Autor Tópico: Call to undefined function ibase_connect  (Lida 5954 vezes)

Offline thiagothomaz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
    • Thiago Thomaz
Call to undefined function ibase_connect
« Online: 18 de Dezembro de 2013, 08:59 »
Olá, eu estava usando o Ubuntu 12.04 LTS e atualizei para o Ubuntu 13.10 mas não estou conseguindo realizar conexão com a base de dados do Firebird através do PHP.
Utilizo firebird 2.1 e como ele não tem no repositório oficial do Ubuntu 13.10 eu baixei do site do Firebird o pacote FirebirdSS-2.1.5.18497- 0.amd64.tar.gz e instalei.
Depois disso instalei o Flamerobin que conectou na base.
O problema veio quando fui testar o sistema PHP que usava a base começou a aparecer o erro: Fatal error: Call to undefined function ibase_connect() in /var/www/repositorio/php/Firebird.class.php on line 34
Ai eu fui lá e instalei o php-interbase mas isso não resolveu o problema, também pensei que pudesse ser a versão do meu Ubuntu que é x64 então fiz uma máquina virtual do 13.10 x86 mas o problema continua.

Pesquisando no google dizer é só instalar o php5-interbase
Mas no meu caso não está dando certo, alguém tem alguma dica do que posso fazer? Ou se essa versão do Ubuntu tem alguma incompatibilidade?
Um amigo meu que usa o Ubuntu 13.04 conseguiu instalar sem problemas.

Offline thiagothomaz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
    • Thiago Thomaz
Re: Call to undefined function ibase_connect
« Resposta #1 Online: 18 de Dezembro de 2013, 10:07 »
Pessoal achei uma solução... Sempre que eu executava sudo apt-get install php5-interbase ele aparecia aquele mensagem de que o pacote já está instalado e já é a versão mais atual, executando phpinfo(); Aparecia o módulo interbase/firebird, mas ai indo na documentação do php descobri uma função que lista as extensões carregadas : http://www.php.net/manual/pt_BR/function.get-loaded-extensions.php e na lista não constava o interbase. Ai fui lá no /etc/php5/apache2/php.ini e coloquei extension=interbase.so e funcionou...

Minha dúvida agora é: quando eu instalo um extensão essa parte de colocar exension=pacote.so não deveria ser automático?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Call to undefined function ibase_connect
« Resposta #2 Online: 18 de Dezembro de 2013, 17:21 »
A rigor, sim. Mas quem escreve o pacote de instalação também é humano...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D