Autor Tópico: Problema com conexão entre kit de desenvolvimento embarcado e computador  (Lida 1740 vezes)

Offline MatheusPinto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Ola pessoal,

Estou começando a trabalhar com sistemas linux embarcado e tenho um kit de desenvolvimento FriendlyArm Mini2440. Instalei o bootloader U-boot na placa e acesso ela através de um cabo serial e o minicon.
O próximo passo do desenvolvimento é instalar uma imagem do linux do meu pc com ubuntu através de um cabo de rede até a placa. Estou com problema na parte de comunicação de rede entre pc e kit. Após definir um ip para o meu pc

sudo ifconfig eth0 10.0.0.1

quando faço

ifconfig eth0

as seguintes informações são retornadas

eth0

Link encap:Ethernet Endereço de HW 00:03:0d:e4:0f:8e
inet end.: 10.0.0.1 Bcast:10.255.255.255 Masc:255.0.0.0
UP BROADCAST MULTICAST MTU:1500 Métrica:1
pacotes RX:3 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
Pacotes TX:47 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
colisões:0 txqueuelen:1000
RX bytes:180 (180.0 B) TX bytes:11389 (11.3 KB)
IRQ:44 Endereço de E/S:0xa000

Até ai normal. Configuro o kit também através do minicon usando o U-boot normalmente fazendo a placa ter um ip 10.0.0.2 e para enviar e receber de 10.0.0.1, como descrito neste artigo:

http://sergioprado.org/mini2440-linux-com-u-boot-e-emdebian/

Faço um ping na placa:

ping 10.0.0.1

Daí que começa a loucura! Primeiramente o U-boot retorna:

host 10.0.0.1 is alive

Ou seja, que existe conexão. Porém, quando é feito isso logo após o meu ubuntu indica que a conexão cabeada foi desconectada. Ao fazer ifconfig eth0 novamente me retorna o seguinte:

eth0

Link encap:Ethernet Endereço de HW 00:03:0d:e4:0f:8e
UP BROADCAST MULTICAST MTU:1500 Métrica:1
pacotes RX:5 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
Pacotes TX:69 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
colisões:0 txqueuelen:1000
RX bytes:300 (300.0 B) TX bytes:16349 (16.3 KB)
IRQ:44 Endereço de E/S:0xa000

Ou seja, o meu pc se desfaz do endereço ip! Procurei feito um louco no google, mas não achei nada parecido com isso! Alguém sabe qual o problema?

Abraço

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema com conexão entre kit de desenvolvimento embarcado e computador
« Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2013, 11:50 »
O comando ifconfig não é permanente. Provavelmente você está usando um cabo cross, ficando refém da ativação da placa.

Minha sugestão é que você mova essa configuração para o arquivo /etc/network/interfaces, tornando ela permanente. Ficaria assim:

Código: [Selecionar]
auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet static
    address 10.0.0.1
    netmask 255.0.0.0

A primeira ativação seria feita com o comando abaixo:

sudo ifup eth0

OBS: Se sua máquina não tiver uma interface wireless, provavelmente é o NM que está conflitando com sua configuração. Nesse caso, seria conveniente reiniciar o serviço do NM, ou mesmo a própria máquina, pra que ele saia do caminho.

sudo service network-manager restart
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D