Autor Tópico: Adaptador wireless tp-link TL-WN723N funcionar no Ubuntu 12.04LTS (resolvido)  (Lida 13021 vezes)

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Pois é, pesquisei aqui mas não encontrei uma solução fácil.
lsusb: Bus 001 Device 004: ID 0bda:8179 Realtek Semiconductor Corp.
iwconfig
lo        no wireless extensions.
eth0      no wireless extensions.
Comprei esse brinquedinho e gostaria de fazê-lo funcionar.
Ubuntu 12.04LTS kernel: Linux ubuntu-MW-GF7050 3.2.0-59-generic-pae #90-Ubuntu SMP Tue Jan 7 23:07:06 UTC 2014 i686 i686 i386 GNU/Linux

[Editado] Instalei conforme este link(http://ubuntued.info/como-instalar-o-novo-kernel-linux-3-12-12-no-ubuntu-13-1012-04) e funcionou perfeitamente mas queria que ele funcionasse com o kernel oficial do Ubuntu 12.04 e acompanhar as atualizações LTS.
« Última modificação: 10 de MAR?O de 2014, 11:41 por cajaboy »
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como fazer o adaptador wireless tp-link TL-WN723N funcionar no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #1 Online: 04 de MAR?O de 2014, 15:52 »
Por que quer instalar num kernel sem os drivers?

Se deseja mesmo isto que postou, só compilando para o kernel desejado.

Obs : deixar o kernel do 13 no seu 12 não vai deixar ele não lts.

Aliás, esta sigla, "LTS" só serve mesmo se você tem um contrato de suporte com a Canonical, caso contrário é lenda.

Seu sistema vai ser atualizado até o fim do ciclo da versão e pronto.

Quem dá a estabilidade ao GNU/Linux não é ser LTS mas o que o administrador (você) faz com o sistema.

Para estabilidade, não vale ppa's nem repositórios de terceiros

Já o kernel só é liberado como estável depois de testado, qualquer versão do kernel liberada que tenha numero par após o primeiro "." Ponto(2.6, 2.8, 3.0, 3.12, 3.14) é LTS, as de numero impar não, mas são tão estáveis quanto. As versões com RC são versões de teste

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Como fazer o adaptador wireless tp-link TL-WN723N funcionar no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #2 Online: 04 de MAR?O de 2014, 16:13 »
Tota, a dúvida agora é: copilando este kernel 3.12.12 no Ubuntu 12.04, ele receberá atualizações automáticas? Ou sempre que sair uma nova versão, vou ter copilar?
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como fazer o adaptador wireless tp-link TL-WN723N funcionar no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #3 Online: 04 de MAR?O de 2014, 16:25 »
Péraê!

Eu não entendi o que escreveu.

1) os drivers já foram compilados no kernel 3.12.2 senão seu problema não teria sido resolvido.

2) seu ubuntu será atualizado até o kernel do fim da versão, se mantiver o 3.12.2 ele tem preferencia sobre kernels anteriores, logo, todo o seu Ubuntu recebe atualização, inclusive do kernel, mas como o 3.12.2 tem preferencia por ter numeração maior ele será usado pelo grub

3) você só terá que compilar kernel se remover o 3.12.2, e terá que fazê-lo a cada versão de kernel anterior a 3.12.2

Está funcionando? Deixe como está e não se preocupe. Você não está fazendo nada errado.

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Como fazer o adaptador wireless tp-link TL-WN723N funcionar no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #4 Online: 04 de MAR?O de 2014, 16:31 »
Fazendo conforme as instruções do link do Ubuntued já resolveu o problema, o novo kernel detectou o adaptador wireless, e está funcionando, a única dúvida que fiquei é se este kernel ficará recebendo as atualizações naturalmente como o outro 3.2.0-59?
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como fazer o adaptador wireless tp-link TL-WN723N funcionar no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #5 Online: 04 de MAR?O de 2014, 16:42 »
Vamos lá:

Não existe atualização do kernel. Existe atualização da versão do kernel (é sutil mas é diferente)

Se, e somente se, o ciclo de atualizações do Ubuntu 12 chegar ao kernel 13.12.2, sim a versão será atualizada para a 3.12.4 e assim por diante.

Isto não deve acontecer na 12.04, o kernel 3.12 é da versão 14.04.

Logo, o 12 receberá versões de kernel mas sempre com numeração inferior à sua 3.12.2.

Mas como todos os drivers compilados no se 3.12.2 serão mantidos nos próximos kernels (3.14.x, etc), ao fim do ciclo do 12.04, você poderá atualizar para a 14.04 e tudo continuará funcionando

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Como fazer o adaptador wireless tp-link TL-WN723N funcionar no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #6 Online: 04 de MAR?O de 2014, 17:06 »
Pronto, professor Tota mais uma pergunta e encerro o tópico, tem como fazer as atualizações da versão do kernel quando estas estiverem disponíveis? Ou seja, pelo o que entendi, só começará quando o Ubuntu 14.04 estiver sendo usado.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como fazer o adaptador wireless tp-link TL-WN723N funcionar no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #7 Online: 04 de MAR?O de 2014, 17:59 »
Tota, eu observei q a partir do 12.04 Precise já é possível instalar kernels de versões mais novas (quantal, raring, etc.)
Será q com o lançamento do 14.04 o kernel dele não vai ser disponibilizado p/ o 12.04 também?



Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Como fazer o adaptador wireless tp-link TL-WN723N funcionar no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #8 Online: 04 de MAR?O de 2014, 18:03 »
Também observei isso zekkerj, também torço por isso, mas, o que faço? Devo esperar pela disponibilização do kernel na central de programas do ubuntu? Ou faço o procedimento? Isso pode prejudicar quando estiver disponível?
OBS: Testei até a versão Saucy LTS e não reconheceu o adaptador, somente o kernel 3.12.12 reconheceu.
« Última modificação: 04 de MAR?O de 2014, 18:05 por cajaboy »
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como fazer o adaptador wireless tp-link TL-WN723N funcionar no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #9 Online: 04 de MAR?O de 2014, 23:55 »
Tota, eu observei q a partir do 12.04 Precise já é possível instalar kernels de versões mais novas (quantal, raring, etc.)
Será q com o lançamento do 14.04 o kernel dele não vai ser disponibilizado p/ o 12.04 também?

Oi zekkerj,

É possível, mas não muito provável.

Você já conhece o Ubuntu, os caras "de lá", depois que lançam uma versão nova, sempre fazem corpo mole com as mais antigas, ou tou errado?

Se a 14.04 será LTS, é ruim manter duas versões com suporte. Dá trabalho e consome tempo.

Também observei isso zekkerj, também torço por isso, mas, o que faço? Devo esperar pela disponibilização do kernel na central de programas do ubuntu? Ou faço o procedimento? Isso pode prejudicar quando estiver disponível?
OBS: Testei até a versão Saucy LTS e não reconheceu o adaptador, somente o kernel 3.12.12 reconheceu.

Mas não existe o menor problema em manter esta versão do kernel em seu sistema, já falei isto.

Se o 12.04 evoluir para a 3.12.2 e vierem atualizaçõe de kernel depois disto, é logico que o sistema vai atualizar, e seu adaptador vai continuar funcionando.

Não existe razão nenhuma para trocar de kernel ou esperar que ele esteja disponível.

Tá funcionando, deixa...

[]'s

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Como fazer o adaptador wireless tp-link TL-WN723N funcionar no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #10 Online: 05 de MAR?O de 2014, 00:14 »
Parece que vai rolar V|ô Tota uma 12.04.5 com kernel 3.13 ou o mesmo do tursty e a mesma versao 10 do mesa!!! ou seja tudo do thursty disponivel tbm para o precise.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,111268.msg617086.html#msg617086
« Última modificação: 05 de MAR?O de 2014, 00:19 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como fazer o adaptador wireless tp-link TL-WN723N funcionar no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #11 Online: 05 de MAR?O de 2014, 00:57 »
Bom, já postaram aqui no forum e eu não dei creditos...

Será que vão mesmo para rolling release?

Caraca...parece que é uma tendência.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como fazer o adaptador wireless tp-link TL-WN723N funcionar no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #12 Online: 05 de MAR?O de 2014, 20:26 »
 Não é "totalmente" rolling release, não? Ainda há limites no que é atualizado.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Creto

  • Visitante
Re: Como fazer o adaptador wireless tp-link TL-WN723N funcionar no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #13 Online: 10 de MAR?O de 2014, 11:08 »
(...)
Caraca...parece que é uma tendência.
É, e acho que é uma das melhores a serem seguidas, hehehe pelo menos eu já faz tempo que sigo essa ideia (arch, manjaro, debians sid, pclinuxos...).

As LTS do ubuntu são outra regra que gosto 5 anos sem ter que fazer o download de uma nova ISO, instalar, configurar tudo a gosto e etc, etc e tal, já não é mais o que penso para meu PC, mas sim uma (ou umas) que fiquem lá e eu vá apenas executando um ou dois mais comandos no terminal, para mim isso é a evolução

Agradeço o espaço!

T+

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Como fazer o adaptador wireless tp-link TL-WN723N funcionar no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #14 Online: 10 de MAR?O de 2014, 11:22 »
O que eu venho notando e me da satisfação, é nas correçoes de segurança no 12.04 que estou usando. Toda semana saem correçoes e updates importantes nos pacotes, nao tenho pretençãono momento para migrar para 14.04 porque esta tao fino aqui no 12.04 que da ate dó de mexer.

Se eu fizesse o update para o 14 a primeira coisa que ia fazer e arrancar toda aquela baboseira de lentes do unity, da amazom aquelas porcarias...(minha opinia o apenas) e deixar parecido com o 12.04. O compiz tbm poderia sair fora por padrao e deixar como opçional.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997