.unetvale.com.br)! Antes do bug, eu usava normalmente, mas agora, somente nesse modo! O roteador que uso, é um TP-Link modelo TL-WR740N. Como  a nova instalação do Ubuntu, o GRUB, não mostra o SO Windows 7, mesmo sendo instalado em uma própria partição! Dois problemas, após uma instalação, que ficou normal, sendo usado todos os passos. Solicito a um colega, que possa me dicar como resolver esse impasse, por gentileza! (detalhe: já usei o IP 192.168.1.0.1 e o 192.168.1.1 e nada! Coloquei o CD de instalação, mas só tem arquivos .exe, próprio pra o Windows! Estou navegando, agora, com o cabo de rde sem passar pelo roteador! Em "editar conexões", criei uma DSL 1, com todos os dados da operadora(login e senha), mas dá o aviso: "Você está desconectado".
Um fraternal abraço!
______________________________
Editando:
Olá amigão Tota, quanto tempo hein! Me ajude por favor e um abraço fraterno!
Meu caríssimo Zekkerj, se você prestar mais atenção ao que solicitei, dentro de um tópico correlato ao meu problema, ou seja, roteador! O mesmo está configurado pelo windows que tenho em dual boot, no Notebook, mas quando coloco o cabo de rede que sai da mobo(placa mãe)Pci Realtek, do Desktop e plugo em uma das 4 portas LAN e com a conexão já configurada como DSL 1, devidamente habilitada, não conecta, somente como já citei acima, ou seja, da placa de rede(network), para o débito de conexão da operadora, concluindo-se que as portas LAN, não estão fazendo a devida ponte (rota)para o PC, Na porta WAN, que é a entrada do sinal de internet, está devidamente colocada, até com o própio cabo branco que acompanha o roteador! Não é de defeito da parte de wifi, pois, me conecto, tanto com o note(wireless), como pelo Smartfone, alem do tablet, mostrando que o aparelho está routeando, mas não dá saída de sinal pelas devidas 4 portas LAN(uma arquitetura de interconexão para redes locais - Rede de Área Local (LAN) - baseada no envio de pacotes.Sakou meu caro! tenho 72 anos e uso Internet/informática, desde os tempos do 486, Pentium 3, 4, Celeron 2.66GHZ, Intel Core i3 e i5!comecei no finzinho do Sistema DOS, depois Windows 95, 98, 98SE, XP e oseven desde que foi criado. Inicializei no Linux, por indicação de um colega de fórum, a experimentar o Ubuntu em 2007, que estava com a versão 7.04(Feisty F)! Outra coisa, meu caro, eu já me habituei com as pesquisas, tanto aqui como no google  e outros locais! Se você não pode me ajudar, não me censure por favor!
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Como faço para instalar roteador?
« Resposta #7 Online: 27 de Setembro de 2015, 22:39 »
Não estou censurando, só estou fazendo uma pergunta. É pra decidir se eu te respondo ou se chamo a moderação pra separar tua mensagem do resto do tópico. Agora já decidi...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como faço para instalar roteador?
« Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2015, 00:36 »
Só reforçando a orientação do Tota, a primeira configuração do roteador wireless precisa ser feito por cabo.
Bom dia! Eu estou de volta ao nosso Ubuntu, depois de uma série de falhas dos instaladores da operadora de internet, que agora passou para fibra óptica! Como disse, instalei ontem a distro 14.04 LTS, que já uso desde qdo foi disponibilizada, mas só consigo conectar com o cabo RJ45, ligado direto ao da operadora(www.unetvale.com.br)! Antes do bug, eu usava normalmente, mas agora, somente nesse modo! O roteador que uso, é um TP-Link modelo TL-WR740N. Como  a nova instalação do Ubuntu, o GRUB, não mostra o SO Windows 7, mesmo sendo instalado em uma própria partição! Dois problemas, após uma instalação, que ficou normal, sendo usado todos os passos. Solicito a um colega, que possa me dicar como resolver esse impasse, por gentileza! (detalhe: já usei o IP 192.168.1.0.1 e o 192.168.1.1 e nada! Coloquei o CD de instalação, mas só tem arquivos .exe, próprio pra o Windows! Estou navegando, agora, com o cabo de rde sem passar pelo roteador! Em "editar conexões", criei uma DSL 1, com todos os dados da operadora(login e senha), mas dá o aviso: "Você está desconectado".
Um fraternal abraço!
______________________________
Editando:
Olá amigão Tota, quanto tempo hein! Me ajude por favor e um abraço fraterno!
Meu caríssimo Zekkerj, se você prestar mais atenção ao que solicitei, dentro de um tópico correlato ao meu problema, ou seja, roteador! O mesmo está configurado pelo windows que tenho em dual boot, no Notebook, mas quando coloco o cabo de rede que sai da mobo(placa mãe)Pci Realtek, do Desktop e plugo em uma das 4 portas LAN e com a conexão já configurada como DSL 1, devidamente habilitada, não conecta, somente como já citei acima, ou seja, da placa de rede(network), para o débito de conexão da operadora, concluindo-se que as portas LAN, não estão fazendo a devida ponte (rota)para o PC, Na porta WAN, que é a entrada do sinal de internet, está devidamente colocada, até com o própio cabo branco que acompanha o roteador! Não é de defeito da parte de wifi, pois, me conecto, tanto com o note(wireless), como pelo Smartfone, alem do tablet, mostrando que o aparelho está routeando, mas não dá saída de sinal pelas devidas 4 portas LAN(uma arquitetura de interconexão para redes locais - Rede de Área Local (LAN) - baseada no envio de pacotes.Sakou meu caro! tenho 72 anos e uso Internet/informática, desde os tempos do 486, Pentium 3, 4, Celeron 2.66GHZ, Intel Core i3 e i5!comecei no finzinho do Sistema DOS, depois Windows 95, 98, 98SE, XP e oseven desde que foi criado. Inicializei no Linux, por indicação de um colega de fórum, a experimentar o Ubuntu em 2007, que estava com a versão 7.04(Feisty F)! Outra coisa, meu caro, eu já me habituei com as pesquisas, tanto aqui como no google  e outros locais! Se você não pode me ajudar, não me censure por favor!
Amigo, você está certo, está corretíssimo, mas eu no afã de resolver vários problemas, tenha colocado a dúvida em lugar errado! Peço-lhe minhas desculpas e um abraço! Paz e bem, amém!
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1