Autor Tópico: Dúvida - Servidor SFTP com Prosftp e usuario enjaulado  (Lida 1258 vezes)

Offline lau29

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Dúvida - Servidor SFTP com Prosftp e usuario enjaulado
« Online: 22 de Julho de 2013, 15:42 »
Galera, esse tópico é uma espécie de continuação de um outro que eu postei aqui, a respeito de uma montagem de um servidor que será usado para desenvolvimento web.Estou usando o Ubuntu 12.04 pelo fato de o mesmo  me dar a opção de ter o desktop, essa parte de certa forma foi fácil , e os usuários se logam normalmente em sua contas e tudo funciona 100% (Usei NxServer free).Saiu tudo com eu esperava.
Agora estou quebrando a cabeça para poder fazer a configuração do FTP. Pois precisava "enjaular" o usuário em sua pasta home e já li muito tutorial e muita dica e etc...
Não consegui enjaular o usuário através do arquivo do prosftp onde modificava a linha do Defaultroot, simplesmente o meu sistema não respeitava a configuração.
Depois de muita pesquisa cheguei a esse tuto: http://www.vilarflash.com.br/blog/?p=181, onde a configuração é inserida dentro do arquivo do ssh.
Pois bem agora o que acontece,( para quem não leu ) eu crio o grupo de usuários, crio a home especifica e quando logo funciona 98%, porque? Porque quando me conecto ao diretório que o sistema enxerga com a raiz (/), não consigo fazer nada nela, upload,e consequentemente, renomear , apagar e etc...tenho que criar um diretório abaixo e dar a permissão 0755 e aí tudo flores.
Se crio um novo usuário, mesma coisa, já tentei mudar a pasta home pelo etc/passwd e nada , se mudo as permissões de pastas aí não conecta o ftp.
Já to meio louco , pois preciso criar os usuários e os mesmos a partir de sua pasta "home "já possa criar as suas pastas arquivos e etc...
Alguém consegue me dar uma luz de onde estou errando? Porque o que eu tenho é mais ou menos assim:

chroot/usuario1
chroot/usuario2

A Pasta chroot é uma pasta que terá todos os usuários , usuario1...../usuario2e etc  é o diretorio que esta sendo enxergada com home por cada usuário e a mesma deveria ter permissões de gravação e etc ...para poder fazer o restante dos diretorios, arquivos e etc.

Uma vez feito isso em um diretorio aí conseguirei criar um usuário que tenha acesso na home principal (usuário 1 por ex)e dentro desse diretorio terei sub-diretorios e criarei novos usuários que terão a sua home especificada com algum sub-diretorio.

Desde já agradeço a atenção dada.
Laércio