Autor Tópico: Harlan: uma nova linguagem de programação com foco nas GPUs.  (Lida 1803 vezes)

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Harlan é uma jovem linguagem de programação que promete simplificar o desenvolvimento de aplicativos que são executados na GPU. O sr. Erik Holk, um pesquisador da Universidade de Indiana, é que estar por trás de seu desenvolvimento.  A própria sintaxe da linguagem é baseada em Scheme, um dialeto da linguagem de programação Lisp. Vários criadores de linguagens de programação consideram Lisp como a ancestral da maioria das boas linguagens de programação.

A Harlan tem como objetivo ajudar os desenvolvedores a obter uma utilização mais produtiva e eficiente das GPUs sem ter que lidar com as rotineiras tarefas de programação de GPU, o que iria distraí-los de seu trabalho real. A linguagem Harlan foi criada quando eles investigavam quais são as características necessárias para uma linguagem que é projetada desde o início de forma a suportar a programação de GPU. Outros conceitos tendem a assumir que a programação da GPU deve ser incorporada numa língua existente, o que significa, por exemplo, que as características linguísticas especiais do sistema existente devem ser levadas em consideração.

Para ler o artigo completo, acesse o link abaixo:
http://recantodotux.blogspot.com.br/2013/07/harlan-uma-nova-linguagem-de-programcao.html
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog