Autor Tópico: Gimp x a minha grafica  (Lida 12086 vezes)

Offline magnata saj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Gimp x a minha grafica
« Online: 17 de Outubro de 2013, 22:36 »
ola, ja to a quase 2 meses tentando imprimir um cartão na gráfica, só que fiz o projeto no gimp e ja exportei de tudo que é jeito e eles nao conseguem imprimir o meu projeto. Queria saber se vc conseguem exportar um projeto do gimp para esse tal de pdf x1, ou algum formato que o corel reconheça?



aqui o projeto no gimp
http://www.acfeliz.com.br/matec.xcf
« Última modificação: 17 de Outubro de 2013, 22:46 por magnata saj »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Gimp x a minha grafica
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2013, 22:42 »
O Corel não vai ler isso daí, você deveria então ter feito no Inkscape, custa a gráfica instalar o Gimp lá? ¬¬'

Offline magnata saj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Gimp x a minha grafica
« Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2013, 22:50 »
O Corel não vai ler isso daí, você deveria então ter feito no Inkscape, custa a gráfica instalar o Gimp lá? ¬¬'

Eu peguei o projeto e exportei para pdf, 600dpi do jeito que eles queriam e mesmo assim nada de imprimir, ja nem sei mais o que faço

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Gimp x a minha grafica
« Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2013, 22:54 »
Pede para eles instalarem o GIMP lá, não custa nada fazer isso.

O GIMP tem versão para Window$, que que custa. ¬¬'

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Gimp x a minha grafica
« Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2013, 08:15 »
Isso está cheirando à má vontade da gráfica heim...

Se exportar em PDF, o corel draw abre, é só clicar com o botão direito no arquivo, ir em Abrir com... e escolher o Corel. Mas tem um porém, dependendo do tamanho que você fez no Gimp, não ficará uma qualidade boa, e pode ser por isso que a gráfica fala que não consegue imprimir. Imagens rasterizadas, que é o que o Gimp faz, não ficam boas para cartões, panfletos e etc, o ideal é usar imagem vetorizada (com o Inkscape) ou se usar o Gimp, tem que fazer uma imagem com altíssima resolução, para que fique bom o produto final (para evitar que a imagem fique pixelizada).

Você pode exportar essa imagem para .png por exemplo, importar lá no Inkscape, criar duas camadas, uma para o desenho raw (que está em .png) e outra para o novo cartão que ficará em vetores (você vai salvar no formato nativo do Inkscape, em .svg). Aí você vai ter que aprender mexer no Inkscape. Depois de refazer o cartão, você pode ocultar a camada que contem o desenho raw ou simplesmente excluir. Tome em cuidado em relação aos textos do cartão, a última coisa que você vai fazer é selecionar todos os textos, ir no menu Caminho --> Converter em caminho, isso fará com que todos os textos selecionados virem simples contornos, ou seja, não serão mais textos e sim várias curvas. Ao exportar para PDF o arquivo ficará independente das fontes utilizadas no texto, o que facilita na hora de abrir em qualquer computador.

Você vai entregar em PDF para a gráfica, na hora de salvar vai abrir uma janela com algumas opções (inclusive, você pode optar por transformar em caminho todos os textos por essa janela), e em Resolution for rasterization (dpi) você escolhe 600 ou mais.

Você pode salvar também em .svg plano, o Corel Draw reconhece esse tipo de arquivo. Na pior das hipóteses, é possível abrir um .svg plano no Firefox ou Google Chrome.

Ahh, é importante você tentar deixar o cartão no tamanho natural, no arquivo do Inkscape, para que ao imprimir o cara não precise ficar redimensionando a imagem (o que pode distorcer). Você pode mudar o tamanho do documento no menu Arquivo --> Propriedades do Desenho.

E se a gráfica encher o saco e falar que você tem que usar Corel Draw e mandar em arquivo do corel (.cdr) para eles, troque de gráfica, na boa... isso demonstra a falta de profissionalismo da mesma. Eu já fiz alguns desenhos para camiseta e moletom, para o meu curso de engenharia elétrica, e conseguiram passar o desenho para o tecido numa boa, sem reclamar. Mandei tanto em pdf como em svg.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2013, 08:20 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Gimp x a minha grafica
« Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2013, 11:32 »
Feche o arquivo no Scribus. Ele tem o recurso de separar as cores em CMYK.

Para melhores detalhes dá uma lida nesse link ou então uma lida nesse outro link.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline magnata saj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Gimp x a minha grafica
« Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2013, 00:11 »
Obrigado a todos, irei fazer os processos mencionados e em breve postarei o resultado... aguardem

Offline magnata saj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Gimp x a minha grafica
« Resposta #7 Online: 28 de Outubro de 2013, 12:24 »
Foi resolvido, depois de ler os links que vcs me mandarão cheguei la na gráfica e mandei eles abrirem no photoshop o arquivo e converte em cmyk, realmente era preguiça da gráfica.... bastava eles converterem, e esse scribus faz isso direitinho
considero o tropico finalizado
obrigado a todos

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Gimp x a minha grafica
« Resposta #8 Online: 28 de Outubro de 2013, 14:38 »
[...]
considero o tropico finalizado
obrigado a todos

Edite o título do primeiro post e coloque a tag <Resolvido>, isso para ajudar a organizar o fórum.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Creto

  • Visitante
Re: Gimp x a minha grafica
« Resposta #9 Online: 28 de Outubro de 2013, 15:11 »
Bem em um arquivo ".xcf" não vai abrir em lugar nenhum se não for no Gimp o caso é exportar como. PNG.

T+

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Gimp x a minha grafica
« Resposta #10 Online: 28 de Outubro de 2013, 15:13 »
Ah, custa a gráfica instalar o Gimp? Oh frescura!!

Creto

  • Visitante
Re: Gimp x a minha grafica
« Resposta #11 Online: 28 de Outubro de 2013, 15:42 »
Arthur experência própria os arquivos xcf tanto quanto os .svg dos gimp e inkscape do Linux quando abertos nos respectivos no (R)Wuínas abrem meio desconfigurado.

T+

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Gimp x a minha grafica
« Resposta #12 Online: 28 de Outubro de 2013, 16:11 »
Arthur experência própria os arquivos xcf tanto quanto os .svg dos gimp e inkscape do Linux quando abertos nos respectivos no (R)Wuínas abrem meio desconfigurado.

T+

O formato de arquivo .xcf não foi feito para se passar para outras pessoas ou abrir em máquinas diferente da sua... lá no próprio site do Gimp é dito isso, pois o .xcf não é padrão e reflete características internas de cada versão do Gimp, ou seja, ao mudar a versão há incompatibilidades.

Mas Creto, lá em cima foi dito para se salvar em PDF, .svg ou .png (na pior das hipóteses), ou ainda usar o Scribus. Não foi dito para se passar o .xcf para a gráfica...
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !