Autor Tópico: Squid nao inicia  (Lida 2041 vezes)

Offline Fabyo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Squid nao inicia
« Online: 25 de Fevereiro de 2014, 08:48 »
Ola

instalei a ultima versao do ubuntu server instalei tudo normal e instalei o squid3

só que acessando o webmin eu clico no servidor squid e fala uma mensagem que o squid nao existe executavel
eu instalo o squid e ele fala que ta instalado, mas ele nao inicia

o que pode ser?

valeu

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Squid nao inicia
« Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 09:56 »
O webmin deve estar procurando o squid 2, não o squid3.

É comum o squid não iniciar quando não consegue determinar um nome pra máquina; você pode compensar isso com o comando "visible_hostname". Chegou a configurar isso?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Fabyo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Squid nao inicia
« Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 08:06 »
Obrigado pela resposta

é que eu nao manjo nada, estou seguindo tutoriais, eu ja consegui instalar uma vez a alguns anos, só que deu pau no linux e estou tentando fazer tudo de novo

eu editei o squid.conf e coloquei la visible_hostname nome_da_maquina esta certo?

outra coisa porque quando instalo o squid ele nao acha o executavel dele?, só depois que eu instalo o webmin ele aparece na pasta /usr/share/webmin/squid/cachemgr.cgi?


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Squid nao inicia
« Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 11:08 »
Webmin e squid são programas diferentes... vc quer ativar o squid, basta usar o comando "sudo service squid3 start".

Se o webmin estiver procurando o squid 2, ele vai procurar por "/usr/bin/squid", não vai achar mesmo, no squid3 o executável mudou para "/usr/bin/squid3".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Fabyo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Squid nao inicia
« Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 11:29 »
O squid parece que esta funcionando normal
sem configurar muito eu testei ele e gerei um relatorio com o sarg e rodou tudo normal

só nao consigo acessar as configurações do squid via webmin, pois como nao tenho muito conhecimento via webmin eu conseguia configurar tudo

mas blz vou tentar configurar direto no squid.conf

valeu