Enquete

Em qual distribuição GNU/Linux você utiliza este tutorial (caso use mais de uma, informe a principal)?

Arch
0 (0%)
Debian
2 (2.6%)
ElementaryOS
0 (0%)
Fedora
1 (1.3%)
Gentoo
0 (0%)
Mint (inclusive LMDE)
6 (7.7%)
OpenSUSE
0 (0%)
*Ubuntu (Ubuntu, XUbuntu, KUbuntu, LUbuntu...)
64 (82.1%)
Outra
2 (2.6%)
Nenhuma. Vim aqui só por curiosidade.
3 (3.8%)

Votos Totais: 77

enquete encerrada: 01 de Junho de 2016, 19:20

Autor Tópico: [Tutorial] Instalação manual do Ambiente de Execução Java (JRE) no *Ubuntu Linux  (Lida 572356 vezes)

Online Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #195 Online: 03 de Outubro de 2015, 22:04 »
Valeu muito sua primorosa ajuda, colega Sampayu! Aprendi com voce, duas dicas imprtantissimas, que são as sobre as arquiteturas dos sistema operacionais e também o fato de lá no local dos plug-ins, escolher a opção "Sempre ativar"! Não me preocupo em fazer isso pelo o Windows 7, pois não acesso nada que comprometa com os "ratos de internet" para captar senhas importantes, como as de bancos (no caso do Java) e em outrs lugares! Só acesso o "Bankline", para qualquer tipo de operação, pelo Ubuntu/Linux, que ainda é imune a infiltrações de virus e Trojans! Conservo as duas máquinas, para sempre ter  e usar o "plano B", em caso de falha de alguma! Posso também usar pelo Smartfone, o qual, baixei o aplicativo do BB, mas nunca usei, pois pode ser muito vulnerável! Conservo o Windows, por causa de certos softwares, como o Format Factory, Nero e outros mais, pois gosto muito de baixar e gravar músicas, livros e outros badulakes! Aliás, sempre que baixo alguma coisa para o W7,  faço pelo Ubuntu e transfiro para lá, em uma pasta que criei: "Arquivos baixados pelo Ubuntu 14.04"! Então, dou por encerrado essa parte, tão bem ajudada por você, na qual, lhe sou muitissimo grato! Como nunca ficamos sem algo a nos preocupar, ainda ando às voltas em resolver o problema da portas LAN do meus dois roteadores, onde somente posso me conectar sem passar pelo mesmo, ou seja, ligo o cabo de rede que me trás o sinal da operadora(não uso modem)direto à placa de rede do Desktop! No Note, como é wireless, só uso por esse meio, mas também não conectapela placa de rede, passando pelo roteador(portas LAN)! Estou tentando em vários lugares. sites de fórus correlacionados ao assunto, baixei bastante videos tutoriais do Youtube e estou tentando resolver essa pendência! Estou usando no momento, o TP-Link, modelo TL-WR740N com 150 Mbps! Tenho outro de marca Multilaser. Um abraço fraterno!
Paz e bem, amém!
 ;D   

Ok, que bom que o Java (JRE) está funcionando aí. ;)
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Online Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #196 Online: 20 de Outubro de 2015, 23:51 »
A todos os que porventura estejam monitorando este tópico: informo que o Sun Java estável / stable / "oficial" a partir de 20/10/2015 passou a ser o 8u65 (versão 8, atualização 65).

A seção 1 do tutorial já está atualizada.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Visterine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #197 Online: 21 de Outubro de 2015, 19:45 »
Thanks you.
Linux Mint 17.2 Cinnamon AMD Athlon II X4 2.8Ghz Ram 8Gb NVidia GeForce GT 610
Ubuntu 14.04 / Linux Mint 17.2 XFCE Intel Core 2 Duo 3Ghz Ram 4Gb

Online Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Visterine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #199 Online: 21 de Outubro de 2015, 20:58 »
Os Bancos Itaú e CEF estão usando o Warsaw, software de segurança, que é baixado no próprio site dos bancos.
Foi informado que não seria mais necessário o Java, porém só consegui instalar o Warsaw após atualizar o Java.

Mais informações:
Caixa Econômica Federal compatibiliza seu Internet Banking com Ubuntu, Debian e Linux Mint > http://www.diolinux.com.br/2015/10/internet-banking-caixa-linux-sem-java.html
Linux Mint 17.2 Cinnamon AMD Athlon II X4 2.8Ghz Ram 8Gb NVidia GeForce GT 610
Ubuntu 14.04 / Linux Mint 17.2 XFCE Intel Core 2 Duo 3Ghz Ram 4Gb

Online Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #200 Online: 21 de Outubro de 2015, 22:52 »
Os Bancos Itaú e CEF estão usando o Warsaw, software de segurança, que é baixado no próprio site dos bancos.
Foi informado que não seria mais necessário o Java, porém só consegui instalar o Warsaw após atualizar o Java.

Mais informações:
Caixa Econômica Federal compatibiliza seu Internet Banking com Ubuntu, Debian e Linux Mint > http://www.diolinux.com.br/2015/10/internet-banking-caixa-linux-sem-java.html

Como eu só tenho conta no Banco do Brasil, infelizmente não tenho como testar esse Warsaw. :(

Para o sistema OS X (computadores Apple Macintosh) o Banco do Brasil utiliza a solução denominada Trusteer Rapport, desenvolvida pela IBM e que está disponível também para Windows. No meu Macbook, o IBM TR funciona com o Firefox e com o Safari, mas não com o Chrome. Já no Linux, o Banco do Brasil continua permitindo o acesso via plugin Java (o applet Java de segurança de acesso, denominado "módulo de segurança", é desenvolvido pela GAS Tecnologia, que é a mesma empresa responsável pelo desenvolvimento do Warsaw).

Acessar o banco via plugin do navegador é suficiente. Essas soluções de segurança bancária são muito invasivas e têm código fechado, você não sabe o que elas estão fazendo (a maioria vasculha profundamente o seu sistema e monitora tantas atividades, daemons de serviço, processos do sistema operacional etc. que, não raro, o computador chega a ficar lento. Além disso, essas "soluções" costumam ser fáceis de instalar mas bastante "chatas" para desinstalar). Detesto Trusteer Rapport, Warsaw etc., mas infelizmente é uma tendência, até porque a Google já deixou a tecnologia NPAPI para trás e a Mozilla está "enrolando" mas uma hora vai também abandonar a tecnologia NPAPI. Quando isso acontecer, ficaremos sem um navegador para usar plugins, e daí o uso dessas soluções de segurança dos bancos será inevitável. :'(

Bom, não exatamente inevitável: para quem tem smartphone, os bancos podem possibilitar o acesso tanto via aplicativo instalado no smartphone quanto via verificação em duas etapas (2-step verification). Aí não precisa ter Java, Trusteer Rapport, Warsaw nem nada: basta abrir o navegador, acessar o website do banco, informar agência, conta corrente, senha de acesso ao internet banking, daí o website pergunta qual é o código de verificação atualmente em vigor, você então acessa o aplicativo gerador de códigos do seu smartphone, vê qual é o código em vigor no momento (esse código muda o tempo todo, geralmente a cada 30 segundos), digita esse código na tela do navegador, confirma, e pronto. Mesmo que alguém descubra sua senha de acesso ao banco, não vai conseguir acessar porque o código de verificação não será mais válido. O ladrão teria de estar com seu smartphone em mãos e visualizar o código vigente no momento da tentativa de login. Eu já uso isso no meu Gmail e no meu Hotmail, usando um aplicativo denominado Google Authenticator. Nada impede que os bancos implementem essa modalidade de acesso, que nos deixaria livres não apenas do plugin Java mas também desses módulos de segurança chatos, pesados e invasisos (Trusteer Rapport, Warsaw etc.).

Outra opção é o uso de um token USB. Aliás, o Google Authenticator não deixa de ser um token, só que na forma de software (ao contrário do token USB, que é um hardware). Mas a ideia é essencialmente a mesma: só acessa a conta se, além da agência, conta corrente e senha, a pessoa estiver com o token USB conectado ao computador no qual está tentando efetuar login no internet banking. ;)

A respeito de você só ter conseguido instalar após a instalação do Java: estranho... Talvez o Warsaw para Linux utilize componentes do JRE. Pode ser... O fato de o Warsaw não necessitar de plugin não significa que ele não possa usar componentes (objetos, classes etc.) do JRE. Talvez isso explique o porquê disso que ocorreu com você.

Mesmo que os plugins NPAPI deixem de ser suportados pelos navegadores que usam o motor Gecko (como é o caso de todos os navegadores da Mozilla ou nela baseados - Firefox, SeaMonkey, Iceweasel etc.), ainda assim ter um JRE instalado poderá continuar sendo útil, caso p.ex. a pessoa necessite executar localmente alguma aplicação Java (um arquivo executável com extensão .JAR, por exemplo: esse tipo de arquivo é executado localmente no seu sistema, dentro da JVM mas fora do seu navegador).

Este tutorial ainda vai ser útil por algum tempo, mas quando os últimos navegadores que suportam a tecnologia NPAPI deixarem de suportá-la, aí a parte deste tutorial que ensina a vincular o plugin aos navegadores perderá a utilidade: o tutorial passará a servir apenas para ensinar a instalar manualmente o JRE em /opt/java mesmo. :P Não haverá plugin a ser vinculado (ou, se houver plugin, vinculá-lo aos navegadores não surtirá efeito nenhum).

É esperar e torcer que até lá a própria Oracle desenvolva uma versão PPAPI ou alguma outra solução que volte a facilitar a integração do JRE com os navegadores. A Google p.ex. criou um plugin PPAPI para o Flash, é isso que faz o Chrome "rodar" conteúdo flash (como p.ex. os vídeos que estão no YouTube). Vamos dar tempo ao tempo e ver o que acontece. :)
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2016, 16:57 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #201 Online: 22 de Outubro de 2015, 06:50 »
Que pena que não funciona da Caixa Econômica Federal essa sua orientação desse tópico.   :(  :(  :(
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Online Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #202 Online: 22 de Outubro de 2015, 11:57 »
Que pena que não funciona da Caixa Econômica Federal essa sua orientação desse tópico.   :(  :(  :(

Meu sonho é ver todos os bancos adotarem a verificação em duas etapas. Já pensou não ter mais de depender nem de plugin nem desses módulos de segurança invasivos que os bancos nos empurram guela abaixo? :) Mas acho que os bancos adotam essas soluções invasivas justamente para bisbilhotar informações nossas...
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2016, 16:56 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Visterine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #203 Online: 22 de Outubro de 2015, 17:40 »
Que pena que não funciona da Caixa Econômica Federal essa sua orientação desse tópico.   :(  :(  :(

EdvaldoSCruz,
A CEF mudou a forma de acesso através de sistemas Linux.
Veja isso:
Caixa Econômica Federal compatibiliza seu Internet Banking com Ubuntu, Debian e Linux Mint
http://www.diolinux.com.br/2015/10/internet-banking-caixa-linux-sem-java.html

Linux Mint 17.2 Cinnamon AMD Athlon II X4 2.8Ghz Ram 8Gb NVidia GeForce GT 610
Ubuntu 14.04 / Linux Mint 17.2 XFCE Intel Core 2 Duo 3Ghz Ram 4Gb

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #204 Online: 22 de Outubro de 2015, 18:33 »
Já vi isso, obrigado.   :(
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #205 Online: 22 de Outubro de 2015, 18:39 »
Na Caixa Econômica Federal só funciona com o Oracle Java e não com esse plugin Sun Java.     :(  :(  :(
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Online Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #206 Online: 23 de Outubro de 2015, 01:31 »
Na Caixa Econômica Federal só funciona com o Oracle Java e não com esse plugin Sun Java.     :(  :(  :(

Oi, Edvaldo. Desculpe, não consegui entender o que você quis dizer nesse seu último post.

Alguns conceitos para você entender melhor minha confusão:

1. Java é uma linguagem de programação criada pela empresa estadunidense Sun Microsystems.

2. JRE (Java Runtime Environment / Ambiente de Execução Java) é um conjunto de arquivos de computador que permite, entre outras coisas, a execução de uma JVM (Java Virtual Machine / Máquina Virtual Java). Dentro de um JRE sempre há uma JVM.

3. Os programas escritos em linguagem Java rodam (são executados) dentro de uma JVM. Ou seja: você precisa primeiro executar a JVM, daí, "dentro" da JVM, você abre e executa algum programa escrito em Java (os programas escritos em Java e prontos para execução pela JVM geralmente são arquivos com extensão .JAR).

4. A Oracle Corporation é uma empresa estadunidense. Em 2010, a Oracle comprou a Sun, portanto dá na mesma dizer "Oracle Java" ou "Sun Java". São sinônimos, porque a empresa Sun é uma parte da empresa Oracle.

5. Atualmente, a Sun/Oracle mantém dois projetos de desenvolvimento de JRE:

5.1. O primeiro JRE da Sun/Oracle é o JRE proprietário: aquele que você obtém em www.java.com. O JRE proprietário é desenvolvido exclusivamente pelos funcionários da Sun/Oracle. O código-fonte do JRE proprietário não está disponível para quem não trabalha na Sun/Oracle. É um projeto de desenvolvimento "fechado". O JRE proprietário não pode ser distribuído pré-instalado em sistemas operacionais. É por isto que nos sistemas GNU/Linux esse JRE não vem instalado: você tem de baixar (download) e instalar.

5.2. O segundo JRE da Sun/Oracle é o JRE aberto: aquele que vem pré-instalado nos sistemas GNU/Linux. O JRE aberto é desenvolvido dentro do projeto OpenJDK. Esse projeto é mantido pela Sun/Oracle, porém é aberto à colaboração/contribuição de desenvolvedores do mundo inteiro: qualquer programador pode se cadastrar no projeto OpenJDK e contribuir para o desenvolvimento (a melhoria) do OpenJDK. O código-fonte do OpenJDK é aberto, ou seja, distribuído livre e gratuitamente. É por isso que nas distribuições GNU/Linux o OpenJDK costuma vir pré-instalado.

6. Nos websites dos bancos, geralmente o teclado virtual, a tela de acesso ao internet banking etc. costumam ser pequenos programas que são escritos em linguagem Java e em seguida são "embutidos" na página do banco. Esses pequenos programinhas Java embutidos na página web são denominados applets Java. Assim como um arquivo JAR, um applet Java também precisa ser executado "dentro" de uma JVM. Mas como fazer o applet ser executado se o arquivo do applet está "dentro" da janela do navegador (ele na realidade está armazenado no disco rígido do computador-servidor do website do banco, mas uma cópia dele vai para o "cache" do seu navegador), ao passo que a sua JVM está instalada no seu computador?

7. É aí que entra o plugin: o plugin "diz" para o seu navegador onde é que (em qual parte do disco rígido, em qual pasta) está instalada a JVM, e daí "pluga" o applet à JVM (para que o applet possa ser executado dentro da sua JVM). Por isto, quando você vincula o plugin Java ao seu navegador, no momento em que o website do banco apresenta o applet, o seu navegador pergunta aos plugins (que estão instalados dentro do navegador): "alguém aí consegue executar este applet?". Nesse momento, o plugin Java "responde" informando que sim. Aí o navegador repassa esse applet para o plugin, que por sua vez executa a JVM que está no seu computador, e com isto a JVM do seu computador (a JVM que está dentro do JRE que você instalou no seu PC) é executada, e o plugin do seu navegador "coloca" o applet do banco "dentro" dessa JVM. Então a JVM executa o applet e o resultado disso aparece diretamente na tela do seu navegador. Em síntese: o plugin é uma "ponte" entre o applet (que está na página do navegador) e a sua JVM (que está no disco rígido do seu computador).

8. Os applets Java dos bancos são desenvolvidos para funcionar apenas com o "JRE proprietário" da Sun/Oracle: os bancos não se preocupam em fazer esses applets serem compatíveis também com o OpenJDK (que é o "JRE aberto" da Sun/Oracle). O que ocorre é que o OpenJDK consegue executar muita coisa que o JRE proprietário executa, por isto em certos websites o OpenJDK vai conseguir fazer tudo o que se espera que ele faça. Mas, por questões de compatibilidade, continua sendo melhor ter instalado o JRE proprietário.

9. O "JRE aberto" da Sun/Oracle já tem um nome: OpenJDK (a palavra JDK refere-se a Kit de Desenvolvimento Java / Java Development Kit. Dentro do JDK há um JRE, e dentro do JRE há uma JVM). Mas o "JRE proprietário" da Sun/Oracle não tem um nome oficial (no website www.java.com, a Sun/Oracle chama esse "JRE proprietário" simplesmente de "Java"). Por isto, no tutorial eu chamo o JRE proprietário de "Sun Java". Isso é apenas uma abreviação, para eu não ter de ficar toda hora escrevendo "JRE proprietário da Sun/Oracle". ;)

Apresentadas todas estas explicações, observe que ficou estranho você escrever "só funciona com o Oracle Java e não com esse plugin Sun Java", pois "Oracle Java" não deixa claro se você está se referindo ao "JRE aberto" (OpenJDK) ou ao "JRE proprietário". Além disso, como "Oracle Java" é um JRE e todo JRE necessita de plugin para que a JVM desse JRE possa ser executada "dentro" do navegador (e com isto "rodar" os applets dos websites), não faz sentido dizer que um website funciona com determinado JRE mas não com o plugin: sempre haverá uma dupla JRE+plugin para que os applets Java de um website possam funcionar.

O que faz sentido é, por exemplo, dizer que o IcedTea-Web (que é um plugin Java) funciona bem fazendo dupla com o OpenJDK, mas que esse plugin IcedTea-Web não funciona com o JRE proprietário da Sun/Oracle.

No JRE proprietário da Sun/Oracle, o arquivo libnpjp2.so exerce a função de plugin Java: você cria um link simbólico dentro de uma pasta do seu navegador, de modo que esse link aponte da pasta de plugins do seu navegador para o arquivo de plugin que veio com o seu JRE. Como o JRE proprietário vem com o arquivo de plugin libnpjp2.so, o link que a gente coloca dentro da pasta de plugins do navegador é um link que aponta para o arquivo libnpjp2.so, pois assim, quando o navegador executar o plugin, esse plugin será evidentemente compatível com o JRE dele, que é o JRE proprietário que você instalou. ;)

Como eu não sou cliente CEF, não sei como o website da CEF se comporta com a dupla "JRE aberto OpenJDK da Sun/Oracle + plugin IcedTea-Web". Mas eu fui cliente da CEF por um curto período de tempo (somente 1 mês), e, pelo menos na época em que fui cliente CEF, eu usava a dupla que eu uso até hoje no Banco do Brasil: a dupla "JRE proprietário da Sun/Oracle + plugin libnpjp2.so que já vem dentro desse JRE proprietário". Como tanto no Banco do Brasil quanto na CEF a dupla JRE proprietário + libnpjp2 sempre funcionou, é essa dupla que eu uso até hoje. Essa dupla a gente obtém lá em www.java.com.

Há quem prefira obter a dupla "JRE proprietário da Sun/Oracle + plugin libnpjp2" a partir de um repositório PPA, porque considera mais fácil usar o APT (comandos "apt-get"). Como a turma do Webupd8team mantém um repositório PPA com os arquivos dessa dupla aí, muita gente adiciona esse repositório e passa a atualizar o JRE via apt-get nesse repositório. Como eu explico lá na Introdução do tutorial, eu não gosto de usar PPA pra isso porque repositórios de terceiros não são confiáveis: nada impede que a turma do Webupd8team pegue o JRE lá em www.java.com, modifique o código (adicione, por exemplo, códigos maliciosos para vasculhar o seu computador), e então disponibilize lá no PPA deles esse JRE "modificado" pela equipe Webupd8team. Se eles fizerem isso, toda vez que você executar algum programa em Java (como p.ex. quando estiver acessando sua conta bancária...) esse "JRE modificado" poderá não apenas fazer tudo o que você espera que ele faça, mas poderá também enviar para a turma do Webupd8team informações a respeito da sua conta bancária, por exemplo. Eu sou neurótico demais para confiar cegamente no Webupd8team, por isto prefiro fazer download diretamente da fonte oficial (www.java.com) e instalar eu mesmo, manualmente. E criei o tutorial para ensinar os outros a também fazer isso, caso não queiram confiar em repositório PPA. :)

Esses módulos "Trusteer Rapport", "Warsaw" etc. são programas escritos em outra linguagem (não Java) e já estão compilados. Isso significa que teoricamente eles não precisam de um JRE (tampouco de plugin), pois são executados de maneira independente, "fora" de uma JVM: são como qualquer outro programa que você tem aí no seu computador (jogos, utilitários etc.). A diferença é que esses módulos de segurança, durante a instalação deles, instalam dentro do navegador uma espécie de "add-on" (complemento: não é plugin) que exerce uma função similar à do plugin: no momento em que você acessa o website do banco, o add-on detecta que você está no website do banco e daí executa o módulo que está instalado no seu computador. Esse módulo já possui embutido dentro dele um certificado-raiz, por exemplo, para confrontá-lo com o certificado do website e com isto confirmar se o website que você está acessando é do banco mesmo, ou se é um website falsificado (clone). Esses módulos também são capazes de verificar se o nome de domínio do website coincide com o endereço IP esperado (novamente para verificar se o website é o do banco mesmo, ou se é um website falso/clone) etc.

Embora esses módulos possuam mais recursos que os applets, eles são mais invasivos, porque instalam-se em seu computador e executam diversas funções de varredura e análise do seu sistema e da sua conexão, portanto nada impede que eles coletem dados do hardware do seu computador, do sistema operacional, dos programas que você tem instalado, dos websites que você visita mais frequentemente etc., trace um "perfil" seu e dos seus dispositivos e remeta essas informações aos bancos, para que eles tracem p.ex. o seu "perfil de consumo" e então vendam essas informações suas para "empresas parceiras". É por isto que eu odeio esses módulos! >:(

Este texto ficou gigantesco, mas me esforcei para ser didático e explicar muitas coisas. Agora que você leu isto tudo (espero que tenha tido paciência para ler tudo mesmo, rs ;D), repasse esse seu conhecimento a outras pessoas e, se possível, peça para elas pressionarem os bancos a adotar soluções menos invasivas, como por exemplo a verificação em duas etapas, que eu mencionei no meu outro post. Eu já andei dando umas reclamadas com o BB quando o módulo Trusteer Rapport passou a ser obrigatório para eu conseguir acessar o BB no meu Macbook, e em breve pretendo enviar mensagem ao BB solicitando implementação de algo no estilo "verificação em duas etapas", na expectativa de que não tentem empurrar guela abaixo esse módulo também para os usuários do Linux.

É isso. Abraço! :D
« Última modificação: 23 de Outubro de 2015, 01:54 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #207 Online: 23 de Outubro de 2015, 07:51 »
Infelizmenten não funciona plugin Sun Java para entrar na conta da Caixa Econômica Federal , porque dá esse erro:

Foi detectado um problema no cadastramento de máquina. Clique aqui para efetuar a instalação do JAVA, requisito para o correto cadastramento da máquina.

Caso o problema persista após a instalação, consulte aqui os requisitos mínimos para o cadastramento de máquina. Em caso de dúvida, entre em contato com o Help Desk CAIXA pelo telefone 3004 1104, para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 726 0104, para demais regiões, informando o código CM12. A ligação é gratuita e o serviço está disponível 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.


Até agora, esse tópico não serve para o Internet Banking para a Caixa Econômica Federal.

Caso alguém consiga, favor mencionar a solução prática.

Dúvidas, ligue para a Caixa Econômica Federal, que já sei a resposta, se estão em dúvidas.   :(  :(  :(
 
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Online Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #208 Online: 23 de Outubro de 2015, 10:24 »
Infelizmenten não funciona plugin Sun Java para entrar na conta da Caixa Econômica Federal , porque dá esse erro:

Foi detectado um problema no cadastramento de máquina. Clique aqui para efetuar a instalação do JAVA, requisito para o correto cadastramento da máquina.

Caso o problema persista após a instalação, consulte aqui os requisitos mínimos para o cadastramento de máquina. Em caso de dúvida, entre em contato com o Help Desk CAIXA pelo telefone 3004 1104, para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 726 0104, para demais regiões, informando o código CM12. A ligação é gratuita e o serviço está disponível 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.


Até agora, esse tópico não serve para o Internet Banking para a Caixa Econômica Federal.

Caso alguém consiga, favor mencionar a solução prática.

Dúvidas, ligue para a Caixa Econômica Federal, que já sei a resposta, se estão em dúvidas.   :(  :(  :(

O website da CEF é uma porcaria. Como eu muito raramente vou à agência (faço praticamente tudo via Internet), essa foi uma das principais razões por que após 1 mês como cliente eu resolvi cancelar meu contrato com a CEF. Eu telefonava mas também era um parto para conseguir falar com eles. A minha "punição" à CEF pela má qualidade no atendimento foi deixar de ser cliente. Eu cancelei tudo: cancelei o recebimento da minha remuneração na CEF, cancelei poupança, conta corrente, cartões de crédito etc. Mas, pelo menos na época em que fui cliente, eu conseguia logar no website: o problema é que tinha de tentar duas, três, quatro, cinco vezes... Até que uma hora funcionava.

De acordo com este relato do usuário Visterine, pelo menos até 13/09/2014 o plugin do Sun Java continuava funcionando na CEF com os navegadores Mozilla (Firefox, SeaMonkey, Iceweasel etc.), caso o JRE proprietário estivesse instalado no sistema. Mas de lá para cá não sei se houve alguma mudança que tenha impedido definitivamente o funcionamento dos applets da CEF com o Sun Java (JRE proprietário da Sun/Oracle e seu respectivo plugin libnpjp2).

Neste outro post, de 09/05/2014, o rodrigo.miguel apresentou um howto ("como fazer") para usuários da CEF e do Itaú. Novamente: essa postagem dele tem mais de 1 ano, hoje em dia pode não funcionar. Mas não custa nada ver o que ele comentou lá no howto dele e ver se de repente há algo diferente que possa ser tentado.

Um detalhe importante é você abrir seu navegador Firefox, acessar o endereço about:addons, daí no item Java você mude a opção "Perguntar antes de ativar" para "Sempre ativar". Assim o plugin Sun Java sempre será ativado.

As mensagens de erro do website da CEF são pouco ou nada explicativas (se bem que as do BB não são melhores: a maioria retorna uns códigos alfanuméricos incompreensíveis). Devido à mensagem de erro que você postou aqui conter a palavra "cadastramento", o que me parece é que pode se tratar de erro de certificado digital (o website considera que o computador não está cadastrado porque não possui o certificado necessário para validação no website e posterior acesso à conta), ou ainda pode ser erro de conexão SSL (o seu JRE não permite a execução dos applets que estão no website da CEF, por se tratar de um website usando protocolo HTTPS, que é conexão segura usando SSL. Devido a esse bloqueio, os componentes do website não são inicializados pelo plugin, daí a mensagem de erro). Caso o plugin Sun Java já esteja instalado e visível no seu navegador Firefox com a opção "Sempre ativar", e caso já tenha instalado os certificados, você pode abrir o Painel de Controle Java (comando jcontrol) e adicionar à lista de exceções ("lista branca") do seu JRE os seguintes endereços HTTPS que a CEF utiliza (e que por isto não podem ser bloqueados pelo JRE):


Sobre a instalação dos certificados para acesso ao internet banking do website da CEF, veja esta dica de quem usa Ubuntu e é cliente da CEF (e por isto tem como testar o login no banco): http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2014/04/usando-o-java-8-site-da-caixa-economica-federal/

Espero que estas dicas ajudem.

Abraço.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #209 Online: 23 de Outubro de 2015, 21:47 »
Esse java é antigo e não funciona para a Caixa Econômica Federal.    :(  :(  :(
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.