Autor Tópico: Programacao C++ no ubuntu  (Lida 11153 vezes)

Offline Gibbs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Programacao C++ no ubuntu
« Resposta #15 Online: 07 de Maio de 2013, 10:49 »
IDEs tem várias e já houveram muitos tópicos aqui perguntando sobre isso. Basta dar uma pesquisada aqui no fórum sobre IDE.
Algumas das comumente citadas são: Eclipse, anjuta, kdevelop, geany, code::blocks, qt creator, etc.

Ainda prefiro usar um bom editor de texto ao invés de uma IDE e compilar usando um Makefile genérico que criei faz muito tempo (na época que escrevi esse tutorial que mencionei antes). Acho mais leve, rápido, confiável e na minha opinião nada substitui o Emacs para escrever qualquer tipo de texto, seja programação ou não (até leio e escrevo e-mails no Emacs e você pediu uma opinião  :P ).

Tente alguma dessas IDEs que citei que são bem conhecidas e você deve gostar de alguma. Eu começaria pelo Eclipse e embora ele seja um pouquinho complicado no começo, acredito que não deixe nada a desejar em relação a nenhuma outra (acredito que seja bastante usado comercialmente também). Se o Eclipse ficar pesado no seu computador, tente então o code:blocks ou o geany que são bem leves.

Valeu. perguntei isto porque uso o code::blocks e as vezes o geany. Mas quando queremos compilar com ligação ao mysql, por exemplo, fica mais difícil.
Queria investir no aprendizagem de uma delas, o mais difícil é mesmo é configurar para uma boa compilação.

Um outra questáo é: é viável estas iDE para usar em ambientes windows ?

Grato.
Gibbs

Darcamo

  • Visitante
Re: Programacao C++ no ubuntu
« Resposta #16 Online: 10 de Maio de 2013, 11:34 »
Nunca programei com nenhuma delas no windows (praticamente não não programei no windows) para dizer isso. Acredito que sim.

Uma das coisas mais complicadas de se fazer em uma IDE quando não se sabe é justamente como configurar para usar alguma biblioteca externa. Isso varia um pouco de IDE para IDE e nem sempre é claro. Pode variar também se essa biblioteca foi instalada pelo gerenciador de pacotes do sistema, ou se você mesmo compilou, etc.

Normalmente essas configurações envolvem criar um projeto nessa IDE para o seu programa e setar essas opções de compilação e linkagem no projeto. Frequentemente há partes separadas nas configurações do projeto para as opções de compilação e linkagem e as de linkagem costumam ser as mais importantes.
Como eu não uso nenhuma dessas IDEs não posso dizer como fazer isso nelas a menos que eu mesmo instale uma delas para testar. Posso fazer isso depois caso você tenha dificuldades.