Autor Tópico: Intel + Ubuntu: Memória reduzida e gráficos - Acer-V5-171  (Lida 6170 vezes)

Offline |rafael.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Intel + Ubuntu: Memória reduzida e gráficos - Acer-V5-171
« Online: 17 de Dezembro de 2013, 11:27 »
Olá pessoal,

Comprei um Acer - V5-171-6832
Citar
Citar
64-bit - processador Intel® Core™ i3-2375M (1,5GHz) - 2GB de memória DDR3 - 500GB disco rígido - tela de 11,6" CineCrystal™ HD LED-backlit LCD (1366 x 768) - Intel® HD graphics - Mobile Intel® HM77 Express chipset

Primeiras horas instalando o Ubuntu e tudo funcionou bem, ou quase. Percebi de cara que o brilho da tela estava no máximo e não era possível regular. Logo depois percebi lentidão no sistema ao usar múltiplas abas no chrome e outro aplicativos também.

Curioso, fui experimentar outras versões como: xubuntu, eOS, Studio, etc. E todas repetiam o mesmo desempenho.

Ao monitorar a memória percebi que está disponível apenas 1,7GB de RAM. E sempre ao chegar em 75% de utilização de memória o sistema trava, fica trancando e algumas vezes não volta.

Pensei em otimizar a memória com o zRAM, mas nada adiantou. não senti nenhum efeito.

Já procurei muito sobre isso e não encontrei ninguém com o mesmo problema. Essa máquina tem 2GB de RAM e deveria atender bem com Ubuntu. Mas está impossível de trabalhar. Não consigo nem ouvir música usando o gmail. Simplesmente esgota a memória e o sistema começa a travar.

Li no próprio site da Intel que não há versão do driver de vídeo para 13.10. Apenas 13.04 está disponível no site e este não instala no 13.10. Sobre driver de chipset nem encontrei. Pelo que parece vou ter q esperar.

Alguém tem ideia de com posso liberar toda a memória para o sistema e como otimizar ??

Não consigo trabalhar direito...

Obrigado!

Offline kalix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
Re: Intel + Ubuntu: Memória reduzida e gráficos - Acer-V5-171
« Resposta #1 Online: 17 de Dezembro de 2013, 11:48 »
seu sistema  esta memória swap?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Intel + Ubuntu: Memória reduzida e gráficos - Acer-V5-171
« Resposta #2 Online: 17 de Dezembro de 2013, 12:28 »
Alguém tem ideia de com posso liberar toda a memória para o sistema e como otimizar

Ola

O Linux não é windows! O uso de memoria no Linux é privilegiado em detrimento do uso de processador. Totalmente diverso do janelas.

Se usou o comando top para ver seu consumo de ram pode observar isto

Existe um topico muito bom aqui no forum explica do o assunto.

A unica maneira de "otimizar" memoria no Linux é compila do o kernel e os programas exclusivamente para seu sistema (também existem topicos sobre o assunto no forum)

Com 2 gigas de ram, o sitema vai ficar sempre "pesado", pois o maniente grafico do Ubuntu é "pesado".

Teste o KUbuntu o LUbuntu ou o XUbuntu e verá a diferença.

Teste o kernel low-latency neste seu Ubuntu, ele privilegia o uso do processador e pode melhorar um pouco seu sistema.

Bem observado o já dito sobre swap, reserve pelo menos o dobro de sua ram.

Sobre os drivers de video, não se preocupe. Os drivers para placas Intel já vêm compilados no kernel.

[]'s

Offline |rafael.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Intel + Ubuntu: Memória reduzida e gráficos - Acer-V5-171
« Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2013, 12:37 »
Sim, te swap.

Já testei outras versões e todas tem o mesmo desempenho. Muda muito pouco de acordo com o ambiente gráfico.

Eu sei que Linux não é Windows faz uns 8 anos. Descrevi bem o problema mas acho q não leram completamente.

O sistema só lê 1,7GB e sempre que chega em 75% disso começa a travar. Isso reduz muito o desempenho, que deveria chegar a 2GB.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Intel + Ubuntu: Memória reduzida e gráficos - Acer-V5-171
« Resposta #4 Online: 17 de Dezembro de 2013, 13:28 »
Quanto a ter 1,7, voce lembrou que a memoria de video é compartilhada?

Veja na bios, voce fica com 1,7 para o sistema e 256 para o video.

Desative os serviços que não usa, como bluetooh, indexação e outros, que são carregados na inicialização que deve melhorar um pouco.

Teste o low latency para ver também.

Em detrimento do desempenho, voce pode dar mais priviégio à swap com o swappiness (teste com 70 ou 80),  isto pode dar mais "folga" para a ram.

Tente "tunar" o hd para obter mais velocidade

Não esqueça de passar um memtest, pode ser até um pente de memoria meio "capenga", quem sabe...

Segundo vi na rede, sua maquina vem com os 2 gigas de um máximo de 2gigas, um pente ruim pode fazer este efeito, pois ele tem que entregar uma parte para o video também.

Infelizmente o seu caso é só por experimento mesmo.

[]'s

Offline |rafael.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Intel + Ubuntu: Memória reduzida e gráficos - Acer-V5-171
« Resposta #5 Online: 17 de Dezembro de 2013, 13:32 »
Quanto a ter 1,7, voce lembrou que a memoria de video é compartilhada?

Veja na bios, voce fica com 1,7 para o sistema e 256 para o video.

Desative os serviços que não usa, como bluetooh, indexação e outros, que são carregados na inicialização que deve melhorar um pouco.

Teste o low latency para ver também.

Em detrimento do desempenho, voce pode dar mais priviégio à swap com o swappiness (teste com 70 ou 80),  isto pode dar mais "folga" para a ram.

Tente "tunar" o hd para obter mais velocidade

Não esqueça de passar um memtest, pode ser até um pente de memoria meio "capenga", quem sabe...

Segundo vi na rede, sua maquina vem com os 2 gigas de um máximo de 2gigas, um pente ruim pode fazer este efeito, pois ele tem que entregar uma parte para o video também.

Infelizmente o seu caso é só por experimento mesmo.

[]'s


Excelente resposta Tota!

Obrigado pelas dicas. Algumas já testei e as outras vou tentar conforme você indicou.

Retorno aqui depois ;)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Intel + Ubuntu: Memória reduzida e gráficos - Acer-V5-171
« Resposta #6 Online: 17 de Dezembro de 2013, 14:21 »
Citar
O Linux não é windows! O uso de memoria no Linux é privilegiado em detrimento do uso de processador. Totalmente diverso do janelas.

Citar
Teste o kernel low-latency neste seu Ubuntu, ele privilegia o uso do processador e pode melhorar um pouco seu sistema.

Não sabia disso lol

É sempre bom aprender =)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Intel + Ubuntu: Memória reduzida e gráficos - Acer-V5-171
« Resposta #7 Online: 17 de Dezembro de 2013, 15:22 »
Além da memória compartilhada que o Tota falou, tem outro porém, que é a unidade de medida usada.

O meu notebook tem 8 GB de ram, mas o sistema enxerga somente 7,4 GiB. E GB é diferente de GiB, GB é 1000*1000*1000 Bytes, enquanto que GiB é 1024*1024*1024 Bytes. Se eu fizer as contas, eu chego no 7,4 GiB, que aparece no monitor do sistema:

Código: [Selecionar]
cat /proc/meminfo | grep "MemTotal"
Isso retorna:

MemTotal:        7995632 kB

Como veio em kB, então tenho 7995632000 Bytes, ou 8 GB. Mas em GiB: 7995632000 / 1024^3 = 7,44651258 GiB, arredondando: 7,4 GiB.

O sistema usa kiB, MiB, GiB e TiB, que são as unidades "mais naturais" para eletrônica digital e informática, vamos dizer assim. As outras unidades, kB, MB, GB e T B são puro marketing!

Você pode ver essa diferença em HD's e SSD's no mercado. Eu comprei um SSD de 128 GB, mas na verdade são 119,2 GiB, eu posso ver isso pelo Gparted.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2013, 15:24 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !