Autor Tópico: ROM não funciona no MAME  (Lida 28486 vezes)

Offline Franceschetto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
ROM não funciona no MAME
« Online: 04 de MAR?O de 2014, 13:12 »
Boa tarde!
Uso Ubuntu 12.04 (com umas 20 atualizações...)
Gostaria da ajuda do pessoal sobre umas ROM's que não funcionam no MAME. Instalei conforme instruído aqui no fórum o MAME, mas em algumas ROM's que baixo aparece a mensagem: "The selected game is missing one or more required ROM or CHD images. Please select a different game.."
Não queria ficar procurando ROM Que funcione, até porque os lugares que baixei essas ROM's, foi o mesmo local que outras ROM's que tenho funcionam no mesmo MAME. Tem alguma configuração que possa fazer?
Desde já agradeço a todos!
« Última modificação: 04 de MAR?O de 2014, 13:14 por Franceschetto »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: ROM não funciona no MAME
« Resposta #1 Online: 04 de MAR?O de 2014, 14:11 »
Ola, traduzindo o que o emulador reportou ele diz;

"o game selecionado esta faltando, uma ou mais roms ou imagens CHDs requeridas estao faltando"

As roms nada mais sao do que copias dos chips originais da maquina, que foram colocadas em um dispositivo apropriado para copia-las.

A grosso modo vc precisa da bios da maquina que vc quer emular, da rom(os chips da maquina) e dependendo do game, de uma imagem de disco compactada chamada CHD.

Como o mame e um emulador que evolui muito rapido e acontecem alteraçoes nesses arquivos, as roms que ate entao era tidas como perfeitas descobre-se que estavam erradas, mesmo funcionando, e entao essas informaçoes sao trocadas na nova versao e incorporados no mame mais atual , portanto se vc tem uma rom antiga e coloca ela no mame mais novo ele pode nao reconhecer essa rom, porque consta como antiga no seu banco de dados interno.

Dendendo do game, vc precisa ver se ele esta marcado como working no seu mame, se estiver e possivel vc nao tenha a bios da maquina, entre outras. E legal manter um mame atual e uma versao um pouco mais antiga instalados na maquina.

Qual e essa rom que esta dando erro?

Veja um pouco aqui;

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,87662.0.html

Se vc estiver usando 64 bit ode usa esse;

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,87662.msg617347.html#msg617347
« Última modificação: 04 de MAR?O de 2014, 14:24 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Hellhammer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • Minha honra se chama lealdade.
    • Ver perfil
Re: ROM não funciona no MAME
« Resposta #2 Online: 05 de Agosto de 2014, 01:04 »
Cara, quando eu usava mame foi uma luta para fazer todas as ROM's funcionarem, só para quando o MAME mudou para uma versão mais nova elas pararem de funcionar tudo de novo. Aí cansei de mexer com ele e estou rodando minhas ROM's perfeitamente com o Winkawaks, pelo Wine. Quando falo perfeitamente, é MUITO perfeitamente, ahauhauhahu...

O tópico já está meio antigo, mas se te for útil essa informação, e quiser tirar duvidas, é só falar!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: ROM não funciona no MAME
« Resposta #3 Online: 05 de Agosto de 2014, 01:50 »
Cara... você usa wine para jogar as roms do Mame... ?  :-\

Portar para várias plataformas para quê?? Se o cara vai e usa pelo Wine... se eu fosse desenvolvedor do mame taria pulando pela janela agora.

Já tentou usar o QMC2 junto do Mame? Você pode auditar as roms que você tem, se faltar algum arquivo ele avisa exatamente qual está faltando.

O seu rom set tem que ser compatível com o mame (use o google), inclusive as bios e devices. O mame mais recente usa roms de device também, que são as roms dumpadas de alguns microcontroladores específicos das placas de arcade. O Marvel vs Capcom por exemplo, parou de funcionar no mame 0.152 que vem no ubuntu 14.04. Daí procurei um pouco, e descobri que faltava o qsound.zip no meu rom set.

Outra coisa, conforme o tempo vai passando, vai se conseguindo dump melhor das roms. Uma rom marcada como boa hoje pode ser marcada como "bad dump", então você tem que dar um jeito de conseguir o "good dump" da sua rom. Isso aí por vezes reflete em menos bugs no jogo, quando você atualiza o seu set de roms, porque nesse caso um jogo não funcionava corretamente justamente pela rom ser de qualidade ruim.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Hellhammer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • Minha honra se chama lealdade.
    • Ver perfil
Re: ROM não funciona no MAME
« Resposta #4 Online: 05 de Agosto de 2014, 01:59 »
Cara... você usa wine para jogar as roms do Mame... ?  :-\

Portar para várias plataformas para quê?? Se o cara vai e usa pelo Wine... se eu fosse desenvolvedor do mame taria pulando pela janela agora.

Já tentou usar o QMC2 junto do Mame? Você pode auditar as roms que você tem, se faltar algum arquivo ele avisa exatamente qual está faltando.

O seu rom set tem que ser compatível com o mame (use o google), inclusive as bios e devices. O mame mais recente usa roms de device também, que são as roms dumpadas de alguns microcontroladores específicos das placas de arcade. O Marvel vs Capcom por exemplo, parou de funcionar no mame 0.152 que vem no ubuntu 14.04. Daí procurei um pouco, e descobri que faltava o qsound.zip no meu rom set.

Outra coisa, conforme o tempo vai passando, vai se conseguindo dump melhor das roms. Uma rom marcada como boa hoje pode ser marcada como "bad dump", então você tem que dar um jeito de conseguir o "good dump" da sua rom. Isso aí por vezes reflete em menos bugs no jogo, quando você atualiza o seu set de roms, porque nesse caso um jogo não funcionava corretamente justamente pela rom ser de qualidade ruim.

Bom, uso o Wine para jogar as ROM's. As ROM's rodam em qualquer emulador, e não são necessariamente do MAME, saca?
O Winkawaks é um programa gratuito. Sim, ele foi desenvolvido para o Windows, mas o Wine está aí para isso. No Kawaks, nunca tenho problemas com ROM's, uma vez que tenho a "mother ROM" tudo funciona liso. No MAME é muito cheio de frescuras, cheio de não me toques, o projeto é MUITO bagunçado, tem mil variações de MAME, a configuração não é fácil, e mais: vivia bugando no meu pc, ehehe.... To feliz com o Kawaks! O pessoal do MAME deveria se perguntar porque o Kawaks funciona tão bem, e o MAME não, uma vez que eles tem a mesma função...

Abração!!!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: ROM não funciona no MAME
« Resposta #5 Online: 05 de Agosto de 2014, 03:12 »
O pessoal do MAME deveria se perguntar porque o Kawaks funciona tão bem, e o MAME não, uma vez que eles tem a mesma função...

Cara... acho que você não entendeu a proposta do Mame.

Cada emulador tem uma proposta. A proposta do Mame é emular com perfeição o hardware dos Arcades para preservar a história dos games, mesmo que isso custe menor desempenho e renovação das roms (você entendeu a parte de dump?). A proposta dele não é ser fácil, pra isso existe frontends como o qmc2 ou outros.

Citar
MAME's purpose is to preserve these decades of video-game history. As gaming technology continues to rush forward, MAME prevents these important "vintage" games from being lost and forgotten. This is achieved by documenting the hardware and how it functions. The source code to MAME serves as this documentation. The fact that the games are playable serves primarily to validate the accuracy of the documentation (how else can you prove that you have recreated the hardware faithfully)?

A proposta do MAME é de preservar décadas da história dos vídeo games. Como a tecnologia dos jogos continua seguindo em frente, o Mame previne que esses importantes jogos "vintage" sejam perdidos e esquecidos. Isso é alcançado pela documentação do hardware e como ele funciona. O código fonte do Mame serve como esta documentação. O fato dos jogos serem jogáveis serve primariamente para validar a precisão da documentação (de que outra forma você pode provar que você recriou o hardware fielmente?)
http://www.mamedev.org/devwiki/index.php?title=FAQ:About

Citar
O pessoal do MAME deveria se perguntar porque o Kawaks funciona tão bem, e o MAME não, uma vez que eles tem a mesma função...

Você já viu a lista de compatibilidade do Mame? Como assim ele não funciona tão bem? Cheirou meia? rsrs

Não é culpa dos desenvolvedores do MAME você manter uma coleção de roms defasada...
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: ROM não funciona no MAME
« Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2014, 03:14 »
Só comparar os 2 sites, e você já vê que a proposta de cada emulador é beeeeeem diferente:

http://www.winkawaks.org/

http://mamedev.org/
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Hellhammer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • Minha honra se chama lealdade.
    • Ver perfil
Re: ROM não funciona no MAME
« Resposta #7 Online: 05 de Agosto de 2014, 03:24 »
Bom, provavelmente não é culpa do pessoal do MAME a minha coleção de rom's defasadas rodarem tão bem no Kawaks. Na verdade, acho que isso não seria um problema tão grande, visto que não é bem como se saisse uma atualização semanal de Street Fighter Alpha 2, já que o jogo é o que é. Também pode ser que não seja culpa do MAME ele bugar tanto no meu pc, que aliás tem uma ótima configuração. Vai entender.

Bom, a proposta de um emulador não é justamente rodar o jogo perfeitamente, sem bugs, sem perda de qualidade, e de forma completa? Tipo, para se jogar? Pois de todo o tempo que usei o MAME, e também o Kawaks, nunca vi diferença de qualidade nenhuma, a não ser no sentido de todas as qualidades do Kawaks que eu listei. Se a proposta do MAME é preservar a história dos games, a minha proposta é me divertir com qualidade, com menos dor de cabeça possível. E veja bem que, como usuário do sistema Linux, estou sempre propenso a um desafio, mas o MAME não é desafiador, é frustrante.

Abração!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: ROM não funciona no MAME
« Resposta #8 Online: 05 de Agosto de 2014, 13:04 »
Na verdade, acho que isso não seria um problema tão grande, visto que não é bem como se saisse uma atualização semanal de Street Fighter Alpha 2, já que o jogo é o que é.

É sim como se saísse uma atualização semanal. O jogo nem sempre é o que é. Na verdade, não chega à ser semanal, mas de quando em quando uma rom de qualidade superior é encontrada. Procure por dump de rom, o que acontece, como já falei, é que o processo nem sempre é pefeito. Os jogos de arcade são armazenados em vários chips, e é preciso copiar exatamente cada bit de cada chip. Se você errar um bit em apenas um chip, você produzirá um bug no jogo. O jogo para ser o que é precisa ser 100% idêntico ao que existia na placa do arcade. Veja:

http://mamedev.emulab.it/haze/2014/05/18/one-of-the-gang/

Citar
Também pode ser que não seja culpa do MAME ele bugar tanto no meu pc, que aliás tem uma ótima configuração. Vai entender.

Bugar em que sentido? Ficar lento? Dependendo do jogo, o Mame vai exigir muito do seu hardware, principalmente as versões mais recentes.

Citar
Bom, a proposta de um emulador não é justamente rodar o jogo perfeitamente, sem bugs, sem perda de qualidade, e de forma completa? Tipo, para se jogar?

Não. Há emuladores e emuladores. Muitos emuladores se utilizam de hacks para aumento de desempenho, e isso compromete a qualidade da emulação final. Um exemplo disso são os emuladores para Android, como o hardware de smartphones e tablets são limitados, alguns deles se utilizam de hacks para ficar mais leve para o dispositivo. A equipe do Mame é contra esses hacks.

Tenta rodar um jogo do Naomi no Mame, tipo o Ikaruga. Nem em um Core i7 de 4 núcleos você consegue rodar rápido, mas ele está lá emulando perfeitamente (a limitação é o seu processador). Há emuladores que rodam rápido esses jogos do Naomi / Dreamcast, como o Demul, mas com certeza é com hacks e você terá perda de qualidade no final.

Outro exemplo é o BSnes / Higan. Ele tem 3 modos de funcionamento, no performance ele exige menos do seu processador, mas em contrapartida a emulação do Snes não é perfeita. Já no modo Accuracy, ele roda bem próximo ao que era o console, mas exige muito do seu processador. Eu comparei o Mega Man X3, percebi diferença no áudio. O RetroArch para Android tem somente o núcleo performance do Bsnes, é inviável tentar usar o accuracy nesses aparelhos.

Citar
Pois de todo o tempo que usei o MAME, e também o Kawaks, nunca vi diferença de qualidade nenhuma, a não ser no sentido de todas as qualidades do Kawaks que eu listei.

Se você fizer uma comparação minuciosa, encontrará diferença. E precisaria comparar com o hardware original do arcade.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !