Autor Tópico: Textos em MySQL.  (Lida 7179 vezes)

Offline monteirofernandesg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Textos em MySQL.
« Online: 25 de Dezembro de 2013, 23:14 »
Tudo bom?

Eu estou com uma dúvida, estou desenvolvendo um site com fins para escrita de poemas porém estou com problemas na exibição na página inicial.
Um poema se resume a um ou vários versos com algumas linhas e uns espaços, certo? Este é o meu problema e dúvida: como que se salva no banco de dados os espaçamentos e quebras de linha? Na exibição na página inicial está tudo em uma linha só!

Grato :)

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Textos em MySQL.
« Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2013, 18:06 »
Se o texto foi salvo com os espaços e quebras de linha, no HTML coloque-o dentro da tag pre. Ou armazene o texto com marcações, como markdown ou HTML.

Offline ragazzid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • RagazziD
Re: Textos em MySQL.
« Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 19:34 »
"como que se salva no banco de dados os espaçamentos e quebras de linha?"

Depende do seu site, você pode salvar com: \n, <br /> ou <p></p>

É definido por você, na hora de editar/salvar as informações do banco
--- RagazziD ---

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Textos em MySQL.
« Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2014, 19:38 »
Você está trabalhando com PHP, certo? Ou qual seja a linguagem que esteja usando, é só adaptar pro caso específico.

Quando vc vai gravar dentro de um banco de dados, vc precisa primeiro "sanitizar" seus dados. Isso significa verificar todas as strings que vc recebeu do usuário e substituir sequências de caracteres que possam criar problemas nos comandos.

Neste link tem uma explicação do que é "sanitizar os dados": http://bobby-tables.com/

Citar
Escola: Olá, aqui é da escola do seu filho. É que nós estamos tendo alguns problemas nos computadores.

Mãe: Oh, Deus... ele quebrou alguma coisa?

Escola: De certa forma. Você realmente deu ao seu filho o nome Robert'); DROP TABLE Students;--?

Mãe: Ah, sim. Betinho Tables, é como nós o chamamos em casa.

Escola: Bem, nós perdemos todos os registros escolares deste ano. Espero que você esteja contente.

Mãe: E eu espero que você tenha aprendido a sanitizar suas entradas de dados.

Observe que a sanitização não é só pro banco de dados, mas também pra proteger o navegador do usuário que acessa seu sistema. Uma pegadinha clássica é embutir um código HTML dentro da página e induzir o usuário a executá-lo, abrindo a página.

Tipo... --></form></table><script lang="javascript">alert("Este alerta nunca deveria ser executado");</script>

Se ao invés de ver a string que eu digitei vc receber uma janelinha pulando em seu navegador, é sinal de que o pessoal do forum não fez o dever de casa (mas eu tenho confiança na galera ;)).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D