Autor Tópico: [Resolvido]Clientes não conseguem imprimir em impressora compartilhada pelo CUPS  (Lida 6281 vezes)

Offline tmelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
    Caros,

    Estou tentando migrar minha pequena rede caseira do windows para o Ubuntu; ocorre que não consigo, apesar de já ter lido vários páginas na web, fazer com que meus dois computadores-clientes imprimam em uma impressora compartilhada pelo CUPS no computador central. Quando peço a impressão a impressora (Xerox 3250) até "dar sinal de vida", mas não imprime uma única linha.
    Basicamente o que eu tentei até agora foi o seguinte:
---------
  1) No "servidor" (máquina em que a impressora está conectada via cabo usb)
      Entrei em Sistema >> Administração >> Impressão >> Servidor >> Configurações
      Marquei: "Publicar impressoras compartilhadas a este sistema"
                   "Permitir impressões a partir da internet"
   2) Nos "clientes" (dois computadores ligados com o "servidor" via modem da GVT
       Entrei em Sistema >> Administração >> Impressão >> Novo
       Escolhi ""Localizar impressora em rede""
       Digitei ipp://ip_servidor/printers/impressoraCompartilhada
---------
    Ademais tentei outras variações do que foi feito acima, mas em nenhuma das oportunidades nada funcionou....
    Os computadores-clientes continuam sem imprimir uma única linha.
    Eu sinceramente estou "desesperado", porque a "patroa" (que é a dona de um dos computadores-clientes) não para de reclamar porque não consegue mais imprimir, tudo "culpa" do linux....
« Última modificação: 29 de Novembro de 2013, 08:12 por tmelo »

Creto

  • Visitante
Re: Clientes não conseguem imprimir em impressora compartilhada pelo CUPS
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2013, 06:11 »
Bem,

Eu sempre esqueço isso:
Citar
ipp://ip_servidor/
printers/impressoraCompartilhada
e compartilho, tudo e todos pelo " gerenciador gráfico de impressão e compartilhamento" do linux.

Resumindo, da mesma forma que eu seto na máquina que esta espetada a impressora, busco nas demais o driver e peço compartilhamento...

(no android) por isso meio ruim de explicar melhor, depois posso voltar...

T +

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Clientes não conseguem imprimir em impressora compartilhada pelo CUPS
« Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2013, 16:23 »
Olá tmelo,

Vc tem firewall ativado no servidor de impressão? Se tiver, não esqueça de liberar o acesso à porta do Cups (631/tcp).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline tmelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Clientes não conseguem imprimir em impressora compartilhada pelo CUPS
« Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2013, 08:10 »
    Caros,

    Finalmente consegui resolver efetivamente o meu problema, para tanto seguir os passos enumerados no link a seguir mostrado.
    Link http://wiki.ubuntu-br.org/Compartilhando_Impressora
    De fato o problema parecer ser que a maquina servidora de impressão precisa ter uma impressora tipo raw para poder esta ser compartilhada em rede, ou seja, a impressora "original" não funciona sendo compartilhada.

    Abraços,