Enquete

Em qual distribuição GNU/Linux você utiliza este tutorial (caso use mais de uma, informe a principal)?

Arch
0 (0%)
Debian
2 (2.6%)
ElementaryOS
0 (0%)
Fedora
1 (1.3%)
Gentoo
0 (0%)
Mint (inclusive LMDE)
6 (7.7%)
OpenSUSE
0 (0%)
*Ubuntu (Ubuntu, XUbuntu, KUbuntu, LUbuntu...)
64 (82.1%)
Outra
2 (2.6%)
Nenhuma. Vim aqui só por curiosidade.
3 (3.8%)

Votos Totais: 77

enquete encerrada: 01 de Junho de 2016, 19:20

Autor Tópico: [Tutorial] Instalação manual do Ambiente de Execução Java (JRE) no *Ubuntu Linux  (Lida 573233 vezes)

Offline zero00

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #285 Online: 26 de Maio de 2016, 14:21 »
Caro Sampayu,

Obrigado pelas explicações que são muito didáticas.
Segui sua orientação e deu tudo certo, o DPKG  retorna erro informando que não encontrou o JRE do OpenJDK instalado, porém instala normalmente e quando aciono o Xdman ele abre corretamente.

É por isso que gosto do Linux porque temos liberdade para fazer as coisas ao nosso gosto.

Valeu pelas informações! Abraço!

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #286 Online: 26 de Maio de 2016, 23:41 »
Caro Sampayu,

Obrigado pelas explicações que são muito didáticas.
Segui sua orientação e deu tudo certo, o DPKG  retorna erro informando que não encontrou o JRE do OpenJDK instalado, porém instala normalmente e quando aciono o Xdman ele abre corretamente.

É por isso que gosto do Linux porque temos liberdade para fazer as coisas ao nosso gosto.

Valeu pelas informações! Abraço!

De nada. Que bom que deu tudo certo. O Linux é mesmo show de bola. Não é um sistema perfeito, tem suas limitações etc., mas dá uma liberdade que outros sistemas operacionais não dão. No meu caso, essa também é uma das razões por que sou fã do Linux. :)
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #287 Online: 27 de Maio de 2016, 07:26 »
Liberdade é a capacidade de escolher entre as coisas boas e as ações corretas.

A liberdade é orientada pela inteligência e pela vontade bem formada.

Cada ser humano nasce livre, mas precisa educar-se para usar corretamente a sua liberdade.

O homem vive em sociedade e por isso sua liberdade é limitada pelos direitos dos outros, por leis, normas e pela própria consciência (voz interior "Deus").

Exemplo: o mesmo aconteceria se você quisesse estacionar um carro na entrada de um hospital, onde se lê a placa "Proibido Estacionar. - Saída e Entrada de Ambulâncias".

Você teria a liberdade física de estacionar o carro se ninguém o impedisse, mas como há uma lei expressa do Código de Trânsito Brasileiro regulamentando o local  para que ninguém estacione, estará descumprindo a Lei, caso estacione  e com sua teimosia em estacionar, a sua consciência não lhe daria a liberdade moral de fazer algo errado que poderia prejudicar os outros, num caso de emergência.

Ter liberdade não é fazer o que se quer, na hora em que se quer, sem dar satisfação a ninguém dos próprios atos.

Cada ser humano nasce com o dom da liberdade, mas precisa aprender a usá-la corretamente, com responsabilidade. Para isso, é necessária a educação, a formação do caráter (é uma marca que distingue uma pessoa de outra, pelo seu modo de ser, de sentir e de agir. ) e a reflexão antes de agir.

Liberdade, como se vê, é irmã da disciplina. Andam sempre juntas, Isto quer dizer que a liberdade dá direitos, mas exige obrigações. Para que todos sejam livres, é preciso que cumpram essas obrigações. No caso contrário, não haverá liberdade e sim desordem, confusão, anarquia..

Todo homem, no exercício de sua liberdade, tem que "responder" pelos seus atos, quer diante de sua consciência, diante da sociedade em que vive e diante de Deus.

A liberdade é uma qualidade que enobrece o homem, pois ela o torna semelhante a Deus, que é o criador mais livre.

Liberdade supõe responsabilidade.

Há vários tipos de liberdade: moral, natural, física e civil.

Posso fazer tudo o que não é proibido por leis.

Liberdade
sim, mas com responsabilidade.

O excesso de liberdade é uma porta aberta para o mal.

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 1Coríntios 6:12


« Última modificação: 27 de Maio de 2016, 13:38 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline ademirvaz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #288 Online: 01 de Junho de 2016, 20:27 »
ubuntu 16.04

Offline Mederix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #289 Online: 13 de Junho de 2016, 22:43 »
Boa noite, Sampayu e a todos deste fórum!

Sou novíssimo por aqui,  :) bem como sou iniciante no Linux, em termos de utilizar a  linha de comando, o Shell.
Já utilizo Linux (Kurumin e Ubuntu) há algum tempo, mas até então apenas como usuário comum, a exemplo dos usuários do Windows. Há quatro anos utilizo a distro Linux Lite (XFCE + Ubuntu), também LTS, que foi uma feliz descoberta; esse é o mesmo tempo que estou com um netbook que só suporta 2MB de RAM  8).
Sampayu, você é fera mesmo! Segui passo a passo esse tutorial, bem como o outro de instalação do Seamonkey e finalmente consegui voltar a acessar o site do Banco do Brasil. Ressalvo que após segui-lo à risca, não tive êxito na primeira vez, então deletei toda a pasta "java" e recomecei tudo novamente. Entretanto, mesmo nessa segunda tentativa, o acesso ao site do BB somente foi possível quando mudei a configuração do plugin do Java no Firefox, de "Ask to Activate" para Always Activate" (vide anexo). Fiz essa mudança ao comparar as configurações de plugin no SeaMonkey, pois seguindo seu respectivo tutorial de instalação, o SeaMonkey  rodou beleza, inclusive o acesso ao site do BB funcionou.  :D
Sampayu, no mais, só me resta te agradecer pelos excelentes tutoriais escritos, cuja didática de alto nível me estimulou a enfrentar a linha de comando, o Shell, e despertou-me um verdadeiro entusiasmo para aprender Linux de verdade, mesmo depois dos 40 (rsrs) e quem sabe conseguirei estimular o meu filho de 13 anos a aprender também (SERIA 10). :D
De resto, que sua generosidade e boa vontade em transferir seus conhecimentos, com essa incontestável dedicação, o mantenha no seu firme propósito de compartilhar e multiplicar todo esse conhecimento que você já domina.

P.S: Não consegui colocar o anexo  ::)

Grato por tudo,  :D

 :D Mederix \0/

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #290 Online: 17 de Junho de 2016, 10:12 »
Boa noite, Sampayu e a todos deste fórum!

Sou novíssimo por aqui,  :) bem como sou iniciante no Linux, em termos de utilizar a  linha de comando, o Shell.
Já utilizo Linux (Kurumin e Ubuntu) há algum tempo, mas até então apenas como usuário comum, a exemplo dos usuários do Windows. Há quatro anos utilizo a distro Linux Lite (XFCE + Ubuntu), também LTS, que foi uma feliz descoberta; esse é o mesmo tempo que estou com um netbook que só suporta 2MB de RAM  8).
Sampayu, você é fera mesmo! Segui passo a passo esse tutorial, bem como o outro de instalação do Seamonkey e finalmente consegui voltar a acessar o site do Banco do Brasil. Ressalvo que após segui-lo à risca, não tive êxito na primeira vez, então deletei toda a pasta "java" e recomecei tudo novamente. Entretanto, mesmo nessa segunda tentativa, o acesso ao site do BB somente foi possível quando mudei a configuração do plugin do Java no Firefox, de "Ask to Activate" para Always Activate" (vide anexo). Fiz essa mudança ao comparar as configurações de plugin no SeaMonkey, pois seguindo seu respectivo tutorial de instalação, o SeaMonkey  rodou beleza, inclusive o acesso ao site do BB funcionou.  :D
Sampayu, no mais, só me resta te agradecer pelos excelentes tutoriais escritos, cuja didática de alto nível me estimulou a enfrentar a linha de comando, o Shell, e despertou-me um verdadeiro entusiasmo para aprender Linux de verdade, mesmo depois dos 40 (rsrs) e quem sabe conseguirei estimular o meu filho de 13 anos a aprender também (SERIA 10). :D
De resto, que sua generosidade e boa vontade em transferir seus conhecimentos, com essa incontestável dedicação, o mantenha no seu firme propósito de compartilhar e multiplicar todo esse conhecimento que você já domina.

P.S: Não consegui colocar o anexo  ::)

Grato por tudo,  :D

 :D Mederix \0/

Oi, Mederix, obrigado pela mensagem. É gratificante poder ler algo como o seu texto. :)

Embora seja um sistema operacional robusto e que oferece vantagens em relação ao Windows, o Linux é por muitos considerado mais complicado e difícil de se usar que o Windows. Por isto, migrar para o Linux pode ser amedrontador e/ou desestimulante. O caminho para combater essa insegurança natural que o usuário sente é a aquisição de conhecimentos: entender o que é o Linux, como é estruturado, como funciona, como resolver certos tipos de problema etc.

A recompensa disso é a liberdade: comecei a mexer com Linux em 1995, embora usando Windows concomitantemente, mas já naquela época sentia que o Linux me dava mais poder e liberdade. Passados 15 anos usando Windows e Linux no mesmo computador, em 2009 eu percebi que o Linux havia alcançado um estado de desenvolvimento, aprimoramento e amadurecimento tal que havia se tornado possível abdicar completamente do Windows - pelo menos para as minhas necessidades. Deletei a partição que estava com Windows XP, no lugar criei uma nova, com formato EXT3, e a montei em /dados, onde passei a armazenar arquivos grandes de filmes, coletâneas de mp3, instaladores de aplicativos Linux não disponíveis nos repositórios da distribuição etc. Foi a melhor decisão que tomei: não sinto falta nenhuma do Windows, muito pelo contrário, até hoje sinto um alívio.

Enfim: conhecimento é poder. O que eu aprendi, com a comunidade Linux, e também lendo livros, permitiu que eu me livrasse do Windows e migrasse definitivamente para o Linux. Elaborar tutoriais, responder dúvidas etc. é um modo de agradecer, de dar um retorno a essa comunidade e tentar criar condições que facilitem não apenas o ingresso de novos usuários ao mundo Linux, mas também a retenção deles nesse mundo. Se meus tutoriais estão lhe ajudando nesse propósito, fico feliz. Faça bom proveito do seu Linux, e espero que você consiga arrebanhar outros novos usuários. :D
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #291 Online: 19 de Junho de 2016, 15:10 »
...Ressalvo que após segui-lo à risca, não tive êxito na primeira vez, então deletei toda a pasta "java" e recomecei tudo novamente. Entretanto, mesmo nessa segunda tentativa, o acesso ao site do BB somente foi possível quando mudei a configuração do plugin do Java no Firefox, de "Ask to Activate" para Always Activate" (vide anexo). Fiz essa mudança ao comparar as configurações de plugin no SeaMonkey, pois seguindo seu respectivo tutorial de instalação, o SeaMonkey  rodou beleza, inclusive o acesso ao site do BB funcionou.  :D

Ah, sim: essa necessidade de se mudar a configuração do plugin para "Sempre ativar" ("Always activate") consta lá no subitem 3.4 do tutorial. Fica na seção 3: "Troubleshooting (resolução de problemas)".  :)
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline thierson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #292 Online: 30 de Junho de 2016, 16:24 »
Obrigado por disponibilizar esse tutorial.  Finalmente consegui

Agora falta só resolver o problema com o microsoft silverlight e o flashplayer

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #293 Online: 30 de Junho de 2016, 16:59 »
Obrigado por disponibilizar esse tutorial.  Finalmente consegui

Agora falta só resolver o problema com o microsoft silverlight e o flashplayer

De nada.  :)

A respeito do Flash no Linux: neste link eu explico (em inglês) como instalar o Adobe Flash manualmente (está em inglês porque publiquei o texto numa comunidade que se comunica somente em língua inglesa). O que o texto lá está explicando é basicamente que nos navegadores Google Chrome, Chromium e Opera não será necessário instalar o Adobe Flash, pois esses navegadores já vêm com um tipo alternativo de plugin flash, denominado PPAPI (a Google batizou o plugin de "Pepper Flash"). Caso seu Google Chrome esteja dando problema(s) na hora de executar vídeos em flash no Facebook, YouTube etc., abra o Google Chrome, acesse o endereço chrome://flags/#ignore-gpu-blacklist e então ative essa opção aí (denominada "ignore-gpu-blacklist"). Depois basta fechar o Google Chrome e executá-lo novamente.

Já no caso do navegador Firefox e navegadores de arquitetura igual ou similar (Iceweasel, Seamonkey etc.), geralmente é suficiente instalar dois pacotes. Eis o comando a ser executado no terminal do shell (que é o "interpretador de comandos" do Linux), para instalar os dois pacotes:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install adobe-flashplugin adobe-flash-properties-gtk -y
O primeiro pacote (adobe-flashplugin) instalará o plugin Flash da Adobe, e o segundo pacote (adobe-flash-plugin-gtk) instalará o painel de controle do plugin, para você poder personalizar as configurações do Adobe Flash, no seu sistema.

Caso esses pacotes não estejam presentes em seu sistema, você pode acessar https://get.adobe.com/br/flashplayer/otherversions/ e então selecionar "Linux (64-bit)" (estou presumindo que seu Linux seja de 64 bits), em seguida selecionar a versão lá que tem o texto .tar.gz, daí salve o arquivo dentro da pasta /tmp com o nome flash.tar.gz e então entre no terminal do shell e execute este supercomando:

Código: [Selecionar]
cd /tmp && tar -xvf flash.tar.gz && sudo mkdir /usr/lib/adobe-flashplugin && sudo cp -f libflashplayer.so /usr/lib/adobe-flashplugin/ && sudo cp -rf /tmp/usr /
Após isso, execute o Firefox, acesse o endereço about:plugins e veja se aparece lá um plugin localizado em /usr/lib/adobe-flashplugin\libflashplayer.so - se aparecer, deu tudo certo. Reinicie o computador, só para ter certeza de que o Adobe Flash vai funcionar com seu Firefox.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline thierson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #294 Online: 02 de Julho de 2016, 10:10 »
Meu sistema é 32. Por isso só posso usar chormium ou firefox. Vi que a nova versão do chrome para linux  resolve esses problemas de dependência de plugin,mas infelizmente só lançaram a versão 64.

Eu instalei o piperlight pra tentar rodar o silverlight no firefox, mas não deu certo. NETFLIX só roda através dessa extensão e pior que minha tentativa de instalar o netflix desktop também foi malsucedida

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #295 Online: 02 de Julho de 2016, 12:08 »
Meu sistema é 32. Por isso só posso usar chormium ou firefox. Vi que a nova versão do chrome para linux  resolve esses problemas de dependência de plugin,mas infelizmente só lançaram a versão 64.

Eu instalei o piperlight pra tentar rodar o silverlight no firefox, mas não deu certo. NETFLIX só roda através dessa extensão e pior que minha tentativa de instalar o netflix desktop também foi malsucedida

Eu nunca precisei do Silverlight, por isto não me arrisquei a explicar nada e sequer sei se é possível executar conteúdo no Linux (mesmo no de 64 bits), pois p.ex. acabei de acessar https://www.microsoft.com/silverlight/iis-smooth-streaming/demo/ (página de teste do Silverlight) usando meu Chrome de 64 bits e não funcionou.

De qualquer modo, no seu lugar eu faria backup dos dados e instalaria uma versão de 64 bits do Linux, pois hoje em dia o suporte a aplicativos, plugins, bibliotecas etc. de 32 bits caiu muito. O navegador Opera só está disponível em 64 bits, idem o navegador Chrome etc. Se houver alguma possibilidade de você conseguir executar conteúdo Silverlight no Linux, é possível que as chances sejam maiores caso seu sistema seja de 64 bits.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline thierson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #296 Online: 02 de Julho de 2016, 23:51 »

Meu notebook já tem uns 3 anos .... 64 deve ficar pesado nele (apesar de usar o Lubuntu) , mas acho que mais cedo ou mais tarde vai ser isso mesmo que terei que fazer

Atualmente tô muito satisfeito com o desempenho do lubuntu 32 no meu notebook. Praticamente os únicos problemas que tenho hj são os plugins e o mouse touchpad que não funciona .... e que nem tento consertar mais pq em uma das minhas tentativas tive problema e fui obrigado a formatar depois

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #297 Online: 02 de Julho de 2016, 23:58 »

Meu notebook já tem uns 3 anos .... 64 deve ficar pesado nele (apesar de usar o Lubuntu) , mas acho que mais cedo ou mais tarde vai ser isso mesmo que terei que fazer

Atualmente tô muito satisfeito com o desempenho do lubuntu 32 no meu notebook. Praticamente os únicos problemas que tenho hj são os plugins e o mouse touchpad que não funciona .... e que nem tento consertar mais pq em uma das minhas tentativas tive problema e fui obrigado a formatar depois

Um sistema de 64 bits não é "mais pesado" que um de 32 bits. Isso é lenda, não faz sentido. Pode instalar sem medo. O pior que pode acontecer é não acontecer nada, ou seja, você instalar um sistema de 64 bits e o desempenho continuar igual ao de 32 bits. Ainda assim, será vantajoso, pelas razões já explicadas.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline thierson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #298 Online: 03 de Julho de 2016, 11:39 »

Um sistema de 64 bits não é "mais pesado" que um de 32 bits. Isso é lenda, não faz sentido. Pode instalar sem medo. O pior que pode acontecer é não acontecer nada, ou seja, você instalar um sistema de 64 bits e o desempenho continuar igual ao de 32 bits. Ainda assim, será vantajoso, pelas razões já explicadas.


Bom saber disso. Vlw
« Última modificação: 03 de Julho de 2016, 11:41 por thierson »

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Nova atualização do Sun Java.
« Resposta #299 Online: 20 de Julho de 2016, 13:12 »
A todos os que porventura estejam monitorando este tópico: informo que o Sun Java estável / stable / "oficial" a partir de 19/07/2016 passou a ser o 8u101 (versão 8, atualização 101).

A seção 1 do tutorial já está atualizada.
Yuri Sucupira ("Sampayu")