Autor Tópico: Novos Moderadores  (Lida 118692 vezes)

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Novos Moderadores
« Resposta #45 Online: 25 de Outubro de 2013, 13:41 »
Uma pergunta rápida aqui: qual Ubuntu deriva diretamente do wheezy?

Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Novos Moderadores
« Resposta #46 Online: 25 de Outubro de 2013, 13:43 »
Ubuntu deriva diretamente do wheezy?

Até onde eu sei tanto o Ubuntu quanto o Linux Mint (incluindo o LMDE) derivam do Debian Testing.

Creto

  • Visitante
Re: Novos Moderadores
« Resposta #47 Online: 25 de Outubro de 2013, 13:51 »
E aí, Creto, meu camarada!

Como andam as coisas?

Melhor agora!!!

Minha vida virou de ponta cabeça esse ano. Fiquei desempregado, tive que largar a faculdade, passei algumas necessidades, me desmotivei geral, parei de aprender sobre Linux, larguei mão até de mexer com computador!
Sei bem como é isso, pois passei muito tempo em situações de dificuldades, que mesmo agora já trabalhando ainda não deu para arrumar totalmente a casa.


Felizmente as coisas estão voltando aos eixos...

Estou voltando pro meu antigo trabalho (área química) com um cargo melhor e um $$ maior... Ha, ha ha!!!

Sucesso no novo emprego amigo.

Estou renegociando dívidas... Me preparando pra retomar a faculdade no ano que vem... Consegui uma ótima bolsa de estudo pro meu filho mais velho...

Nada mau...

Com toda certeza, amigo, sempre há algo esperando o momento certo para acontecer, pode acreditar.

Desculpe o descarrego inconveniente fora de lugar, he, he, he
hum..., é realmente preocupante :(

Mas é isso. Tô de volta!

Abraços!

Seja bem vindo de volta e vê se não some de novo, ah, desistiu do Debian? ainda estou por lá mas como o forum é "organizadíssimo" perdi meu antigo usuário "PC1" e agora sou creto mesmo ;)

PS: O Ubuntu deriva de Patchs do Debian "sid" (Unstable) por isso usa os softwares mais novos.

T+

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Novos Moderadores
« Resposta #48 Online: 26 de Outubro de 2013, 01:50 »
Então, Creto, desisti do Debian só temporariamente.

Pretendo repetir os passos do Eliseu: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,105136.0.html

Antes eu tinha o Squeeze instalado aqui. Minha intenção era me familiarizar com o Debian e aprender a compilar kernel.

Na época, cheguei até a aprender algumas coisas sobre empacotamento, antes de parar tudo.

Imagino que o debian com gnome-shell esteja bem legal.

Já pensando em testes com kernel (eu vou me arriscar a fundir tudo aqui, kkkkk) não seria melhor eu usar a versão stable ao invés da testing, pra que a natureza de meus prováveis problemas se limitasse a coisas relacionadas com ele? E se eu instalo a testing e começo a ter problemas com bugs de outra natureza?

Outra coisa: andei lendo as coisas que o galactus anda fazendo com relação a isso no Ubuntu. Claro que ainda estou longe de entender 1/10 do que está sendo dito lá. Mas eu sempre fico com a impressão de que hoje em dia aquela dita "liberdade para experimentalismos" do Debian da qual ouvi falar parece ser a mesma no Ubuntu.

Ou seja, por qual sistema, nos dias de hoje, seria melhor iniciar o aprendizado de compilação de kernel: no Ubuntu ou no Debian?






Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Creto

  • Visitante
Re: Novos Moderadores
« Resposta #49 Online: 26 de Outubro de 2013, 08:57 »
(...)
Já pensando em testes com kernel (eu vou me arriscar a fundir tudo aqui, kkkkk) não seria melhor eu usar a versão stable ao invés da testing, pra que a natureza de meus prováveis problemas se limitasse a coisas relacionadas com ele? E se eu instalo a testing e começo a ter problemas com bugs de outra natureza?

Outra coisa: andei lendo as coisas que o galactus anda fazendo com relação a isso no Ubuntu. Claro que ainda estou longe de entender 1/10 do que está sendo dito lá. Mas eu sempre fico com a impressão de que hoje em dia aquela dita "liberdade para experimentalismos" do Debian da qual ouvi falar parece ser a mesma no Ubuntu.

Ou seja, por qual sistema, nos dias de hoje, seria melhor iniciar o aprendizado de compilação de kernel: no Ubuntu ou no Debian?

Pois é eaxgrande, tudo o que se ouve (lê) dizer sobre o Debian Testing ainda é o povoamento do mito: "Linux é dificil, coisa e tal", pois ao contrário do que este mito diz, o Debian Testing é muito mais estável do que muita distro dita Stable, pacotes passaram pelo ramo sid (unstable) foram altamente testados e ai... blá, blá

Por prova estão ai muitas derivações do Debian Testing que tem estabilidade a toda prova, exemplos disso são: LMDE, (não me lembro de muitas) mas também o tupiniquim Epidemic Linux que com sua ferramenta de atualização eUpgrade está provando que uma rolling releases pode ter suas atualizações também pelo modo gráfico.

Sim, o Ubuntu pode muito bem ser usado para e por usuários "clique aqui, clique ali" quanto por usuários avançados podendo ser feito qualquer coisa feita no Debian nele, provando isso também: quando tenho tempo para me aventurar nesses devaneios de ser um usuário avançado, também faço minhas experiências no BigLinux 12.04 ou Linux Mint Maya os dois baseados no Ubuntu 12.04 LTS.

O meu caso de usar outras derivações do Ubuntu, Debian e derivações do Debian testing e sid é sempre tentar aumentar a gama de conhecimento que estas distros e suas particularidades tem a me oferecer.

Finalizando, percebi outro dia que mesmo já tendo um bom conhecimento "iniciante" em Linux, ainda não estou pronto para resolver bugs no Xfce, fico totalmente perdido, e o ambiente ainda tem muito a ser corrigido, apesar de estar muito bom.

T+

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Novos Moderadores
« Resposta #50 Online: 26 de Outubro de 2013, 09:35 »
Obrigado pelas informações, Creto.

Então acho que na minha máquina vai ficar assim:

- Debian 8.0 Jessie
- Sai 10.04 → Entra 14.04, quando for lançado
- RW7

Começo aprendendo sobre kernel no 10.04 pra ver como é o modo "das antigas" e me estendo no Debian até sair o 14.04.

Posteriormente quero manter essa instalação do Debian pra acompanhar sua mudança de "testing" para "stable"

Abraços a todos!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Creto

  • Visitante
Re: Novos Moderadores
« Resposta #51 Online: 26 de Outubro de 2013, 09:52 »
No testing a melhor forma de fazer um apt-get dist-upgrade ainda é:
Ctrl + Alt + F1
logar como "root" digitar senha
init 3
apt-get update
apt-get dist-upgrade
apt-get clean
init 5 && exit


Fonte: Manual do aptosid

T+