Autor Tópico: Como instalar o KDE no Ubuntu, remover o Unity,Gnome & Otimizar o sistema  (Lida 26028 vezes)

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Introdução

Esta dica é para aqueles que não curtiram muito o GNOME 3 e nem do Unity, mas curtem o KDE e não querem instalar o KUbuntu.

Antes porém, aqui fica o meu obrigado ao Vitor Binga do site Viva o Linux, pois, se hoje tenho instalado em meu PC o KDE a rodar no Ubuntu, foi graças a ele.

Ah ! Antes que me esqueça, uma observação importante. Eu detetei que o KDE tem alguns bugs se instalado no Ubuntu 12.04. Então, eu recomendo vivamente que você faça o Upgrade para o Ubuntu 12.10 se quiser ter uma boa experiência com o KDE instalado em seu computador com o Ubuntu.

Caso não saiba fazer o upgrade, não se preocupe, eu fiz aqui um tutorial sobre Como fazer o Upgrade do Ubuntu 12.04 LTS para o 12.10, você poderá também pesquisar aqui no fórum, aliás concerteza terá até informações mais apuradas!

Bom, agradecimentos feitos, e observações observadas, vamos lá ao que interessa.

Como instalar o KDE

Primeiro, abra o terminal



digite sudo apt-get update carregue na tecla <ENTER>, digite sua senha e volte a carregar na tecla <ENTER>



Depois, para atualizar o Ubuntu, digite sudo apt-get upgrade e claro, novamente carregar na tecla <ENTER>. Normalmente já não vai pedir a senha, mas caso peça, digite sua senha e carregue na tecla <ENTER>.


E agora, a instalação do KDE, sudo apt-get install kde-standard


Após ter dado o comando sudo apt-get install kde-standard irá aparecer a pergunta para que você autorize o Ubuntu a baixar os pacotes necessários. Você obviamente, terá de responder que sim digitando S, e carregando na tecla <ENTER>



Após ter baixado todos os pacotes, e enquanto o Ubuntu instala, irá aparecer a tela de configuração do kdm ( Tela de Login ), carregue na <ENTER> para que o Ubuntu passe para a tela seguinte.


Após ter dado o OK carregando na tecla enter, irá aparecer a configuração própriamente dita. Com as setas de seu teclado selecione kdm e carregue na tecla <ENTER>



Vai demorar alguns minutos, faça como eu, aproveite e vá preparar uma cafeteira de café :-D

Agora que já temos nosso café a fazer, e que a instalação standard do KDE está finalizada, digite sudo apt-get install kde-full para instalarmos a versão completa.


Tal como para a versão standard, para a versão completa do KDE o ubuntu vai perguntar se queremos baixar os pacotes. Mais uma vez, vamos responder que sim digitando S e carregando na tecla <ENTER>



Vá ver se seu café está pronto! Se tiver, pegue seu café e vá fumar um cigarro. ( Caso fume, isso eu não recomendo :-D )

Agora mais calmo, com o malvado vicio matado, temos duas telas seguidas para configurar o lirc.

O LIRC permite decodificar, receber e enviar sinais infra-vermelhos de muitos controles remotos. Se não utilizar nenhum controle remoto, como eu, escolha a opção none nas duas. Porém se você usar, ja deve saber o que fazer ... ( Obrigado @galactus )




Aguarde mais alguns segundinhos e prontos. Está feito. Você tem o KDE instalado em seu Ubuntu.

Claro que para ativar o KDE propriamente dito, teremos de reiniciar o PC e IMPORTANTE não esquecer, selecionar o KDE como nosso ambiente grafico na tela de Login do Usuário.

Depois de personalizado, o meu KDE ficou assim:



É isso ae, como o post já tem uns dias os amigos leitores vão postando opiniões e comentários. Então lógicamente eu vou atualizando o post com novas informações.

A primeira é novamente do amigo @galactus e do amigo @eliseu_carvalho que falam sobre termos mais do que um ambiente gráfico.

De fato, não é isso que queremos. Então vamos simplesmente removê-los.

Como remover o Unity
Ok, bom, achei um bom tutorial do Jonh Doe do site Diolinux para remover completamente o Unity.

No final do tutorial ele fala que testou sem problemas no Ubuntu 12.04, mas eu como uso o 12.10 também testei e não tive também nenhum problema aparente.

Apenas uma observação: No tutorial ele fala para instalarmos o gdm. Isso não é necessário pois nós possuimos o kdm. Então segue a nova ordem de comandos:

   $ sudo apt-get install synaptic deborphan

  $ sudo apt-get remove unity unity-2d unity-2d-common unity-2d-panel unity-2d-shell unity-2d-spread unity-asset-pool unity-common unity-lens-applications unity-lens-files unity-lens-music unity-lens-video unity-scope-musicstores unity-scope-video-remote unity-services indicator-messages indicator-status-provider-mc5 appmenu-qt appmenu-gtk appmenu-gtk3 lightdm unity-greeter overlay-scrollbar zeitgeist zeitgeist-core zeitgeist-datahub activity-log-manager-common activity-log-manager-control-center

    $ sudo apt-get autoremove

Depois disso rode o comando abaixo para limpar as bibliotecas orfãs quantas vezes for necessário até que ele mostre que não há mais nada para remover:

   $ sudo apt-get purge `deborphan`

E finalmente, para garantir que não sobre nenhum resquício do Unity rode o comando abaixo:

   $ sudo dpkg --purge `dpkg -l | egrep "^rc" | cut -d' ' -f3`

Como remover o Gnome Classic
$ sudo apt-get remove gnome-session-fallback
$ sudo apt-get autoremove


E prontos, temos nosso Ubuntu apenas com o KDE.

Porém não é tudo! Seria bom demais que bastasse remover o que não queremos para que nossa máquina fique da rapidez que queremos.
Então vamos otimizar nossa máquina !

Otimizar o Kernel
Existe aqui no forum um tutorial excelente do nosso amigo @galactus, porém ele é para usuários um pouco mais avançados. Se vc já está tranquilo mexendo com o kernel siga os passos como ele falou e salte para a Limpeza do Sistema

Bom, para quem como eu, ainda não está muito á vontade mexendo no kernel segue algumas coisas básicas que podemos fazer:

Instalar alguns pacotes básicos para a nossa otimização do kernel:
$ sudo apt-get install git-core libncurses5 libncurses5-dev libelf-dev asciidoc binutils-dev linux-source libncurses5 libncurses5-dev fakeroot build-essential crash kexec-tools makedumpfile kernel-wedge kernel-package

Baixar a última versão estável do kernel. Hoje dia 21 Abril 2013 é a 3.8.8:
$ wget https://www.kernel.org/pub/linux/kernel/v3.x/linux-3.8.8.tar.bz2 #! Não sei qual é a tag para deslinkar a url

Descompactar o arquivo que baixámos e trocarmos para o novo diretorio de trabalho:
$ tar -xjvf linux-3.8.8.tar.bz2
$ cd linux-3.8.8


Como nós apenas queremos otimizar o kernel do ubuntu, sem criarmos o nosso, vamos agora copiar a configuração do kernel standard do ubuntu para o nosso otimizado:
$ cp -vi /boot/config-`uname -r` .config

Agora vamos configurar a configuração que temos a certeza funciona em nossa maquina:
$ make oldconfig
( Caso não saiba responder ás perguntas carregue na tecla <ENTER> para que a configuração assuma o valor por defeito )

Agora vamos configurar os modulos que funcionam em nossa maquina:
$ make localmodconfig

Agora vamos configurar o nosso kernel otimizado
$ make menuconfig
( Caso como eu não entenda muitas das opções que aparecem, mova "o cursor" com a seta de seu teclado para a direita, para a opção Exit e carregue na tecla <ENTER> )


Agora chegou a hora de compilarmos.
$ make -j2
( Atenção na opção -j ! Eu coloquei 2 porque minha maquina tem dois processadores {dual core}. Se sua maquina for um quadcore coloque o algarismo 4 á frente do -j. Ou seja, o comando para um quadcore deverá ser: $ make -j4. Se vc não souber quantos processadores tem sua máquina não se preocupe, faça apenas o comando $ make )

Vai demorar algum tempo ! faça como eu e saia da maquina. Vamos apanhar ar fresco e falar com nossos familiares e amigos. Nós não queremos nos isolar de nosso mundo certo?  ;D

Ok, agora vamos compilar os módulos:
$ sudo make modules_install

E Finalmente, vamos instalar o nosso novo kernel otimizado:
$ sudo make install

Pronto! Chegou a hora da verdade. Reinicie sua máquina.
Caso como eu, após reiniciar lhe aparecer uma tela "esquisita" a seguir ao "Splash Screen" não desespere !
Isso pode ser um problema dos drivers na placa gráfica. No meu caso era!

Bom, reinicie sua máquina manualmente e entre no ambiente gráfico "KDE Seguro", abra o terminal e digite:
$ sudo apt-get install nvidia-current

Agora sim, poderá reiniciar seu computador e entrar via o seu Ambiente "KDE Normal " 8)

Nota: Aqui fica o meu obrigado ao Jonh Doe do site Dedo i Medo

Importante: Pode não resultar para si, como resultou pra mim, apenas com um comando ! Caso não resulte para si leia o tutorial no site dele ( em inglês )
Caso vc não possua uma placa gráfica da Nvidia, deia uma pesquisada e tente achar os comandos para sua marca.

Limpeza do Sistema

Ok, chegou a hora em que os Experts do Linux vão rir na nossa cara. Pois é, para quem como eu esteve mais de 20 anos a limpar porcaria em nossa máquina com o Rwindows, praticamente uma vez por semana no mínimo, sabe do que falo. No Linux não precisamos de nos preocupar com anti-virus, malwares, Spywares, cookies, históricos, e outros nomes esquisitos.

Porém, no linux também baixamos software, instalamos, desinstalamos e etc ... então também temos de fazer uma limpeza em nossa maquina ! Qual é a pequena grande diferença?
Bom, é que ao contrário do Rwindows, se fizermos isso, digamos .... de 6 em 6 meses já somos obcecados por isso!

Mas bom, como nós vimos de fazer alterações "pesadas" em nosso Ubuntu, afinal instalamos um ambiente gráfico ( KDE ), removemos dois ( Unity e Gnome ), e otimizamos nosso Kernel, eu penso que é bom darmos uma limpeza em nossa máquina para acertarmos e organizarmos as coisas.  :)

Então a primeira coisa a fazer é Remover Configurações Residuais.

Abra o Synaptic


Em baixo na esquerda clique no botão status. Ainda na esquerda, mas agora acima dos botões clique em Não Instalado (Configuração Residual). E finalmente, agora na direita em cima, clique com o botão direito do mouse(rato) em todos os arquivos e selecione a opção Marcar para remoção completa.
Feito isso, no topo clique em Aplicar.


Obs: A imagem acima é uma ilustração. Eu esqueci de fazer um print quando eu o fiz em minha maquina.

Nota: Caso a opção Não Instalado (Configuração Residual) não apareça, não se preocupe. É bom sinal ! Significa que não tem nada para remover  :)
Abaixo, e agora sim um print de minha máquina, tem essa situação ilustrada.


Pronto! Feito isso pode fechar o Synaptic.

E depois Remover pacotes parciais.

Abra agora o Terminal, e digite:
$ sudo apt-get autoclean

E prontos! Tudo limpinho ! Complicado né? É igual ao Rwindows .... Correr Anti-virus, Anti-Spywares e Malwares, Anti-Isto e Anti-Aquilo ... E chega no final o que temos é dinheiro fora de nosso bolso, sem falar dos 50.000 GB's de Software em nosso disco ....

Bom, mas não nos vamos desviar de nosso foco  ;D

Diversos

Agora, talvez seja interessante a partir de hoje, por exemplo, caso você instale um programa com várias traduções, evitar que traduções que você não entenda nada estejam em seu disco. Por exemplo: De que me serve ter os manuais, e traduções da lingua chinesa, japonesa, etc ... se eu não entendo nada delas?

Bom, para liberarmos alguns MB's de nosso disco, que depressa se transformam em GB's, teremos de instalar o localepurge.

Digite no terminal:
$ sudo apt-get install localepurge

Depois selecione as traduções que deseja manter, percorrendo a lista com as setas de seu teclado, selecionando com a <barra de espaços>, e finalizando dando o <ENTER>.


Como funciona?
Simples. Vamos imaginar que eu quero instalar o discus.
Para isso eu teria de digitar no terminal:

$ sudo apt-get install discus

Depois da instalação estar finalizada aparece qualquer coisa parecida com o abaixo:

$ localepurge: Espaço liberado no disco em /usr/share/locale: 41860K

No exemplo, eu economizei +- 40 MB  :D

E como altero depois as traduções que desejo manter?
$ sudo kwrite /etc/locale.nopurge

Considerações Finais
Quero aqui deixar o meu obrigado a todos os desenvolvedores que criaram e editaram todo o software usado, assim como a todos os que ajudaram nas suas traduções. Quero também deixar aqui um obrigado ao @clcampos por ter participado no tutorial me orientando sobre o tamanho ideal das imagens colocadas aqui no forum. E finalmente a todos os que escrevem em seus blogs e sites dicas e truques sobre o Linux, pois sem esses posts eu não saberia nada sobre Linux/Ubuntu.

Sintam-se á vontade para postar mais dicas e informações, que irei atualizando o tutorial conforme sentir a necessidade.

Me despeço "roubando" uma palavra bem conhecida de nossos colegas do openSUSE:

Divirtam-se !!!
« Última modificação: 25 de Abril de 2013, 11:49 por Neo_Pt »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: [ Tutorial ] Como instalar o KDE no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2013, 17:14 »
Olá. Respondendo a sua dúvida do LIRC, ele permite decodificar, receber e enviar sinais infra-vermelhos de muitos controles remotos!

Portanto você desabilitou todo o suporte aos dispositivos infra-vermelhos do seu sistema! Se não utilizar nenhum controle remoto, sem problemas!

Apesar de gostar de ter a opção de usar mais de um ambiente gráfico no Linux, sei que isso não fica bem no fim das contas. Opinião pessoal, longe de estar criticando o seu bonito tutorial.

É que acaba misturando muitas bibliotecas e programas e o sistema acaba ficando mais lento, se não na hora, com o tempo de uso. Mas gosto é gosto e isso não se discute!
 Eu no máximo uso alguns programas de um ambiente gráfico no outro. Mas instalar dois juntos.....   
 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: [ Tutorial ] Como instalar o KDE no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2013, 23:12 »
Olá. Respondendo a sua dúvida do LIRC, ele permite decodificar, receber e enviar sinais infra-vermelhos de muitos controles remotos!

Portanto você desabilitou todo o suporte aos dispositivos infra-vermelhos do seu sistema! Se não utilizar nenhum controle remoto, sem problemas!
De fato, não uso não. Obrigado pela confirmação.

Apesar de gostar de ter a opção de usar mais de um ambiente gráfico no Linux, sei que isso não fica bem no fim das contas. Opinião pessoal, longe de estar criticando o seu bonito tutorial.

É que acaba misturando muitas bibliotecas e programas e o sistema acaba ficando mais lento, se não na hora, com o tempo de uso. Mas gosto é gosto e isso não se discute!
 Eu no máximo uso alguns programas de um ambiente gráfico no outro. Mas instalar dois juntos.....   
 
Isso fica para um próximo tutorial. Primeiro tenho de aprender eu a montar um Ubuntu só com o KDE  ;D

Vlw ae pela força !

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: [ Tutorial ] Como instalar o KDE no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2013, 23:18 »
Primeiro tenho de aprender eu a montar um Ubuntu só com o KDE

Isso existe e se chama Kubuntu.

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: [ Tutorial ] Como instalar o KDE no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 20 de Abril de 2013, 23:46 »
Primeiro tenho de aprender eu a montar um Ubuntu só com o KDE

Isso existe e se chama Kubuntu.
Citação de: Neo_Pt
Esta dica é para aqueles que não curtiram muito o GNOME 3 e nem do Unity, mas curtem o KDE e não querem instalar o KUbuntu.
:)

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: [ Tutorial ] Como instalar o KDE no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 20 de Abril de 2013, 23:52 »
Sim, eu sei, mas se fosse eu, já instalaria de cara o Kubuntu, pois essa mistura de GNOME e KDE - mesmo que o GNOME vá ser removido depois - pode fazer o sistema ficar mais pesado e dar uns conflitos de bibliotecas.
Nada contra o tutorial, no entanto.
« Última modificação: 20 de Abril de 2013, 23:58 por eliseu_carvalho »

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: [ Tutorial ] Como instalar o KDE no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 21 de Abril de 2013, 02:20 »
Sim, eu sei, mas se fosse eu, já instalaria de cara o Kubuntu, pois essa mistura de GNOME e KDE - mesmo que o GNOME vá ser removido depois - pode fazer o sistema ficar mais pesado e dar uns conflitos de bibliotecas.
Nada contra o tutorial, no entanto.
Tudo bem, o kernel do kubuntu não funciona direito em minha máquina, então prefiro ir remediando os problemas dos dois graficos instalados consoante eles forem surgindo, que andar á guerra com o kernel.

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Como instalar o KDE no Ubuntu, remover o Unity,Gnome & Otimizar o sistema
« Resposta #7 Online: 22 de Abril de 2013, 11:34 »
Caso alguém saiba comandos para instalar drivers de placas gráficas fique á vontade para postar. Quanto mais completo ficar o tutorial melhor.
Eu não poderei postar mais pois não tenho como testar. Todas as máquinas que possuo têem NVidia :-)

Obrigado !

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Como instalar o KDE no Ubuntu, remover o Unity,Gnome & Otimizar o sistema
« Resposta #8 Online: 25 de Abril de 2013, 11:56 »
Só estou dando um up aqui para informar que dei por finalizado o tutorial, mas não dei por acabado!

Á medida que for descobrindo dicas e truques úteis irei atualizando com essas novas informações.

Caso queiram, sintam-se livres para postarem vossas criticas/sugestões para melhorar !

Abs

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Como instalar o KDE no Ubuntu, remover o Unity,Gnome & Otimizar o sistema
« Resposta #9 Online: 26 de Abril de 2013, 07:19 »
ola

colega neo_pt muito bom o teu tutorial

enfim eu estava procurando um tutorial para compilar o kernel sem complicações

não notei que este tutorial estava a um clique de distancia

obrigado amigo  :D
ubuntu 12.04

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Como instalar o KDE no Ubuntu, remover o Unity,Gnome & Otimizar o sistema
« Resposta #10 Online: 26 de Abril de 2013, 10:42 »
enfim eu estava procurando um tutorial para compilar o kernel sem complicações

não notei que este tutorial estava a um clique de distancia
Normal colega, na verdade como essa compilação do kernel foi feita apenas para otimizar não teve como colocar " Como compilar de forma simples um kernel " no tópico. Mas é uma boa ideia sim, eu vou pesquisar e ver se existe algum tópico aqui no forum com a compilação simples do kernel, e caso não haja eu crio um novo tópico com um excerto do tutorial.

[]'s

Offline renatonog

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Como instalar o KDE no Ubuntu, remover o Unity,Gnome & Otimizar o sistema
« Resposta #11 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 19:59 »
Eu fiz o passo a passo e nada deu errado.Parabens ao colega e a todos do forum.
Renatonog

Offline Qwertyc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Como instalar o KDE no Ubuntu, remover o Unity,Gnome & Otimizar o sistema
« Resposta #12 Online: 31 de MAR?O de 2015, 13:06 »
Fiz o seu tutorial em dois computadores,um com o Ubuntu 12.04,e o outro com o Ubuntu 14.04 ambos x64,nenhum apresentou bugs,muito bom tutorial.

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re:Como instalar o KDE no Ubuntu, remover o Unity,Gnome & Otimizar o sistema
« Resposta #13 Online: 03 de Janeiro de 2016, 22:33 »
Um Up apenas para falar que venho de repetir os procedimentos para o Ubuntu 14.04.3 LTS sem qualquer tipo de problema.

Apenas tive aviso que os gráficos não estavam corretamente configurados, mas ignorei, dei um reset manual e não dei por qualquer tipo de bug.

Valeu @renatonog e @Qwertyc !

[]'s