Autor Tópico: Problema com teclado retroiluminado  (Lida 13033 vezes)

Offline BilaRC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Problema com teclado retroiluminado
« Online: 04 de Maio de 2013, 13:44 »
Olá...

Tenho um notebook da Samsung (NP700Z4A-SD1-BR) que possui teclado iluminado por led (backlight), com o Ubuntu 13.04 em dual boot com o Win7. As teclas de função para o ajuste de luminosidade do teclado pelo Win7 funcionam normalmente. Quando faço boot pelo Ubuntu, o teclado acende na intensidade máxima e as teclas de função (p/ o ajuste da luminosidade do teclado) não funcionam. As demais teclas (volume, brilho da tela, etc) funcionam normalmente.

Alguém teria alguma sugestão para contornar esse problema?

Desde já agradeço a ajuda.
« Última modificação: 04 de Maio de 2013, 13:48 por BilaRC »

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Problema com teclado retroiluminado
« Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2013, 15:07 »
Olá...

Tenho um notebook da Samsung (NP700Z4A-SD1-BR) que possui teclado iluminado por led (backlight), com o Ubuntu 13.04 em dual boot com o Win7. As teclas de função para o ajuste de luminosidade do teclado pelo Win7 funcionam normalmente. Quando faço boot pelo Ubuntu, o teclado acende na intensidade máxima e as teclas de função (p/ o ajuste da luminosidade do teclado) não funcionam. As demais teclas (volume, brilho da tela, etc) funcionam normalmente.

Alguém teria alguma sugestão para contornar esse problema?

Desde já agradeço a ajuda.

É a primeira vez que você usa o Ubuntu nesse notebook ou não ?
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline BilaRC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Problema com teclado retroiluminado
« Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2013, 22:17 »
Olá...

Tenho um notebook da Samsung (NP700Z4A-SD1-BR) que possui teclado iluminado por led (backlight), com o Ubuntu 13.04 em dual boot com o Win7. As teclas de função para o ajuste de luminosidade do teclado pelo Win7 funcionam normalmente. Quando faço boot pelo Ubuntu, o teclado acende na intensidade máxima e as teclas de função (p/ o ajuste da luminosidade do teclado) não funcionam. As demais teclas (volume, brilho da tela, etc) funcionam normalmente.

Alguém teria alguma sugestão para contornar esse problema?

Desde já agradeço a ajuda.

É a primeira vez que você usa o Ubuntu nesse notebook ou não ?

Não... Venho instalando o Ubuntu nele desde a 12.04. Antes, nas versões anteriores, nem o controle do brilho da tela funcionava direito. Nessa versão (13.04) como falei, todos os controles estão funcionando (até mesmo um que desabilita o touchpad); mas o controle de luminosidade do teclado nunca funcionou.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Problema com teclado retroiluminado
« Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2013, 20:24 »

... Venho instalando o Ubuntu nele desde a 12.04. Antes, nas versões anteriores, nem o controle do brilho da tela funcionava direito. Nessa versão (13.04) como falei, todos os controles estão funcionando (até mesmo um que desabilita o touchpad); mas o controle de luminosidade do teclado nunca funcionou.

Veja se lhe ajuda isso, clicando aqui: Teclado Backlit (Luminoso) não apaga as luzes
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline BilaRC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Problema com teclado retroiluminado
« Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2013, 20:57 »

... Venho instalando o Ubuntu nele desde a 12.04. Antes, nas versões anteriores, nem o controle do brilho da tela funcionava direito. Nessa versão (13.04) como falei, todos os controles estão funcionando (até mesmo um que desabilita o touchpad); mas o controle de luminosidade do teclado nunca funcionou.

Veja se lhe ajuda isso, clicando aqui: Teclado Backlit (Luminoso) não apaga as luzes

EdvaldoCruz agradeço a ajuda...
Vou continuar procurando uma solução para o meu Samsung. Qdo encontrar posto a solução aqui...

Offline jonasmartins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Problema com teclado retroiluminado
« Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2013, 13:16 »
 Possuo o mesmo notebook e estou com o mesmo problema.

Encontrou alguma solução ?

Offline sheeptraveler

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • -- Say my Name.
    • Ver perfil
Re:Problema com teclado retroiluminado
« Resposta #6 Online: 01 de Setembro de 2015, 23:53 »
Olá...

Tenho um notebook da Samsung (NP700Z4A-SD1-BR) que possui teclado iluminado por led (backlight), com o Ubuntu 13.04 em dual boot com o Win7. As teclas de função para o ajuste de luminosidade do teclado pelo Win7 funcionam normalmente. Quando faço boot pelo Ubuntu, o teclado acende na intensidade máxima e as teclas de função (p/ o ajuste da luminosidade do teclado) não funcionam. As demais teclas (volume, brilho da tela, etc) funcionam normalmente.

Alguém teria alguma sugestão para contornar esse problema?

Desde já agradeço a ajuda.
Hey Eaew, Eu estou com o mesmo problema que vc, mas sou iniciante e desconheço muitos comandos, mas com o limitado conhecimento q tenho, encontrei um diretorio q chamou minha atenção :

root@Traveler:/sys/class/backlight/samsung/device/leds# dir  /sys/class/backlight/samsung/device/leds
samsung::kbd_backlight

Tentei editar esse arquivo mas não consegui, se por acaso conseguir um solução para o problema, ficaria agradecido se compartilhasse conosco


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com teclado retroiluminado
« Resposta #7 Online: 03 de Setembro de 2015, 23:50 »
Então, /sheeptraveler/,

Consulte esse vídeo, talvez possa te ajudar:

Linux tutorial - turn on keyboard backlight

https://www.youtube.com/watch?v=Rur_QAoVZmw

Adicionalmente, ainda aqui no Fórum há um tópico que descreve um situação com um teclado retro-iluminado. O tópico, cujo autor é o colega /platao/, foi feito para um modelo específico, porém eventualmente a essência da ideia seja a mesma e aplicável ao seu modelo de teclado, bastando adaptar.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,116283.msg640847.html#msg640847
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline sheeptraveler

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • -- Say my Name.
    • Ver perfil
Re:Problema com teclado retroiluminado
« Resposta #8 Online: 06 de Setembro de 2015, 18:38 »
Então, /sheeptraveler/,

Consulte esse vídeo, talvez possa te ajudar:

Linux tutorial - turn on keyboard backlight

https://www.youtube.com/watch?v=Rur_QAoVZmw

Adicionalmente, ainda aqui no Fórum há um tópico que descreve um situação com um teclado retro-iluminado. O tópico, cujo autor é o colega /platao/, foi feito para um modelo específico, porém eventualmente a essência da ideia seja a mesma e aplicável ao seu modelo de teclado, bastando adaptar.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,116283.msg640847.html#msg640847
Hey,
infelizmente eu já havia testado ambas as alternativas sem obter resultados, inclusive estou na busca da solução até agr. No primeiro dos casos, utilizando o comando "xset", aparentemente eh aceito pelo terminal, porém nada mudo em meu teclado, e utilizando a alternativa de nosso amigo /platao/ nada muda do mesmo jeito. Tive um problema tbm com o brilho de minha tela, não conseguia altera-lo pelas tecla "fn" mas não pq a msm não funcionasse, ela simplesmente alterava a barra de iluminação porém no monitor permanecia constante, vi alguns problemas parecidos, q se resolveram com o comando "xbacklight" porém no meu caso só consegui alterar utilizando o comando "xrandr".
Obrigado msm assim pela tentaiva de resolução de meu problema, e ficaria de tal forma agradecido se tiver outras propostas à me apresentar.

Offline sheeptraveler

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • -- Say my Name.
    • Ver perfil
Re:Problema com teclado retroiluminado
« Resposta #9 Online: 07 de Setembro de 2015, 13:07 »
Então, /sheeptraveler/,

Consulte esse vídeo, talvez possa te ajudar:

Linux tutorial - turn on keyboard backlight

https://www.youtube.com/watch?v=Rur_QAoVZmw

Adicionalmente, ainda aqui no Fórum há um tópico que descreve um situação com um teclado retro-iluminado. O tópico, cujo autor é o colega /platao/, foi feito para um modelo específico, porém eventualmente a essência da ideia seja a mesma e aplicável ao seu modelo de teclado, bastando adaptar.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,116283.msg640847.html#msg640847
hey /druidaobelix/ consegui resolver o meu problema com o teclado iluminado com o comando [echo 3 > /sys/class/leds/samsung\:\:kbd_backlight/brightness] através dele posso alterar o nivel de brilho de teclado em um escala de 0 a 8.
Obrigado pela sujestão.