Autor Tópico: Requisitos de hardware para instalar o Ubuntu e Família em um PC ou Notebook!  (Lida 41379 vezes)

Creto

  • Visitante
Re: Requisitos de hardware para instalar o Ubuntu e Família em um PC ou Notebook!
« Resposta #15 Online: 16 de Agosto de 2013, 05:26 »
Claro que um dia eu daria minha opinião aqui...

O tópico se eu falar se tornara repetitiva minha frase, mas... excelente.

Agora ao teor da questão, a dois anos ou pouco mais atrás, me encantei com o Linux, por justamente quase todo contrário desse tópico, ou melhor, os requisitos mínimos era apenas "por praxe".

Já que o velho 10.04, fazia renascer velhas carroças.

Desculpe ai o Off

T+

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Requisitos de hardware para instalar o Ubuntu e Família em um PC ou Notebook!
« Resposta #16 Online: 08 de Setembro de 2013, 16:56 »
Discordo plenamente do Artigo 2. Está defasado 5 anos no minimo na tecnologia.

Quer dizer que o cidadão com um i5 ou i7 e 2gb de ram vai usar 32bits ?

E um cidadão com core2duo com 4gb de ram pode usar 64 bits ?

Incoerente por demais, me desculpe...

Mais inconsistências :
Contudo nem tudo são flores. Muitas aplicações funcionam melhor  em 32bits, pois foram escritas para 32bits. Como o Flash, por exemplo. Notem que mesmo usando um sistema 64bits, o flash instalado é 32bits  com uma “gambiarra” para funcionar num 64bits. Sistema 32bits geralmente são mais rápidos em máquinas antigas e com pouca RAM. Sistemas 64bits com pouca RAM são mais lentos que os de 32bits. Afinal ele consome mais memória e vai acabar usando mais Swap, deixando o seu sistema ainda mais lento.

Quero ver o cidadão executar a biblioteca de jogos da steam usando um i7 com 2gb e 32bits (a lá pentium IV) por exemplo.


--

O amigo nomade fez um texto aqui no fórum, que tem embasamento atualizado sobre as arquiteturas, plataformas e sistemas.



Você tem todo direito de discordar, espernear, gritar, fazer escândalo, enfim, fazer o que der na telha!

O artigo é claro. Isso não é regra, é um guia.

Desde de quando uma pessoa que pode comprar um Core i5 ou i7 vai ter menos de 2GB de RAM?

Eu tenho um Core i7 em overclock e com muita RAM com sistema 64bits. É fácil fazer esse teste aqui na minha máquina! Deixa eu comprar um pente fajuto de 1 ou  2GB de RAM e querer fazer as mesmas coisas que eu faço com 8GB num sistema de 64bits pra ver onde vai parar o desempenho do meu i7! Se eu conseguir, pode deixar que eu mesmo te entrego a minha máquina!

Acho que fui muito claro, para máquinas desmemoriadas, com 2GB ou menos, onde o camarada vai fazer um monte de coisas ao mesmo tempo, vai dar parginação até umas horas e vai usar swap. Desde de quando swap é mais rápido que RAM?

Mas como disse antes, isso não é regra. Se o cara é feliz e faz bem a ele usar o seu sistema 64bits com pouca RAM, pra mim não tem problema nenhum! Eu mesmo não usaria, mas tem quem usa.



Gostaria que você fizesse isso para acabar com essa dúvida eterna kkkkk

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Requisitos de hardware para instalar o Ubuntu e Família em um PC ou Notebook!
« Resposta #17 Online: 06 de Maio de 2014, 12:15 »
Então galactus, já comprou o pente de 2GB?

;D ;D

Offline marcolino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: Requisitos de hardware para instalar o Ubuntu e Família em um PC ou Notebook!
« Resposta #18 Online: 06 de Julho de 2014, 13:43 »
oi pessoal, tdo bem? estava com dúvidas a respeito de qual versão do ubuntu instalar, se a 32bits ou 64bits. pesquisando, encontrei nessa página abaixo recomendações de uso da arquitetura 64bits somente em computadores com mais de 2gb de ram. vejam:

http://howtoubuntu.org/how-to-decide-if-you-should-use-32bit-or-64bit-ubuntu

notei que ainda paira dúvidas na comunidade sobre o desempenho de sistemas 64bits em máquinas com pouca ram (<2gb), se ainda assim são superiores aos de 32bits nessas condições? se alguém conhece um material aprofundado sobre o assunto, compartilha ai. obrigado!

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Requisitos de hardware para instalar o Ubuntu e Família em um PC ou Notebook!
« Resposta #19 Online: 06 de Julho de 2014, 14:17 »
Eu complementaria a dúvida com outro questionamento.

Tinha em uma máquina, com 1Gb de RAM, instalado o 12.04, 64bits.

Subitamente, ela começou a ficar lenta, quase imprestável para o uso.

Em outra máquina, com a mesma RAM, mas com Ubuntu 12.04 32 bits continuou rodar normalmente.

Será que o efeito das atualizações, com alterações equivalentes a um 12.04.3 pode ter deixado a máquina lenta, por falta de RAM?

Outra dúvida: falam em 2Gb para rodar o sistema. Alguém tem rodado o 12.04.3 64 bits com 2Gb tranquilamente?

Obrigado!
Linux User 586375

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Requisitos de hardware para instalar o Ubuntu e Família em um PC ou Notebook!
« Resposta #20 Online: 07 de Julho de 2014, 10:48 »
Eu complementaria a dúvida com outro questionamento.

Tinha em uma máquina, com 1Gb de RAM, instalado o 12.04, 64bits.

Subitamente, ela começou a ficar lenta, quase imprestável para o uso.

Em outra máquina, com a mesma RAM, mas com Ubuntu 12.04 32 bits continuou rodar normalmente.

Será que o efeito das atualizações, com alterações equivalentes a um 12.04.3 pode ter deixado a máquina lenta, por falta de RAM?

Outra dúvida: falam em 2Gb para rodar o sistema. Alguém tem rodado o 12.04.3 64 bits com 2Gb tranquilamente?

Obrigado!


Olá alevian, daqui não tenho como te dizer o motivo da sua máquina ter ficado lenta  com o tempo. É claro que 1GB de RAM para um sistema 64bits é muito pouco. As atualizações também podem ter deixado o seu sistema lento por conta de alguma alteração nos arquivos do sistema, como por exemplo a parte gráfica.

O que eu posso te falar é da minha experiência com minhas máquinas e de algumas outras pessoas que instalo Linux.

Hoje o problema principal não é tanto o sistema em si mas os navegadores como Firefox e Google Chrome que estão cada vez mais consumindo recursos do sistema, não só de memória como do processador também. Eu não usaria um sistema 64bits com 1GB de RAM de forma alguma. Só o Firefox com várias abas abertas já pode consumir toda a sua RAM.

É claro que você pode usar um sistema 64bits com 1GB ou 2GB, já vi muita gente usando Windows 7 64bits com 2GB de RAM. O problema é você começar a fazer muitas coisas ao mesmo tempo, logo o seu sistema vai usar Swap, com isso vai ficando mais lento, e se a Swap lotar, além de ficar ainda mais lento, alguns programas poderão ser fechados pelo sistema. Para o seu sistema 64bits realmente ser vantajoso, tenha pelo menos 4GB de RAM.

Eu instalei o Lubuntu 32bits num Core 2 Duo com 2GB de RAM da minha irmã. O motivo? Ela navega com várias abas abertas ao mesmo tempo, o que faria só o navegador consumir pelo menos 50% de sua RAM num sistema 64bits! Agora, se eu soubesse que ela faz uma coisa de cada vez, até que dava pra usar 64bits tranquilamente, mas ela faz uso de muitas coisas ao mesmo tempo, daí optei por 32bits. 
Eu tenho melhores resultados com 8GB de RAM em sistemas 64bits, e não é só no Linux, no Windows e no Mac também, 64bits gosta de memória, gasta 30% mais de memória em média que um sistema 32bits fazendo as mesmas coisas.

Não adianta economizar na memória, melhor ter mais memória e um processador médio do que processador potente e pouca memória.

Espero ter ajudado mais do que prejudicado.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Requisitos de hardware para instalar o Ubuntu e Família em um PC ou Notebook!
« Resposta #21 Online: 07 de Julho de 2014, 11:37 »
Bastante esclarecedor, galactus!

Se for o caso, vou rodar nele Xubuntu mesmo, já que não tenho intenção de botar mais de 2Gb de RAM.
Ou então continuar a operar com sistema de 32 bits.
Ou conjugar essas duas ações.

Gratíssimo!
Linux User 586375

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Requisitos de hardware para instalar o Ubuntu e Família em um PC ou Notebook!
« Resposta #22 Online: 07 de Julho de 2014, 17:22 »
Ótimo guia, galactus!
Tenho um Core i5, 8gb de ram, tudo intel e rodo nele o Xubuntu 64 bits, o sistema é muito rápido.
Também rodo com tranquilidade o Xubuntu 64 bits num netbook amd 350 com 2gb de ram, usando driver livre, mas evito abrir vários aplicativos simultaneamente.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!