Enquete

Em qual distribuição GNU/Linux você utiliza este tutorial (caso use mais de uma, informe a principal)?

Arch
0 (0%)
Debian
2 (2.6%)
ElementaryOS
0 (0%)
Fedora
1 (1.3%)
Gentoo
0 (0%)
Mint (inclusive LMDE)
6 (7.7%)
OpenSUSE
0 (0%)
*Ubuntu (Ubuntu, XUbuntu, KUbuntu, LUbuntu...)
64 (82.1%)
Outra
2 (2.6%)
Nenhuma. Vim aqui só por curiosidade.
3 (3.8%)

Votos Totais: 77

enquete encerrada: 01 de Junho de 2016, 19:20

Autor Tópico: [Tutorial] Instalação manual do Ambiente de Execução Java (JRE) no *Ubuntu Linux  (Lida 571897 vezes)

Offline farbus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #165 Online: 20 de Maio de 2015, 08:49 »
Opa,

talvez o problema seja com o mint qeu eu usava, não sei... Antes funcionava, e do nada parou. Tentei então seguir suas dicas, e nada, tentei até criei uma nova VM do mint e repetir o processo, mas nem assim...

No entanto resolvi criar outra VM, mas desta vez do Ubuntu Mate (14.04 32bits) e agora está funcionando perfeitamente.

Vou abandonar o Mint mesmo e passar a usar esse ubuntu Mate como minha VM para operações bancárias.


Obrigado pela ajuda!
« Última modificação: 20 de Maio de 2015, 08:51 por farbus »

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #166 Online: 20 de Maio de 2015, 09:43 »
Opa,

talvez o problema seja com o mint qeu eu usava, não sei... Antes funcionava, e do nada parou. Tentei então seguir suas dicas, e nada, tentei até criei uma nova VM do mint e repetir o processo, mas nem assim...

No entanto resolvi criar outra VM, mas desta vez do Ubuntu Mate (14.04 32bits) e agora está funcionando perfeitamente.

Vou abandonar o Mint mesmo e passar a usar esse ubuntu Mate como minha VM para operações bancárias.


Obrigado pela ajuda!

Olá, recentemente um outro usuário (Visterine) reportou neste post que o plugin não estava mais sendo detectado no Mint e que ele teve de seguir outro tutorial. O que observei foi que as versões mais recentes do Mint estão vindo com o link simbólico /usr/lib/mozilla/plugins/libjavaplugin.so apontando para /etc/alternatives/mozilla-javaplugin.so, e isso faz com que os atalhos do meu tutorial não funcionem.

Para remediar isso, apresentei ao Visterine as dicas que constam neste post. No seu caso, creio que para solucionar o problema bastará executar o seguinte comando (para corrigir o link simbólico):

No Mint de 32 bits:
Código: [Selecionar]
sudo ln -sf /opt/java/jre/lib/i386/libnpjp2.so /usr/lib/mozilla/plugins/libjavaplugin.so
No Mint de 64 bits:
Código: [Selecionar]
sudo ln -sf /opt/java/jre/lib/amd64/libnpjp2.so /usr/lib/mozilla/plugins/libjavaplugin.so
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Xsnake

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #167 Online: 09 de Julho de 2015, 14:39 »
Segui o caminho da instalação por esse site, por ser mais simples:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Internet-Banking-Caixa-no-Ubuntu-1310-Solucao-de-acesso-com-Firefox-e-Java-8

Agora eu queria desinstalar e colocar o anterior de volta(questão de segurança mesmo)

« Última modificação: 09 de Julho de 2015, 14:55 por Xsnake »

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #168 Online: 10 de Julho de 2015, 20:11 »
Segui o caminho da instalação por esse site, por ser mais simples:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Internet-Banking-Caixa-no-Ubuntu-1310-Solucao-de-acesso-com-Firefox-e-Java-8

Agora eu queria desinstalar e colocar o anterior de volta(questão de segurança mesmo)

Olá.

O tutorial do link acima ensina a instalar o Sun Java via repositório PPA da equipe Webupd8team. Embora eu não instale o Java por esse método, usando o raciocínio inverso eu acredito que a desinstalação consista em apenas reverter os passos executados durante a instalação.

A instalação consiste em primeiro adicionar o repositório ppa:webupd8team/java, em seguida atualizar o cache do APT e então instalar o pacote oracle-java8-installer. Portanto, o mais provável é que a desinstalação consista em:

1) Purgar (ou seja: remover por completo) o pacote oracle-java8-installer, por intermédio do seguinte comando:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get purge oracle-java8-installer
2) Em seguida, remover do seu sistema o repositório PPA dos pacotes Java do Webupd8team, por intermédio do seguinte supercomando:
Código: [Selecionar]
sudo ppa-purge ppa:webupd8team/java && sudo add-apt-repository -r ppa:webupd8team/java -y && sudo rm -rf /etc/apt/sources.list.d/webupd8team-java*
Obs.: caso não possua o ppa-purge, primeiro instale-o por intermédio do comando abaixo.
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install ppa-purge
...e somente então execute o supercomando mencionado no início do item 2 (acima).

3) E, por fim, executar o comando abaixo para ressincronizar o índice de pacotes e limpar o cache do APT:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get update && sudo apt-get clean
Se tudo der certo, após isso o seu sistema não terá mais o pacote do Sun Java que foi instalado via repositório do Webupd8team, tampouco terá o repositório, e daí será possível instalar o Sun Java manualmente, sem risco de conflitos com outras instalações. ;)

PS: o primeiro comando (desinstalação do pacote oracle-java8-installer) talvez não seja necessário. Eu o coloquei aí em cima só por garantia: em tese, o comando ppa-purge já desinstalará todos os pacotes do repositório do Webupd8team e instalará de volta os pacotes padrão da sua distribuição GNU/Linux. O problema é que se o ppa-purge não identificar quais são os pacotes padrão da sua distribuição (p.ex. caso você tenha manualmente desinstalado o Java OpenJDK que veio "de fábrica", antes de adicionar o repositório do Webupd8team e instalar o Sun Java 8 via esse PPA), será necessário executar o comando do item 1. Por isto, o mais garantido é primeiro executar o comando que consta no item 1, para se certificar de que de fato ocorrerá a desinstalação completa daquele pacote.
« Última modificação: 16 de Julho de 2015, 02:57 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #169 Online: 16 de Julho de 2015, 02:52 »
A todos os que porventura estejam monitorando este tópico: informo que o Sun Java estável / stable / "oficial" a partir de 15/07/2015 passou a ser o 8u51 (versão 8, atualização 51).

A seção 1 do tutorial já está atualizada.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #170 Online: 16 de Julho de 2015, 07:34 »
Falow querido  ;)
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #171 Online: 16 de Julho de 2015, 12:15 »


Sent from my RAZR HD using Tapatalk

Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Visterine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #172 Online: 22 de Julho de 2015, 23:36 »

O meu tutorial deveria ter funcionado no Mint. Mas não funcionou, o que significa que há alguma diferença na estrutura e configuração de pastas e/ou arquivos desse LMDE / Mint Debian, em relação ao Ubuntu. Como não conheço tal estrutura, acabei de baixar o ISO do LMDE MATE versão 2 ("Betsy"), de 32 bits, e rodá-la no modo "live CD", a partir da Virtual Box. O que identifiquei foi que dentro de /usr/lib/mozilla/plugins há o link simbólico libjavaplugin.so apontando para /etc/alternatives/mozilla-javaplugin.so, que evidentemente é o arquivo errado. Foi somente por isto que o meu tutorial não funcionou.

A maneira mais prática de corrigir isso é executar este comando no terminal do shell:

No LMDE de 32 bits:
Código: [Selecionar]
sudo ln -sf /opt/java/jre/lib/i386/libnpjp2.so /usr/lib/mozilla/plugins/libjavaplugin.so
No LMDE de 64 bits:
Código: [Selecionar]
sudo ln -sf /opt/java/jre/lib/amd64/libnpjp2.so /usr/lib/mozilla/plugins/libjavaplugin.so
O comando acima corrigirá o link simbólico /usr/lib/mozilla/plugins/libjavaplugin.so, que daí passará a apontar ou para /opt/java/jre/lib/amd64/libnpjp2.so (no caso do JRE para 64 bits) ou para /opt/java/jre/lib/i386/libnpjp2.so (no caso do JRE para 32 bits). Como esse link simbólico, agora corrigido, está dentro de uma pasta global do sistema, essa modificação surtirá efeito nas contas de todos os usuários. ;)


Sapayu,
Só hoje testei no LMDE e funcionou perfeitamente.
Mais uma vez obg pelo tutorial e pela ajuda.

Linux Mint 17.2 Cinnamon AMD Athlon II X4 2.8Ghz Ram 8Gb NVidia GeForce GT 610
Ubuntu 14.04 / Linux Mint 17.2 XFCE Intel Core 2 Duo 3Ghz Ram 4Gb

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #173 Online: 23 de Julho de 2015, 00:31 »
Sapayu,
Só hoje testei no LMDE e funcionou perfeitamente.
Mais uma vez obg pelo tutorial e pela ajuda.

De nada. Que bom que deu certo.  ;)
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #174 Online: 19 de Agosto de 2015, 00:21 »
A todos os que porventura estejam monitorando este tópico: informo que o Sun Java estável / stable / "oficial" a partir de 18/08/2015 passou a ser o 8u60 (versão 8, atualização 60).

A seção 1 do tutorial já está atualizada.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Visterine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #175 Online: 01 de Setembro de 2015, 19:10 »
Atualizado e funcionando. Abs.

A todos os que porventura estejam monitorando este tópico: informo que o Sun Java estável / stable / "oficial" a partir de 18/08/2015 passou a ser o 8u60 (versão 8, atualização 60).

A seção 1 do tutorial já está atualizada.
Linux Mint 17.2 Cinnamon AMD Athlon II X4 2.8Ghz Ram 8Gb NVidia GeForce GT 610
Ubuntu 14.04 / Linux Mint 17.2 XFCE Intel Core 2 Duo 3Ghz Ram 4Gb

Offline mangatomica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #176 Online: 02 de Setembro de 2015, 09:22 »
Olá Sampayu,

Há um tempo atrás tu tentou me ajudar a resolver um problema com o BB token, na época não conseguimos fazer ele voltar a funcionar no Ubuntu.

Esses dias me deparei com esse tutorial na internet, testei e o BB token voltou a funcionar no Ubuntu 15.04.  Ele foi retirado do site: http://intranet.fabricadeideias.com.br/pagina/geral/334185-configurar-bb-token-em-ubuntu-1504-kernel-315

Vou colocar abaixo cópia do texto:
Citar
Para o BB Token funcionar em máquinas com kernel >= 3.15:

baixe o arquivo bbtokentool_1.0.0-3_all_v1.0.deb disponível em http://www.watchdata.com/brazil/BBtoken/
instale o arquivo:
dpkg -i bbtokentool_1.0.0-3_all.deb

execute os comandos a seguir para substituir a função interruptible_sleep_on_timeout() que foi retirada do kernel pela sua substituta msleep_interruptible():
sudo sed -i 's|interruptible_sleep_on_timeout.*|msleep_interruptible (RETRY_TIMEOUT);|g' /usr/src/wdtoken-1.0.0/wdtoken.c
sudo /usr/src/wdtoken-1.0.0/dkmsinstaller uninstall
sudo /usr/src/wdtoken-1.0.0/dkmsinstaller install
sudo /etc/init.d/wd_udk restart

Nesse ponto você já pode testar o acesso ao BB Token se quiser. Ele já deverá estar funcionando.

A última etapa é garantir que o serviço wd_udk seja chamado no boot. Para isso crie o arquivo /lib/systemd/system/wd_udk.service com o seguinte conteúdo:

[Unit]
Description=Watchdata token manager service

[Service]
Type=forking
ExecStart=/usr/lib/watchdata/tools/WdkmgrServer

[Install]
WantedBy=graphical.target

Acerte os direitos dele com:

chmod 0644 /lib/systemd/system/wd_udk.service

E inclua ele na relação de serviços a serem ativados no boot:

systemctl enable wd_udk


Sampayu, não tenho muito conhecimento nessa área, você acredita que possa ter algum problema de segurança realizando os comandos acima?

Desculpe se coloquei este post no lugar errado, mas como já tínhamos conversado sobre isso tomei a liberdade de postar aqui.

Desde já, obrigado pela atenção !

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #177 Online: 03 de Setembro de 2015, 22:45 »
Olá Sampayu,

Há um tempo atrás tu tentou me ajudar a resolver um problema com o BB token, na época não conseguimos fazer ele voltar a funcionar no Ubuntu.

Esses dias me deparei com esse tutorial na internet, testei e o BB token voltou a funcionar no Ubuntu 15.04.  Ele foi retirado do site: http://intranet.fabricadeideias.com.br/pagina/geral/334185-configurar-bb-token-em-ubuntu-1504-kernel-315
(...)

Não cheguei a instalar para testar se a dica funciona, mas os comandos em si são inofensivos:
1) O primeiro comando edita o arquivo "/usr/src/wdtoken-1.0.0/wdtoken.c" (escrito em linguagem C) para de fato substituir uma função por outra. O uso do comando sed é apenas para o arquivo ser editado sem que você tenha de abrir um editor de texto, mudar o código manualmente e salvar as alterações.

2) O segundo comando executa o dkms para desvincular o módulo WD Token Tool do kernel do seu sistema.

3) O terceiro comando usa o dkms para recompilar o módulo kernel do WD Token Tool (usando aquele arquivo-fonte, escrito em linguagem C, que agora está modificado) e então vincular novamente esse módulo novo/modificado do WD Token Tool ao kernel do seu sistema.

4) O quarto comando reinicia o daemon (o serviço) wd_udk, de modo que quando você plugar o token USB o daemon em execução detecte a presença do dispositivo token. Perfeito.

Também não vi problema nenhum na parte em que ele explica como criar o serviço /lib/systemd/system/wd_udk.service para ser carregado durante o boot do sistema operacional.

A única coisa que ficou faltando foi ele mandar atribuir o grupo root e o proprietário root ao arquivo do serviço. Isso é importante para a segurança. O supercomando é este:

Código: [Selecionar]
sudo chown root /lib/systemd/system/wd_udk.service && sudo chgrp root /lib/systemd/system/wd_udk.service
O comando chown acima atribuirá o usuário root como proprietário do arquivo wd_udk.service, ao passo que o comando chgrp acima atribuirá o grupo root ao referido arquivo. ;)

Abraço.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline mangatomica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #178 Online: 04 de Setembro de 2015, 09:49 »
Uma coisa que percebi é que o token só funciona se eu  iniciar o ubuntu com ele plugado.
Se eu ligar o Ubuntu e depois conectar o token ele não monta o pendrive. Se eu digitar o comando "lsusb" percebo que ele identifica o pendrive mas não monta.
Você sabe o que pode ser isso?


Obrigado.

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #179 Online: 04 de Setembro de 2015, 10:35 »
Uma coisa que percebi é que o token só funciona se eu  iniciar o ubuntu com ele plugado.
Se eu ligar o Ubuntu e depois conectar o token ele não monta o pendrive. Se eu digitar o comando "lsusb" percebo que ele identifica o pendrive mas não monta.
Você sabe o que pode ser isso?


Obrigado.

Não sei. Há uma quantidade muito grande de causas possíveis. Só investigando muito detalhadamente para (talvez) descobrir. Bom, pelo menos ao desplugar e replugar o token a detecção funciona.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2015, 12:06 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")