Autor Tópico: ubuntu server - problema adaptador wireless  (Lida 1922 vezes)

Offline Vcinaba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
ubuntu server - problema adaptador wireless
« Online: 20 de Agosto de 2013, 18:48 »
Boa noite,

Sou iniciante em linux, mas tenho algum conhecimento de programação e não sou tão horrível com computadores. Então, se possível, expliquem de forma simples que eu entenderei.

Eu tenho um computador velho mas que funciona até que bem e eu estava aproveitando ele para usar como servidor. Meu roteador não tem saída de cabos então comprei um adaptador wireless TP-link TL-WN721N. Como no Brasil não tem nada compatível com linux, comprei esse modelo porque vi que ele funcionava um dos drivers do compat-driver.

Detalhe: Ele funciona com USB 2.0, e meu PC tem algumas entradas 1.1 e outras 2.0 e não sei diferencia-las, já tentei com
Código: [Selecionar]
lsusb -v contudo, tem muito mais linhas que o terminal faz aparecer, segui um tutorial que pedia para editar um arquivo, editei ele com o vim e nada mudou.

Ao testar no meu notebook com Ubuntu Desktop 13.04 baixei o compat-drivers (https://www.kernel.org/pub/linux/kernel/projects/backports/stable/) e usei:

Código: [Selecionar]
make oldconfig
Código: [Selecionar]
make
Código: [Selecionar]
make installTudo deu certo e o adaptador funcionou perfeitamente.

Quando fui testar no meu Ubuntu Server 12.04 não funcionou, então baixei e instalei o Ubuntu Server 13.04 e também não funcionou nele.

Em ambos usei:
O  make menuconfig não funcionou, baixei as bilbiotecas necessárias, e apresentou a parte gráfica, mas na hora de salvar dava erro. Então usei:
Código: [Selecionar]
make configallyes ou alguma coisa parecida com isso. (o erro pode estar aqui)
Depois, make e make install, e tudo ocorreu com sucesso.
Ao reiniciar normalmente com
Código: [Selecionar]
reboot não funcionou a conexão.

Ao usar o comando
Código: [Selecionar]
lsusb ele reconhece o adaptadpr, mas mesmo assim não funciona.

Problemas possíveis:
1- Na hora da instalação, como não reconhecia o wireless e eu precisava instalar o make para instalação do driver, tive que instalar com o cabo e coloca-lo como conexão primária (ou padrão, não sei o termo correto).
2- Falta de bibliotecas que existam no Ubuntu desktop, mas que não estão instaladas no ubuntu server.
3- Algo que eu não tenha imaginado ^^

Vamos do começo: Que comandos eu preciso dar para gerar arquivos que eu possa passar por pen drive para posteriormente postar aqui para vocês poderem ter maiores informações?