Autor Tópico: Transformando o notebook num roteador  (Lida 10563 vezes)

Offline Julian Cabral

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Transformando o notebook num roteador
« Online: 22 de Junho de 2013, 02:20 »
     Bem galera, tenho uma internet 1 Mb via rádio no notebook (através de cabo - não há roteador) e estava procurando uma maneira de compartilhar essa internet com os meus aparelhos móveis - um galaxy Y e um Positivo Ypy, ambos Android. Vi que o Ubuntu tem uma maneira de criar rede sem fio nativa, mas me parece que é ad hoc (não sei bem o que significa), mas sei que os Androids não reconhecem. Tava quase comprando um roteador quando achei hoje um tutorial que resolveu meu problema: ele transformou o meu notebook em roteador.

   Transcreverei o tutorial, traduzindo (ele está em inglês) a meu modo, como eu fiz e deu certo.

   Já adianto que não tenho conhecimentos avançados, apenas segui os passos do tuto e deu tudo certo. Tente por sua conta e risco (como eu fiz).
   O endereço para quem quiser ver o original é: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?p=38228707#post38228707
   Parece-me que funciona em qualquer máquina, desde que tenha a placa wireless (acho que não existe notebook que não tenha).

Passo 1: Verifique se seu adaptador wireless suporta infraestrutura hotspots.
  Abra o terminal e digite sudo lshw | less
  Encontre a seção -network do wireless (no meu note era a segunda, havia duas: a primeira era a rede cabeada). Confirme que o driver é ou ath5k ou ath9k (o meu é ath9k), se não for, não vai funcionar.

Passo 2: Instale 2 ferramentas adicionais para criar o hotspot: 1ª é o hostapd (servidor hotspot) e a 2ª é o dnsmasq (servidor dns dhcp).
  No terminal digite sudo apt-get install hostapd dnsmasq

Passo 3: Pare estes serviços se eles já iniciaram e impeça-os de iniciar junto com o sistema:
  No terminal digite:
sudo service hostapd stop
sudo service dnsmasq stop
sudo update-rc.d hostapd disable