Autor Tópico: criação de script para desocultar pastas em midias removiveis  (Lida 9744 vezes)

Offline CARDOSO_AP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
criação de script para desocultar pastas em midias removiveis
« Online: 23 de Julho de 2013, 20:27 »
Olá,trabalho numa instituição de ensino, faculdade, e utilizamos o sistema seven e tenho problemas com os virus que criam atalhos nos pendrivers, através do windows mesmo eu consigo utilizar o .bat para desocultar as mesmas, mas eu gostaria de utilizar um script para rodar no ubuntu que apesar deu conseguir ver as pastas e deletar os virus quando eu volto com a midia para o windows as pastas continuam ocultas. Eu queria poder fazer o comando ja no linux para quando voltar para uma maquina windows ja estivessem aparecendo, sem eu precisar fazer os comandos no windows.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: criação de script para desocultar pastas em midias removiveis
« Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2013, 20:32 »
Ola

Como o pinguim e o janelas utilizam codificações diferentes para o atributo "oculto", vou acompanhar o topico com muito interesse em aprender como se faz isto, ou se pelo menos é possivel fazê-lo

[]'s

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: criação de script para desocultar pastas em midias removiveis
« Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2013, 23:52 »
Mais uma que vai pro meu caderninho ...

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: criação de script para desocultar pastas em midias removiveis
« Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2013, 09:40 »
Interessante isso aí. Vou testar qualquer dia desses.

Atualmente, eu guardo nos meus pendrives um arquivo de lote (.bat) que, quando executado, desoculta pastas previamente ocultadas por vírus de pendrive. Com isso aí, não vou precisar ir pro Windows só pra fazer essa tarefa.

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: criação de script para desocultar pastas em midias removiveis
« Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2013, 09:45 »
Interessante isso aí. Vou testar qualquer dia desses.

Atualmente, eu guardo nos meus pendrives um arquivo de lote (.bat) que, quando executado, desoculta pastas previamente ocultadas por vírus de pendrive. Com isso aí, não vou precisar ir pro Windows só pra fazer essa tarefa.

Quer dizer que se um arquivo foi colocado como 'oculto' no windows, quando visto no Linux, ele não começa com ponto (.) e portanto não deveria ser visível normalmente?

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: criação de script para desocultar pastas em midias removiveis
« Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2013, 14:13 »
É visível no Linux. Isso é útil pra quem inevitavelmente vai passar por um pc com Windows, e quer arrumar no Linux. Se não fosse o caso, nem precisaria usar ntfs ou fat.

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: criação de script para desocultar pastas em midias removiveis
« Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2013, 14:56 »
Interessante isso aí. Vou testar qualquer dia desses.

Atualmente, eu guardo nos meus pendrives um arquivo de lote (.bat) que, quando executado, desoculta pastas previamente ocultadas por vírus de pendrive. Com isso aí, não vou precisar ir pro Windows só pra fazer essa tarefa.

Quer dizer que se um arquivo foi colocado como 'oculto' no windows, quando visto no Linux, ele não começa com ponto (.) e portanto não deveria ser visível normalmente?

É importante ressaltar que o Windows e o Linux realizam o ocultamento de arquivos de maneiras diferentes um do outro. No Linux, qualquer arquivo ou diretório cujo nome é precedido de um ponto, será automaticamente oculto pelo terminal, e pela maioria dos modos gráficos. Isso é padrão para toda distribuição Linux que experimentei.

Já o Windows faz diferente. O ocultamento de arquivos é feito em função de atributos internos do arquivo. E o ocultamento de um SO não interfere no do outro, nem vice-versa. No Windows, pastas com nome começando com ponto não são ocultadas. Se tu instalar o GIMP no Windows e for na pasta %APPDATA%, dá pra ver que lá é criada uma pasta de nome ".gimp" contendo as configurações do programa. E a pasta é visível normalmente, sem ser ocultada. O mesmo vale para o Ubuntu, quando você tenta ocultar uma pasta no Windows e ver se no Ubuntu ela permanece oculta. Também fica visível.

Offline aleckmorpheus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: criação de script para desocultar pastas em midias removiveis
« Resposta #8 Online: 05 de Setembro de 2013, 14:51 »
Boa tarde a todos;

Estava procurando a mesma coisa e cai aqui nesse topico.
Não testei ainda, mas vou testar a solução proporcionada pro este link:
http://www.aboutlinux.info/2005/11/make-your-files-immutable-which-even.html
espero que dê certo e que possa ajudar os amigos.

Até.