Autor Tópico: [Notebook] Qual equipamento comprar e qual evitar?  (Lida 5926 vezes)

Offline Xin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
[Notebook] Qual equipamento comprar e qual evitar?
« Online: 06 de Fevereiro de 2014, 08:48 »
Pessoal,

Gostaria de saber algumas opiniões da comunidade a respeito do desempenho de notebooks com Ubuntu.
Qual marca escolher, qual marca evitar, processadores e chips de vídeo com bom suporte do fabricante.

Não possuo notebook, por isso não tenho nenhuma experiência a respeito. Mas sempre vejo o pessoal falando principalmente a respeito de alguns problemas: suporte de drivers (placas gráficas e placas de rede wireless), e principalmente aquecimento e duração da bateria.

Estou pensando em comprar um, mas como é para presente e não é para mim, tenho que comprar algo que funcionará estavelmente. Visto que a pessoa que vai usar não tem a mínima noção de algum tipo de intervenção que possa ser feita (nem no Ubuntu, e nem no janelas).

Agradeço a todos que puderem compartilhar um pouco de sua experiência!
« Última modificação: 17 de Maio de 2014, 12:38 por Xin »
“Teoria é quando tudo se sabe e nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe por quê. Neste local conjugam-se teoria e prática: nada funciona e ninguém sabe porque.”

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: [Notebook] Qual equipamento comprar e qual evitar?
« Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 09:22 »
Os hardwares mais compatíveis com o Linux são os baseados em chipsets e placas de vídeo da Nvidia e Intel.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: [Notebook] Qual equipamento comprar e qual evitar?
« Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 16:15 »
Eu iria por notebooks com chipset Intel e placa de vídeo integrada (ou seja, a maioria).

Se comprar com placa da Nvidia provavelmente não fará proveito, visto que uma boa parte dos notebooks tem tecnologia Optimus (onboard Intel + Nvidia), e isso está longe de ser bem suportado no linux (existe solução, mas não é trivial... você teria que usar o Bumblebee, teria que configurar tudo...), você acaba usando só a placa onboard Intel mesmo. Notebooks sem a onboard da Intel, que só tem a placa da Nvidia, pode ser melhor opção se precisar de gráficos melhores (o bmota aqui do fórum tem um desses notebooks, de gamers), mas ai tem q instalar o driver proprietário.

Gráfico AMD não tenho noção, mas eu acho que cai na mesma questão de gráficos hibrido.

Preste atenção ao wifi, broadcom é meio problemático porque você tem que instalar o driver proprietário, e se você não tiver internet por cabo, fica difícil resolver... e tem umas placas específicas que são chatas de configurar. Tem notebook com wifi e bluetooth que usa a mesma placa, wifi funciona mas bluetooth não (peguei 2 notebooks Sony com esse problema).

É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: [Notebook] Qual equipamento comprar e qual evitar?
« Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 16:57 »
Fuja dos hardwares com chip gráfico SiS ou VIa.

Se encontrar, adquira um todo Intel. Meu notebook é todo Intel e funciona perfeitamente... :D

Se for gamer, adquira um todo Nvidia. É mais fácil configurar.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: [Notebook] Qual equipamento comprar e qual evitar?
« Resposta #4 Online: 17 de Maio de 2014, 12:13 »
Eu tenho um Dell Latitude E5500 há uns três ou quatro anos, e absolutamente tudo nele funcionou a contento. Por dentro, ele é todo Intel (vídeo, wireless, ethernet, etc.).

Agora... sem querer dar pra trás, mas a pessoa que vai ganhar o note já é usuária de Linux?

Pergunto isso pq se a pessoa não é usuária, há um risco grande dela entrar no esquema do "não vi e não gostei", e no primeiro problema, meter um windows pirata na máquina.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Xin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re: [Notebook] Qual equipamento comprar e qual evitar?
« Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2014, 12:37 »
Sim, ela já era usuária linux!

Eu até já comprei, um Asus X450C, está funcionando redondinho. O sistema reconheceu tudo (ou quase tudo!), só não funciona o atalho de teclado para desligar o wireless.
É um equipamento simples, no entanto bonito, e atende o que ela precisa.

Evitei comprar equipamento com hardware que poderia dar algum problema.

Obrigado pelas repostas!
“Teoria é quando tudo se sabe e nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe por quê. Neste local conjugam-se teoria e prática: nada funciona e ninguém sabe porque.”