Autor Tópico: Tentando me libertar do windows 7 com ubuntu 12.04 LTS  (Lida 1788 vezes)

Offline Dreamsx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Tentando me libertar do windows 7 com ubuntu 12.04 LTS
« Online: 16 de Janeiro de 2014, 17:46 »
Boa tarde! Sou novato e cheguei agora... Vi alguns vídeos no youtube sobre o wine rodando jogos de windows, e fiquei louco pra deixar de vez o windows e assumir de vez o Ubuntu!

Infelizmente me deparei com um problemão! Deu pau no meu drive de dvd e to sem grana pra comprar um novo.
A alternativa que me restou foi baixar um programa LILI USB Creator, onde posso baixar ISOs linux gratuitas e de qualquer versão disponíveis em sua vasta lista de distros!
Antes de mais nada, vou passar a configuração do meu computador, para saber com vocês a melhor versão do ubuntu que pode rodar suave na minha máquina, com jogos q jogo no windows! Se realmente o wine cumprir o seu papel juro postar vídeos no youtube e disponibilizar pra todos!!!

Infelizmente o único drive ainda funcionado é o cd-rw, a única distro q tenho em cd é o ubuntu 11.04, que creio já está meio desatualizada!
No cartão sd de 1gb tenho a iso do 12.04 descompactada, mas não consigo bootar ela junto com o hd, a bios da placa-mãe reconhece o cartão sd como um hd e os dois juntos não "iniciam" ou éum ou outro... Não sei qual tipo de configuração na bios vou ter q fazer pros dois dispositivos entrarem num acordo... ???

Existe algum jeito de eu instalar a versão 11.04 sem ter q fazer tantas atualizações, minha internet é lenta 512kbps só. Dá pra instalar sem mexer nas partições do HD? Pois tenho muita coisa no D: e não queria perder nada! Queria poder usar tudo no wine, assim como uso no win7.

Segue a configuração do meu computador:

Fonte: Cooler master 400W reais
Processador: Core 2 duo e4600 2.4ghz 2mb cache, memória 2gb ddr2-800 (limitada 667 pela placa mãe).
Placa mãe: ASUS P5LD2X/1333 OFF (foi o q o dinheiro deu pra comprar na época...) :(
Placa gráfica: GT630 2gb 128bits.
HD 250gb sata, particionado em C:/D: (contém vários programas e jogos que eu gostaria de testar no wine / jogos: máfia 2, eurotruck simulator 2, Stalker shadow of chernobyl, battlefield 2, cabal online, need for speed world, fs2004, etc...)
DVD/RW LG sata (com defeito)
CD/RW externo USB
Rede WI-FI USB TPLINK TL-WN721N

Qual a versão do ubuntu mais leve q pode rodar no meu sistema de forma suave como o win7?

Como posso receber distros em cd pelo correio? Ainda existe isso? Em 2004 tinha um site q enviava kkkkkkkkkkkk...

Abraço, até mais...  ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Tentando me libertar do windows 7 com ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2014, 18:03 »
Ola

Antes de mais nada, vou passar a configuração do meu computador, para saber com vocês a melhor versão do ubuntu que pode rodar suave na minha máquina, com jogos q jogo no windows! Se realmente o wine cumprir o seu papel juro postar vídeos no youtube e disponibilizar pra todos!!!

Não, o wine não vai cumprir o que deseja. Wine é um acrônimo de "Wine is not an emulator" logo, ele "traduz" as API do Windows para o GNU/Linux o que gera lentidão, atrasos e algumas delas nem funcionam.

Infelizmente o único drive ainda funcionado é o cd-rw, a única distro q tenho em cd é o ubuntu 11.04, que creio já está meio desatualizada!
No cartão sd de 1gb tenho a iso do 12.04 descompactada, mas não consigo bootar ela junto com o hd, a bios da placa-mãe reconhece o cartão sd como um hd e os dois juntos não "iniciam" ou éum ou outro... Não sei qual tipo de configuração na bios vou ter q fazer pros dois dispositivos entrarem num acordo... ???

Pode usar a 11.04 mas como disse está desatualizada.

Como descompactou a ISO para gravar no cartão SD? É preciso um programa como o Lili para isto. Assim, ao tornar o sd inicializável tudo deve funcionar para instalar a 12.04

Existe algum jeito de eu instalar a versão 11.04 sem ter q fazer tantas atualizações, minha internet é lenta 512kbps só. Dá pra instalar sem mexer nas partições do HD? Pois tenho muita coisa no D: e não queria perder nada!

Dá para fazer mas é preciso espaço não alocado no HD, particionar e instalar sistemas operacionais pode levar a perda de dados, sempre faça backup antes de qualquer coisa, pricipalmente do seu tal "D".

Queria poder usar tudo no wine, assim como uso no win7.

Esqueça. Não é assim que as coisas funcionam.

Segue a configuração do meu computador:

Fonte: Cooler master 400W reais
Processador: Core 2 duo e4600 2.4ghz 2mb cache, memória 2gb ddr2-800 (limitada 667 pela placa mãe).
Placa mãe: ASUS P5LD2X/1333 OFF (foi o q o dinheiro deu pra comprar na época...) :(
Placa gráfica: GT630 2gb 128bits.
HD 250gb sata, particionado em C:/D: (contém vários programas e jogos que eu gostaria de testar no wine / jogos: máfia 2, eurotruck simulator 2, Stalker shadow of chernobyl, battlefield 2, cabal online, need for speed world, fs2004, etc...)
DVD/RW LG sata (com defeito)
CD/RW externo USB
Rede WI-FI USB TPLINK TL-WN721N

Qual a versão do ubuntu mais leve q pode rodar no meu sistema de forma suave como o win7?

Com core2duo e 2 gigas de ram, Instale o Lubuntu ou o Xubuntu, são bem leves e correm muito, mas muito mais rápidos que o win7 basic que deve ter aí.

Para seus jogos
Citar
máfia 2, eurotruck simulator 2, Stalker shadow of chernobyl, battlefield 2, cabal online, need for speed world, fs2004
Faça uma pesquisa no site WineHQ

Lá você pode ver o que roda (Platinum e Gold) e o que não roda (Silver para baixo) no Wine. Lembrando que copia de jogo pirata dá muito mais trabalho para instalar.

Já MSOffice, Photoshop, Autocad (nem instala) no Wine é outra dor de cabeça dependendo da versão

Boa sorte e boa instalação.

Offline Dreamsx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Tentando me libertar do windows 7 com ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2014, 13:32 »
Obrigadão pela ajuda!!!

Eu uso mesmo o win7 home basic, rsr... Cheguei a instalar o starter, mas o desempenho é o mesmo, fiquei com o hb mesmo...
Eu vi uns vídeos no youtube do pessoal demonstrando jogos como o crysis 2 rodando no ambiente wine dentro do linux, isso me deixou muito animado!

Mas blz,vou dar uma estudada no site do wine HQ e baixar o Lubuntu. Eu uso o Lili pra baixar e fazer os portables...

Obrigado e abraço!!!  ;D

Offline Dreamsx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Tentando me libertar do windows 7 com ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2014, 13:37 »
Só mais uma coisa!

Na lista de download do Lili achei duas distros do Lubuntu, 12.04 LTS Precise Pangolin (LXDE) e outra 13.10 Saucer Salamander (LXDE), qual delas casa melhor com a minha máquina? A versão 12.04 seria uma boa?